Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Eberson Nascimento"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
    (2019-12-13) Santos, Eberson Nascimento; Vanderlei, Igor Medeiros; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)
    (2019-07-15) Santos, Eberson Nascimento; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias que vêm demonstrando sua relevância no decorrer dos anos, pois viabilizam um novo modelo de produção da ciência e da aplicação da tecnologia em favor da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, prefeituras, empresas e universidades mundo afora têm focado na necessidade de desenvolver tecnologias sociais. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais da UFRPE-UAG segue esta tendência de desenvolvimento com a intenção de promover transformação social para a população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolver dois exemplos de tecnologias sociais, conhecidos por Vô na Feira e Educação Especial. A finalidade do primeiro é acelerar os processos que são intrínsecos aos grupos de consumo responsáveis, como administração e compras, os tornando mais práticos e robustos. Já o segundo tem por finalidade ser o meio de comunicação entre os principais agentes envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE): professores do ensino regular, professores de AEE e os responsáveis dos alunos. O presente relatório contempla as principais atividades realizadas para atingir este objetivo e mostra os resultados obtidos até o momento. O ESO foi realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão