Navegando por Autor "Monteiro, Irina Cibele e Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota(2021-07-14) Monteiro, Irina Cibele e Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8492167380744801Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.
