Navegando por Autor "Matias, Débora Tomé da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Mentalidade fixa e mentalidade de crescimento: desafios do aprendizado escolar(2024-12-10) Matias, Débora Tomé da Silva; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Este estudo investiga a importância e o impacto da mentalidade do aluno no processo de aprendizagem, analisando como as crenças que os estudantes possuem em relação às suas habilidades — e ao desenvolvimento dessas habilidades — influenciam seu desempenho escolar. Adota-se uma abordagem fundamentada em uma revisão bibliográfica da literatura existente sobre a teoria de Carol Dweck, bem como outros estudos relevantes nas áreas de educação, psicologia e aprendizagem. A análise da literatura indica que alunos com mentalidade de crescimento acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e prática, o que se reflete em maior motivação e persistência diante dos desafios. Em contrapartida, alunos com mentalidade fixa tendem a não acreditar no desenvolvimento de suas capacidades e, como resultado, demonstram maior propensão à desistência diante de obstáculos. Com base nas evidências levantadas, o estudo conclui que é fundamental que os professores promovam a mentalidade de crescimento em sala de aula, utilizando estratégias pedagógicas que incentivem o esforço, a prática e o aprendizado a partir da experiência do erro. O estudo também sugere a realização de futuras investigações empíricas sobre a aplicação da mentalidade de crescimento em diferentes contextos educacionais, por meio de entrevistas e intervenções práticas em sala de aula.
