Navegando por Autor "Moreno, Amanda Brandão Araújo"
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Item El uso de "voseo" en la publicidad y en la literatura: una propuesta didáctica(2025-07-30) Silva, Thiago Leite Amaro da; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/3135215276200757As variações linguísticas fazem parte do processo natural e histórico de uma língua. Portanto, desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de línguas estrangeiras. No que se refere às variações linguísticas e ao uso do voseo em alguns países latino-americanos, este trabalho tem como objetivo demonstrar a existência do voseo como um aspecto da variação e demonstrar esse uso por meio de gêneros textuais autênticos, como anúncios publicitários e literatura em quadrinhos, como as tirinhas de Mafalda; bem como destacar o uso do voseo para a compreensão do fenômeno e propor que essa variação linguística, que ocorre em países latino-americanos, possa ser estudada em aulas de espanhol no Brasil. Ainda se propõe-se perceber o uso do voseo na publicidade, a partir de registros reais feitos pelo autor durante viagens ao Paraguai, Uruguai e Argentina e na literatura, utilizando histórias em quadrinhos como recurso didático e que serão utilizados enquanto metodologia, estes gêneros textuais a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Assim, a contribuição teórica será baseada em textos de autores que se dedicam a esse tema, como Fontanella de Weinberg (1976; 1977), que estuda a variação linguística na América Latina; Francisco Moreno Fernández (2001; 2012), além de outros autores relevantes que se dedicam a questões relacionadas à variação linguística na língua espanhola e seu ensino. Sendo assim, busca-se destacar a diferença no uso do espanhol na segunda pessoa e elaborar uma proposta didática - como principal foco de conteúdo - para enfatizar o uso do voseo nas aulas.Item Interseções entre a literatura, a história e a identidade Latino-americana em Cem anos de solidão(2023-04-14) Góes, Ana Beatriz Amorim; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/1217626626676563Tendo como foco o livro Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, este artigo busca tecer algumas reflexões acerca da relação entre a história da América Latina, a construção da identidade latino-americana e a literatura, partindo do pressuposto de que esta apreende aspectos dos contextos social e histórico nos quais se encontra e aos quais por vezes se refere, como é o caso da obra analisada. Para a construção dessa reflexão, fizemos, ainda, um breve apanhado da biografia de García Márquez, do realismo mágico (corrente literária na qual a obra se inserta) e seu aporte político, histórico e identitário e do boom da narrativa latino-americana. Fazem parte do arcabouço teórico as contribuições de Dasso Saldívar (2000), Eric Nepomuceno (2016), Ángel Rama (1987), Francine Iegelski (2021), Alberto Manguel (2017), Tatiana Bensa (2005), Tomaz Tadeu da Silva (2000), Fernando Aínsa (1986), entre outros.Item Realismo mágico e escrita jornalística em Crónica de uma muerte anunciada, Gabriel García Márquez(2023-04-14) Silva, Ilanna Myrella Matias de Lima e; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/8603054166236930Este trabalho tem como objetivo analisar a obra “Crónica de una muerte anunciada”, de Gabriel García Márquez, com o propósito de perceber como as vivências do escritor e as duas profissões desempenhadas por ele (escritor e jornalista) são concebidas em sua obra, sendo uma delas a analisada neste trabalho. Nesse sentido, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Irlemar Chiampi (1983), Roas (2014) e Santos e Borges (2018) ao que se refere à definição do realismo mágico, sua história, características e presença na obra de Márquez; além de Arrigucci (1987), Molina Francés (2015), Solano (2021) e Rodrigues (2005) ao que se refere a sua escrita jornalística, considerada por esses autores como uma escrita própria. Por fim, alguns registros biográficos do escritor foram consultados em Dasso Saldívar (2000) para resgatar elementos do cotidiano do autor que influenciaram na sua formação enquanto escritor e jornalista, e também na sua obra.Item Realismo mágico e memória em Pedro Páramo, de Juan Rulfo(2023-04-14) Sousa, José Victor Ferreira; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/4306124851565170O presente trabalho objetiva analisar a obra Pedro Páramo (1955), do escritor mexicano Juan Rulfo, reconhecido por sua produção como precursor do realismo mágico. Pretendemos explorar o romance a partir de suas relações com a memória e com o realismo mágico. O estudo terá caráter bibliográfico, através de análises interpretativas da obra literária, textos teóricos sobre os temas relacionados à pesquisa, em especial sobre memória e realismo mágico; e fortuna crítica sobre Juan Rulfo e o contexto histórico-literário mexicano. Fazem parte do referencial teórico as contribuições de Imbert (1992), Chiampi (1983) e Iegelski (2021), sobre o realismo mágico; Costa; Alves (2010), Buxó (1996), Halbwachs (1990) e Nora (1993) sobre memória; Jozef (1993), Klahn (1996) e Martín (1996), sobre Juan Rulfo e o contexto histórico-literário mexicano. A partir do cotejo de todos esses elementos, analisamos o corpus de forma a fazer discutir como Juan Rulfo trouxe em sua obra elementos do realismo mágico antes mesmo que esse conceito estivesse consolidado pelos autores do boom latino-americano. Para, além disso, pretendemos descrever como a memória e o realismo mágico convergem dentro da narrativa, se convertendo em um fator importante para a compreensão da obra.Item Realismo mágico, feminismo e resistência ao autoritarismo em A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende(2022) Soares, Maria Cristina do Couto; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/7416365260254911Este trabalho tem como objetivo resgatar e comparar o processo histórico e político chileno com o representado na obra A casa dos Espíritos (1982), de Isabel Allende, a fim de analisar a construção de personagens a partir de sua relação com fatos históricos durante o processo de ditadura militar chilena. A obra, vinculada ao realismo mágico, procura essencialmente dar um sentido construtivo, salvando o passado e condenando tais regimes a partir do ponto de vista dos personagens da obra. A busca pelas semelhanças entre ficção e realidade traz a proposta da possibilidade de utilizar a literatura como fonte de conhecimento histórico, à medida que se tem preservado o momento vivido pelo autor através da sua narrativa. A pesquisa possui caráter bibliográfico. O método de pesquisa será do particular para o geral, portanto indutivo. Para tal haverá uma fundamentação baseada na teorização em torno do realismo mágico como processo político, na escrita de autoria feminina na América Latina e análise da obra em comparação com fatos históricos. Para tal pesquisa utilizamos os aportes de Caymayd Freixas (1998), Irlemar Chiampi (1983), Francine Iegelski (2012), Jorgelina Corbatta (2002), Giovana Martins (2015), Gretha Maia Leite (2016) e Lilian Araújo (2018), entre outros.Item Representações da infância em quatro contos de Silvina Ocampo(2023-04-14) Conceição, Cinthia Maria Tenório da; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/0331081342654028As representações de infância trazidas por Silvina Ocampo são como uma verdadeira metamorfose para a literatura argentina e fantástica do século XX, principalmente no que se refere às características psicanalíticas que normalmente estão associadas a essa etapa da vida. A autora, ao dar protagonismo e voz a personagens que são comumente colocados em segundo plano pela sociedade e pelo universo literário, como é o caso da criança, dá liberdade para que assim possam expressar seus sentimentos e sua personalidade por um ponto de vista próprio e não secundário. É através da utilização desses personagens que Ocampo encontra um canal ideal para propor à sociedade uma reflexão sobre si e o meio que se está inserido, utilizando o fantástico para evidenciar essas questões, principalmente a desmistificação da ideia clássica que se tem sobre estes pequenos seres. Para tanto, o corpus que serviu de base para a análise é constituído dos contos “Esperanza en flores”; “El retrato mal hecho”; “La siesta en el cedro” e “El vendedor de estátuas", da escritora argentina . Os autores que serviram de suporte teórico para este trabalho foram Todorov(2008), Campra(2008), Ceserani(2006), Roas (2011), com suas conceituações sobre o fantástico. Para a análise mais específica, voltada à infância e suas representações, trouxemos autores como Ariès(1981); Barbosa(2015); Bettelheim(2002); Molloy(1978), dentre outros.
