Navegando por Autor "Oliveira, Zaine Hete Ribeiro de"
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Item Solidariedade no cotidiano escolar: percepções de professoras e gestoras no contexto da educação formal no município de São Lourenço da Mata/PE(2019-12-10) Oliveira, Zaine Hete Ribeiro de; Almeida, José Nilton de; http://lattes.cnpq.br/8939015877774533; http://lattes.cnpq.br/6463448180997517A escola, enquanto um ambiente de constantes interações, não está a par dos valores fomentados numa sociedade capitalista, que reúne como características, a fragmentação das relações humanas, o aumento da competição e do individualismo. Assim, será a solidariedade um valor humano vivenciado e percebido na escola? Como este valor é concebido por gestores/as e professores/as no contexto da educação formal? Logo, este trabalho buscou analisar as percepções de professoras e gestoras sobre a solidariedade no ambiente escolar, sendo realizado em uma instituição pública de ensino do município de São Lourenço da Mata- PE. O presente estudo é Inspirado nas categorias da solidariedade desenvolvida por Mori (2013), e ainda por autores que problematizam o tema a luz da sociologia, Durkheim (1999), Demo (2002) e da solidariedade enquanto saber, Santos (2011). Para tal, foram realizadas consultas aos documentos oficiais que regem a educação brasileira e entrevistas com as professoras e gestoras, a fim de compreender suas concepções, bem como os processos que favorecem, ou não, as práticas educativas, os limites e as possibilidades para o desenvolvimento da solidariedade no ambiente escolar. Em síntese, os resultados revelam que a solidariedade está contemplada em todos os documentos investigados. Sobre as concepções do termo, não se verifica um consenso, o que paira no imaginário das professoras e gestoras é um sentido associado às ações de benevolência. Deste modo, o presente estudo evidenciou que a inconstância dos encontros de planejamento coletivo, a fragilidade das condições de trabalho e a falta de estímulos para o trabalho docente, implicam a distância entre os anseios da instituição, e a sua execução, estando assim uma prática educativa para a solidariedade situada apenas no campo do desejo.
