Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Zaine Hete Ribeiro de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Solidariedade no cotidiano escolar: percepções de professoras e gestoras no contexto da educação formal no município de São Lourenço da Mata/PE
    (2019-12-10) Oliveira, Zaine Hete Ribeiro de; Almeida, José Nilton de; http://lattes.cnpq.br/8939015877774533; http://lattes.cnpq.br/6463448180997517
    A escola, enquanto um ambiente de constantes interações, não está a par dos valores fomentados numa sociedade capitalista, que reúne como características, a fragmentação das relações humanas, o aumento da competição e do individualismo. Assim, será a solidariedade um valor humano vivenciado e percebido na escola? Como este valor é concebido por gestores/as e professores/as no contexto da educação formal? Logo, este trabalho buscou analisar as percepções de professoras e gestoras sobre a solidariedade no ambiente escolar, sendo realizado em uma instituição pública de ensino do município de São Lourenço da Mata- PE. O presente estudo é Inspirado nas categorias da solidariedade desenvolvida por Mori (2013), e ainda por autores que problematizam o tema a luz da sociologia, Durkheim (1999), Demo (2002) e da solidariedade enquanto saber, Santos (2011). Para tal, foram realizadas consultas aos documentos oficiais que regem a educação brasileira e entrevistas com as professoras e gestoras, a fim de compreender suas concepções, bem como os processos que favorecem, ou não, as práticas educativas, os limites e as possibilidades para o desenvolvimento da solidariedade no ambiente escolar. Em síntese, os resultados revelam que a solidariedade está contemplada em todos os documentos investigados. Sobre as concepções do termo, não se verifica um consenso, o que paira no imaginário das professoras e gestoras é um sentido associado às ações de benevolência. Deste modo, o presente estudo evidenciou que a inconstância dos encontros de planejamento coletivo, a fragilidade das condições de trabalho e a falta de estímulos para o trabalho docente, implicam a distância entre os anseios da instituição, e a sua execução, estando assim uma prática educativa para a solidariedade situada apenas no campo do desejo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão