Navegando por Autor "Santos, Carmi Ferraz"
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Item A contação de história na educação infantil como prática pedagógica: concepções de professores da Região Metropolitana do Recife(2021-12-01) Oliveira, Luziara do Nascimento; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9474931273440740A contação de histórias como prática educativa demonstra ser um importante instrumento nas mãos dos professores, que se transformam em contadores. Este trabalho traz o enfoque na perspectiva dos educadores sobre essa prática pedagógica, sendo o objetivo geral desta pesquisa compreender como os professores vêem a utilização da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, em específico professores da educação infantil da Região Metropolitana do Recife. O trabalho é de natureza qualitativa, com metodologia de análise descritiva analítica que teve como instrumento de coleta, devido à atual situação sanitária de pandemia, o questionário encaminhado remotamente, pelo Google Forms, que tratou das considerações e perspectivas de nove educadores sobre a temática. Sabendo que a utilização desse recurso pedagógico traz para as crianças inúmeros benefícios, foi possível perceber a importância dele para a prática dos professores.Item A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente(2021-06-30) Silva, Joziane Melo da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3844256913646966Este trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.Item A prática docente e o ensino da oralidade na EJA anos iniciais: um estudo de caso(2022-09-29) Silva, Emilayne Fabíola Ferreira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/2724062827185435A escassez de estudos relativos à prática docente referente ao ensino da oralidade em turmas da Educação de Jovens e Adultos é evidente. Por isso, torna-se de fundamental importância a realização de pesquisas em relação a essa temática. Logo, este trabalho teve por objetivo geral reconhecer como se dá a prática pedagógica docente no que tange ao ensino do eixo da oralidade, numa classe de anos iniciais de EJA de uma escola municipal da cidade de Recife. O estudo é de natureza qualitativa e se utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação paticipante. Ademais, foi fundamentado, entre outros, nos trabalhos de Souza (2013), Magalhães e Lacerda (2019), Souza e Santos (2018) e Cavalcante e Melo (2007). Referente à coleta de dados, foram feitas quinze observações e uma entrevista com a docente da turma pesquisada. Como resultado constatou-se que a oralidade a aparece como uma metodologia de ensino, não havendo de fato um trabalho com a oralidade enquanto eixo de uso/ensino de Língua Portuguesa.Item A prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1° ano: uma visão construtivista sobre alfabetizar(2025-07-14) Lima, Maria Luiza Moura de; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Esse trabalho trata-se de uma pesquisa que possui como tema a prática pedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma escola que se denomina construtivista localizada na cidade do Recife. Nosso objetivo foi analisar como uma professora organiza a prática pedagógica de alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva construtivista de aprendizagem. Utilizou-se como aporte teórico Ferreiro e Teberosky (1986); Soares (1998); Mortatti (2001); entre outros para salientar aspectos da alfabetização e letramento voltados para a perspectiva construtivista. Apresenta metodologia de caráter qualitativa e utilizou-se de observação, entrevista e análise documental para identificar as práticas pedagógicas e a organização da docente. Nesta pesquisa foi possível analisar uma prática pedagógica voltada para a alfabetização e letramento de acordo com a perspectiva construtivista. Os dados apontam no sentido de reafirmar a importância do planejamento e de elementos estruturantes da prática cotidiana, como o olhar atento às necessidades dos alunos para a escolha de recursos e atividades proveitosas e também uma rotina bem estruturada para assim proporcionar uma aprendizagem mais significativa para o aluno.Item Brincadeiras de tradição oral para curtir com as famílias(Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas; EDUFRPE, 2020) Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; Santos, Carmi Ferraz; Cordeiro, Dilian da Rocha; Silva, Fabiana Cristina da; Salvador, Maria Aparecida Tenório; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; Soares, Michelle Beltrão; Souza, Sirlene Barbosa de; Gama, Ywanoska Maria Santos daItem De roda em roda: o letramento literário com crianças de 01 a 03 anos(2025-06-09) Mendes, Giovanna Xavier Vieira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3413302404106328Este trabalho investigou as experiências literárias com crianças de 01 a 03 anos, buscando analisar as estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma educadora, investigar a organização de sua prática pedagógica, e refletir sobre a participação das crianças durante a mediação de leitura. