Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mota, Diego Martins da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores de educação física para atuar no Educação de Jovens e Adultos
    (2019-12-09) Mota, Diego Martins da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3263075938611084
    Este estudo parte do seguinte problema: como a educação de jovens e Adultos, EJA se apresenta nos cursos de licenciatura em educação física nas instituições públicas de Pernambuco para atender esta modalidade de ensino? Para isso traçamos como objetivo geral, analisar como estão organizadas as licenciaturas em educação física nas instituições públicas para atender os alunos da modalidade EJA, a partir dos documentos e do discurso do professor envolvido. Como objetivos específicos, apresentar a construção dessa modalidade de ensino no Brasil; identificar os cursos que apresentam essa disciplina em sua matriz curricular; identificar como esta temática se apresenta a partir do discurso de um docente que atua nesta modalidade de ensino. Consiste na realização de uma entrevista estruturada com o professor de educação física de uma escola pública de Recife que atende na modalidade de ensino a educação de jovens e adultos – EJA e a verificação documental do currículo de formação nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados apontam que não existe uma preocupação por parte das instituições de ensino superior pública que oferecem o curso de formação em licenciatura em Educação Física com esse público do EJA, apenas identificamos que na Universidade Federal Rural de Pernambuco, contempla uma disciplina que aborda metodologias de práticas para adultos. Identificamos com a pesquisa que o discurso de inclusão não se materializa na prática e que isso é contraditório., e ainda se torna mais grave pois evidencia-se a inclusão excludente segundo Kuenzer (2000),através dos processos desses processo de inclusão excludente tanto a educação escolar quanto a não escolar se articulam dialeticamente aos processos de exclusão includente existentes no mundo do trabalho. Acaba sendo uma estratégia que fornece uma certificação vazia.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão