Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Julia da Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino da leitura em livro didático de português adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns
    (2018-08-30) Santos, Julia da Silva; Pereira, Sônia Virginia Martins; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/3208703679827152
    Este trabalho busca discutir o ensino da leitura em livro didático de português, do 1º ano do ensino fundamental, adotado pela rede municipal de ensino de Garanhuns. Para isso, tem como objetivo geral: analisar como o eixo da leitura é explorado no livro didático utilizado em algumas escolas públicas do município de Garanhuns. E como objetivos específicos: identificar quais atividades do eixo da leitura estão presentes no livro didático e as estratégias de leitura exploradas por meio das atividades; caracterizar qual a concepção de leitura está subjacente às atividades propostas no livro didático. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, que tem como aporte teórico-metodológico a análise de conteúdo, no diálogo com as perspectivas teóricas e os estudos de Solé (1998), Koch e Elias (2006), Barbosa e Souza (2006), Brandão (2006), Kleiman (1992), entre outros teóricos e pesquisadores que trabalham com a concepção de leitura e de seu ensino numa perspectiva sociointeracionista. A análise dos dados apontou que o Livro Didático de Português (LDP) dispõe de uma variedade de gêneros textuais, possuí um número significativo de textos e as atividades de leitura desenvolvem cinco estratégias, das seis que utilizamos como referência. Diante disso, os resultados obtidos revelam que o LDP, apesar de possuir algumas marcas da perspectiva de ensino tradicional, busca trabalhar a leitura tendo como base a concepção sociointeracionista de língua e linguagem, no desenvolvimento de habilidades leitoras de alunos do 1º ano do ciclo de alfabetização, contribuindo, assim, para a sua formação crítica.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão