Navegando por Autor "Luna, Suely Cristina Albuquerque de"
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Item Entre a história e as ruínas: (re) visitando o passado noronhense (século XVIII)(2019-12-10) Silva, Ana Carolina Gama da; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/3024527091264728Item “He proibido a venda ao povo do remedio Le Roy”: o combate às práticas populares de cura no Recife da primeira metade do século XIX (1828-1845)(2021-07-13) Melo Júnior, Jonas Clevison Pereira de; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/5369785841074865O combate às práticas populares de cura no Recife da primeira metade do século XIX, por parte da administração municipal e da elite médica, integrou o projeto higienista ao qual essa cidade foi submetida nesse período. A partir da documentação histórica levantada para este estudo, percebemos que tal combate não esteve isento de descumprimento e resistência por parte dos inúmeros agentes das artes de curar que atuavam nessa cidade. Objetivando analisar algumas particularidades desse processo, este estudo lança olhares sobre os caminhos da institucionalização do saber médico no Brasil; o contexto sanitário e as intervenções urbanas vivenciadas no Recife a partir do higienismo; a existência e permanência de práticas populares de cura; bem como o combate a essas práticas na capital da província de Pernambuco durante a primeira metade do século XIX. Os resultados alcançados, embora iniciais, nos permitiram perceber que, embora diante das ações da administração municipal e da elite médica local, uma parte dos diferentes terapeutas populares continuava atuando na ilegalidade, impondo desafios ao processo de higienização em curso nesse período.Item História de um legado: a pesca artesanal como patrimônio(2021-03-04) Targino, Gustavo Maia; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297Item Os objetos utilitários de cozinha e mesa posta no Recife oitocentista: a cerâmica como modelagem da cultura(2024-09-27) Moura, Dayane Gomes de; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/0346614970748528O presente trabalho monográfico explicita os usos da cerâmica utilitária para cozinha e mesa posta no Recife Oitocentista. Deste modo, procurou-se compreender as modificações sociais e estruturais na cidade do Recife imbuídas do olhar modernizante. Como também, as relações estabelecidas entre o Sítio Histórico do Pilar e os fragmentos encontrados - com destaque para as cerâmicas - e por fim, de como a arte e o patrimônio são construções sociais. Dispõe do objetivo de compreender a relação estabelecida entre os objetos cerâmicos e o cotidiano oitocentista, examinando o que estava posto para a cidade, para então analisar os fragmentos - reconstruindo-os se necessário, e o consumo de objetos cerâmicos entre os grupos sociais do século em análise. Com o intuito de alcançar tais objetivos utilizou-se como método as abordagens, qualitativa - a materialidade, quantitativa - recorrência no sítio arqueológico e a comparativa - cultura ceramista versus seus utilizadores. Os resultados, por sua vez, revelaram a presença plural de objetos cerâmicos, destacando-se as panelas, alguidares e jarras. Diante dos resultados, podemos concluir que a arte cerâmica é ampla e que o registro arqueológico revela as facetas das vivências sociais tanto dos antigos moradores do Pilar, quanto do próprio Recife.Item Patrimônio histórico cultural no ensino de história: análise do currículo de Pernambuco(2024-03-04) Carmo, Maryanne Kelly Freitas do; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/6062169215915102Este artigo tem por objetivo analisar a presença da discussão sobre Patrimônio Histórico Cultural no Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental, edição de 2019, destinado aos Professores e Escolas do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Pernambuco. Utilizou-se como metodologia a análise comparativa e qualitativa dos textos base, Base Nacional Comum Curricular e Currículo de Pernambuco, buscando compreender a inserção do conhecimento sobre Patrimônio Histórico Cultural. Algumas perguntas são levantadas com a intenção de observar se o conteúdo oferecido gera reflexão sobre a temática do patrimônio na formação do alunado e/ou se as inserções dos conteúdos ao longo dos currículos suprem as necessidades formativas consonantes ao que se esperaria do desenvolvimento de um indivíduo nesta fase escolar. Deste modo, pretende-se discutir sobre como este objeto de estudo tem sido inserido no Ensino de História da Educação Básica do Estado de Pernambuco.Item Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos(2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.Item Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena(2023-04-19) Barros, Paloma Fernanda Silva; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/9965995102025161Esta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.Item Vasos, cuias, panelas e potes: os grupos ceramistas Tupiguarani na Mata Atlântica, Ipojuca - Pernambuco(2023-04-24) Barros, Wirlanny Evelyn Oliveira; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/0220219826252278O presente trabalho busca através dos materiais evidenciados pelo “Programa de Salvamento Arqueológico na área da Refinaria do Nordeste – Abreu e Lima, resgatar a presença dos grupos Tupiguarani na história da região que compreende o atual município de Ipojuca em Pernambuco. Tais vestígios arqueológicos pertencentes à Tradição Tupiguarani demonstram a riqueza cultural dos grupos humanos que ali habitaram em diferentes períodos, estabelecendo critérios importantes para a discussão sobre a história da ocupação humana na área de pesquisa.
