Navegando por Autor "Moura, Vitória do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Estágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática(2021-07-24) Moura, Vitória do Nascimento; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9675955170404701As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas com fins pedagógicos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho objetivamos analisar como licenciandos em Matemática apreendem as histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Matemática, após uma oficina voltada para sua formação docente sobre este tema. Desenvolvemos a pesquisa com estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado II (ESO II), durante o Período Letivo Excepcional 2020.4, vivenciado na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID19. Em um primeiro momento, 10 licenciandos responderam a um questionário que buscou levantar o conhecimento prévio deles sobre HQs. Durante duas aulas síncronas do ESO II foi oferecida uma oficina sobre HQs e o uso da plataforma Pixton. Por fim, retomamos em uma outra aula para verificar as atividades elaboradas pelos licenciandos envolvendo HQs para o ensino de conteúdos matemáticos. Como resultados, apresentamos três HQs construídas pelos licenciandos: uma sobre o Teorema de Pitágoras e triângulos na geometria, outra sobre funções e a última intitulada Função Exponencial em Tempos de Pandemia.
