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Navegando por Autor "Santos, Ismael Lucas dos"

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    Formação de professoras e professores e conteúdos cordiais: a educação em Direitos Humanos é uma necessidade formativa na Licenciatura em Química?
    (2023-09-18) Santos, Ismael Lucas dos; Simões Neto, José Euzébio; http://lattes.cnpq.br/3560726840212196; http://lattes.cnpq.br/7423784204105582
    Esse trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto mais amplo, denominado “Movimentos Formativos para atuação docente em Química”, que tem por finalidade refletir sobre o papel que os cursos de Licenciatura em Química desempenham na formação de professoras e professores frente às temáticas e tendências atuais do Ensino de Química. Assim, com o recorte desenvolvido neste trabalho, buscamos acrescentar aos resultados do projeto em tela um olhar para um dos dois cursos de Licenciatura em Química da UFRPE, situado na cidade do Recife, para entender como os documentos institucionais basilares, a representação docente e a representação de discentes egressos entendem a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos como uma necessidade formativa docente, com foco na abordagem de Conteúdos Cordiais. Para isso, nos ancoramos em um viés qualitativo de pesquisa, com metodologia dividida em dois grandes momentos, a saber: a pesquisa documental e as entrevistas narrativas. Na primeira parte, realizamos, tendo como base a análise do conteúdo de Bardin, um estudo comparativo entre os dois principais documentos oficiais em vigor no curso de Licenciatura em Química, o PPC iniciado em 2010, em fase de conclusão, e o mais recente, de 2020, com a finalidade de reconhecer como institucionalmente a Educação em Direitos Humanos encontra lugar na estrutura formativa, considerando o diálogo com o Ensino de Química. Em seguida, na segunda parte, elaboramos dois instrumentos de entrevistas narrativas, um com foco nos docentes e outro nos discentes egressos. A partir disso, convidamos três representantes de cada classe, que responderam ao instrumento, visando entender como as pessoas que constroem o curso organizam suas experiências, como as violações são percebidas e se a Educação em Direitos Humanos foi abordada como uma necessidade de maneira efetiva dentro do curso.
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