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Navegando por Autor "Queiroz, Shany Lira de"

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    Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE
    (2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501
    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.
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