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola particular de Educação Infantil, em Recife, envolvendo uma educadora e as crianças da faixa etária observada. Utilizando observação, diário de campo e entrevista semiestruturada, a coleta de dados resultou na revelação de uma prática pedagógica baseada em encantamento e escuta, com rituais para iniciar e finalizar as atividades literárias, aprofundamento nas histórias durante as semanas e respeito aos movimentos e interesses infantis. As crianças, que participam cada uma à sua maneira, indo desde o simples olhar até a imitação, demonstram apropriação dos gestos de leitura. Embora exista uma limitação ao acesso dos materiais, há uma valorização por parte da educadora de inserir as crianças no universo literário desde cedo, compreendendo a literatura para além da palavra escrita. A pesquisa conclui que pode, sim, existir letramento literário com crianças pequenas, ao envolver rotina, planejamento, intencionalidade, vínculo, respeito e compromisso com a infância.Item Entre palavras e sinais: alfabetização e letramento de alunos surdos em duas escolas municipais de Pernambuco(2025-02-26) Silva, Inara Dantas de Melo; Cordeiro, Leane Pereira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/8538638475316742; http://lattes.cnpq.br/5437727266648733A educação de surdos possui diversos desafios, um dos maiores deles é a alfabetização e letramento e a forma a qual esses sujeitos são ensinados. Visto muitas vezes como incapazes ou impostos em uma prática oralista, esses alunos enfrentam acentuadas dificuldades linguísticas, muitas vezes por estarem inseridos em turmas com professoras que não compreendem as suas especificidades. Alguns surdos estão inseridos em turmas bilíngues com professoras surdas e fluentes em Libras, outros estão em contextos regulares com uma professora que não necessariamente tem domínio da língua de sinais, às vezes com a presença de instrutor e/ou intérprete. Nesta pesquisa, buscamos com o objetivo geral analisar as singularidades do processo de alfaletramento de alunos surdos em uma turma bilíngue para surdos, e em uma turma regular, ambas do ensino fundamental nos anos iniciais e com os objetivos específicos almejamos identificar o papel da Libras (L1) no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, bem como no desenvolvimento da leitura em contextos de regular e bilinguismo; verificar como se dá a relação aluno-professor-turma em contexto regular e de bilinguismo; compreender os principais desafios enfrentados pelas professoras, tanto em contexto inclusivo quanto bilíngue para surdos; entender o papel do instrutor e/ou intérprete no processo de alfaletramento desses alunos surdos. Um trabalho de caráter qualitativo do tipo pesquisa de campo utilizamos como instrumentos entrevistas estruturadas e a observação participante. O campo de pesquisa foi dividido entre duas escolas municipais da região metropolitana de Recife e os sujeitos foram duas pedagogas, um instrutor de Libras e uma intérprete. À luz de autores como Soares (2020), Morais (2005), Quadros (1997) entre outros, podemos compreender conceitualmente a alfabetização e letramento e os aspectos particulares da educação de surdos. Os resultados desta pesquisa destacam a fragilidade das formações continuadas oferecidas pelas redes municipais, a potencialidade de surdos em espaços bilíngues, tomando como ponto de referência o bilinguismo e o acesso à cultura surda, o contexto bilíngue, detém mais recursos (apesar das dificuldades) e está mais próximo do ideal para a educação de surdos, também revelam as dificuldades e barreiras encontradas em turmas regulares com alunos surdos, sendo a principal barreira à comunicação, ou a falta dela, e a importância de profissionais especializados presentes diariamente para oportunizar um alfaletramento de uma forma que de fato os alunos surdos possam desenvolver a língua escrita.Item Memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da carreira de magistério superior(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Item O ensino dos gêneros textuais no primeiro ano do ensino fundamental(2019-01-10) Nascimento, Myrleide Bias do; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/4302555200868859O objetivo deste trabalho foi identif icar como se dá a produção de textos no primeiro ano do ensino fundamental. Para consecução deste objetivo realizamos observação da prática da professora quando se tratava de produções textuais e trabalho com gêneros textuais, assim realizamos uma entrevista. No decorrer da pesquisa pudemos verif icar que, apesar da professora ter conhecimento dos documentos norteadores da política de ensino em relação à produção de texto, tal ensino não acontece na turma observada, pois, a professora responsável pelo grupo acredita que a apropriação da produção textual não acontece antes ou durante a aquisição do sistema de escrita alfabética, mas depois. O que se mostra contrário aos direitos de aprendizagem citados em diferentes documentos oficiais.Item Os gêneros textuais e o ensino da leitura e da escrita na EJA(2018-12-20) Silva, Érica Cristina Pereira da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/9275904435223285Este trabalho aborda a temática do letramento no contexto da Educação de Jovens e adultos – EJA. Nele buscou-se analisar como os gêneros textuais estão incluídos no processo de ensino da leitura e da escrita em uma turma da EJA. Essa pesquisa tem as características de um estudo de caso, e centrou-se na observação do trabalho pedagógico desenvolvido por uma professora, de uma instituição privada. A partir destas observações, propomos algumas reflexões acerca do uso dos gêneros textuais no ensino da língua. Soares (1998), Marcuschi (2002) e Santos (2006) são alguns dos teóricos fundamentais que foram utilizados para discutir e conceituar o fenômeno investigado. Os resultados apontam alguns conflitos teóricos e metodológicos que surgem na tentativa da professora de aproximar sua prática das teorias do letramento. No entanto, observa-se, ainda que de modo muito sutil, uma prática de ensino da língua escrita que busca promover um diálogo sobre aspectos sociais e funcionais dos textos.Item Práticas de leitura com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal do Recife(2019-11-28) Araujo, Marillia Maria dos Santos; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/6341789909696311É de conhecimento que o envolvimento em práticas de leitura traz contribuições para o indivíduo leitor, contribuições em diferentes aspectos como no desenvolvimento do letramento, na aquisição da linguagem, na apropriação cultural, na ampliação da capacidade crítica e das visões de mundo, além das contribuições na constituição de sujeitos ativos na sociedade. Portanto, é de suma importância que tais práticas sejam vivenciadas desde a Educação Infantil, especificamente com as crianças das creches, as quais, mesmo que pequenas, são capazes de se envolver em práticas leitoras, de desfrutar e de adquirir conhecimento através das leituras. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica em uma creche municipal do Recife, a fim de verificar a presença ou não de atividades de leitura com crianças de 1 a 3 anos. Para fundamentar o trabalho, o referencial teórico apresenta discussões sobre a história e as políticas públicas da educação infantil, sobre as concepções de leitura e as práticas de leitura em creches, bem como discussões sobre os estabelecimentos de documentos oficiais para a realização de práticas de leitura em creches. Como metodologia assumiu-se a natureza qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso no grupo 2 em um CEMEI do Recife. A coleta de dados se deu por meio de observações e entrevista com a professora do grupo 2. Os resultados apontaram que as atividades de leitura são frequentes no grupo 2, mostraram também que a professora da turma compreende a importância da realização de tais práticas com essas crianças, bem como revelou que as crianças têm interesse pela leitura e em participar de atividades de leitura coletiva e individual. Este trabalho possibilitou-nos perceber a realização de diferentes atividades leitoras no grupo pesquisado, atividades significativas, com finalidade na leitura, no prazer de ler, atividades que consideram a autonomia das crianças, para a constituição de leitores ativos, que atribuem significado ao que leem.
