Navegando por Autor "Santos, Danielly de França"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Da escola para a vida: como o ensino de História contribui no enfrentamento das desigualdades sociais(2020-10-21) Santos, Danielly de França; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5792085381186542O ensaio aqui apresentado, busca elucidar as questões sobre o ensino de História, suas práticas e sua função perante a sociedade. Com base na análise do ofício do historiador propomos uma reflexão sobre como os docentes da área devem agir frente às demandas sociais que se alteram ou permanecem diante das discrepâncias provenientes da estratificação da sociedade. Os paradigmas elencados na pesquisa em questão foram fundamentados em aparatos teóricos, sob o ensaio de estudiosos das áreas de ensino de História, Educação e Ciências Sociais, e práticos, com a observação do cotidiano de uma instituição pública de referência em ensino médio da periferia da zona norte recifense. Foi unindo os aspectos de ambos os campos que chegamos à conclusão de que para as consequências das desigualdades sociais serem superadas é preciso que os jovens tenham despertado o pensamento crítico que os faça perceber seu lugar na sociedade em que se inserem, e dessa forma desenvolvendo seus ímpetos de luta em favor de seus direitos básicos, transformando-os assim em cidadãos ativos, com consciência de classe e propriedade nas causas e movimentos que os circundam. Com o estabelecimento dessas ações teremos a consolidação da função da disciplina escolar de história e persecução pela igualdade social.
