Navegando por Autor "Paulino, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira"
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Item O curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG: reflexões a partir da análise dos discentes(2019-11-18) Paulino, Charlyne Chrisciane Xavier Ferreira; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9123095424613267A formação de professores tem garantindo espaço nos debates educacionais, principalmente por sua vinculação, quase que direta, à qualidade da Educação Básica. Nesse certame estão inseridas as reflexões sobre as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia, o papel do pedagogo e a formação curricular exigida para a profissão. Nossa pesquisa apoia-se em Souza (2009), que contribui para o debate questionando o conceito de formação que os cursos de licenciatura assumem, e, principalmente, o papel da Universidade enquanto lócus de formação docente. Assumindo os constructos de Souza (2009) como nosso referencial teórico, nossa pesquisa propõe como problemática responder à seguinte questão: Quais sentidos são atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG por seus alunos? Dessa forma, a fim de respondermos às instigações, apresentamos como objetivo geral a análise de como o curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE é compreendido por seus alunos; e como objetivos específicos: a) identificar o perfil do aluno de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG; e b) conhecer os sentidos atribuídos ao curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE por seus alunos. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o Questionário de Identificação do aluno e a Técnica de Associação Livre de Palavras, aplicados a 137 graduandos do referido curso. Utilizamos da Análise de Conteúdo pra guiar nossa interpretação dos dados (BARDIN, 2011). Nossos achados apontam o predomínio feminino entre os graduandos, com um recorte etário de 20 a 29 anos, moradores de cidades circunvizinhas à Garanhuns/PE e dependentes de algum tipo de apoio estudantil (como, por exemplo, bolsas de estudo). A Técnica de Associação Livre de Palavras tornou possível a aproximação de sentidos atribuídos pelos alunos ao curso. Nossa análise vinculou tais sentidos a quatro Campos Semânticos, a saber: I - Sentidos atribuídos à formação; II - Reflexões dos problemas educacionais; III - Currículo da formação de professores; IV - Desafios da Universidade na formação docente.
