Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paula, Jessyca Rayane Cruz de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trabalho com a oralidade na escola: uma análise sobre as atividades propostas no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-09-30) Paula, Jessyca Rayane Cruz de; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207
    O presente trabalho tem como objetivo analisar como os livros didáticos dos anos iniciais têm proposto o trabalho com o eixo da oralidade, buscando refletir sobre a importância do trabalho com esse eixo na sala de aula desde a educação básica. Nessa proposição, analisamos os livros didáticos “A Conquista” e “Ápis Mais” destinados aos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, ambos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2022. Como aporte teórico, nós nos apoiamos nos estudos sobre o trabalho com a oralidade na escola desenvolvidos por Ávila, Nascimento e Gois (2012); Lima e Beserra (2012), sobre o livro didático, nas ideias de Batista (2003); Albuquerque e Ferreira (2021); Albuquerque e Souza (2021), Ferreira e Viégas (2021) e sobre o trabalho com os gêneros textuais orais, na perspectiva de Leal; Brandão e Lima (2012), entre outros estudiosos. Numa abordagem qualitativa, realizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977), para tratar e analisar os dados apreendidos. Assim, mapeamos as atividades que abordavam os gêneros textuais orais nos livros analisados, e elaboramos as categorias de análise a partir dos objetivos propostos por nós nesta pesquisa, entre as quais, figuraram: como o livro apresenta os gêneros textuais orais e que atividades são propostas a partir deles. Os resultados apontaram, entre outros aspectos, que apesar de haver um quantitativo significativo de textos de gêneros orais, as atividades voltadas para o trabalho com o eixo da oralidade nos livros didáticos analisados não contemplam as diversas dimensões do trabalho com esse eixo, na sala de aula, limitando-se a explorá-los como apoio e/ou pretexto para ensinar a ler e a escrever.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão