Navegando por Autor "Ramos, Daniel Domingos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Introdução de um clube de astronomia para o ambiente escolar(2022-06-17) Ramos, Daniel Domingos; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/9790451124596594Ao analisar os grandes desafios atuais do ensino das ciências em escolas de educação básica em todo o território brasileiro, é fundamental observar quais aspectos podem contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos físicos e intelectuais presentes nas unidades de ensino. É primordial, em qualquer área do conhecimento, a inovação e o engajamento de vários componentes curriculares para que o estudante sinta-se parte do processo de aprendizado não apenas como um mero telespectador, mas como um agente efetivo da mudança realizada no seu ambiente de convívio com outras pessoas. Introduzir novas fontes de conhecimentos não é apenas um modo de mostrar que existem caminhos que ainda não foram abordados, é fundamentar no desenvolvimento de todos uma base sólida de conhecimento e ofertar oportunidades para o crescimento pessoal e, adiante, o crescimento profissional de cada envolvido. Considerando tantos aspectos particulares no modelo de ensino atual, a proposta de introdução de um clube de astronomia em escolas de ensino básico torna-se uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais de vários segmentos, independente de seu segmento, pode ser plausível trabalhar esse modelo de ensino fora da sala de aula, trazendo novas tecnologias, informações e perspectivas inovadoras para as possibilidades dentro de sala de aula. Ao analisar um proposta que leva informação em um formato novo é comum o questionamento “dará certo?”, mas o questionamento esbarra em um universo particularmente interessante que traz questionamentos antigos e profundos como “estamos sós no universo?”. Tantas perguntas não poderiam ser debatidas se os conhecimentos da astronomia não fossem inseridos em um ambiente onde muitas mentes jovens possam dar suas contribuições e expôr suas experiências de modo simples e lógico para que se possa buscar talvez não uma resposta definitiva para essas grandes e antigas questões, mas uma resposta que pode surgir é “sim, dará certo”.
