Navegando por Autor "Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2020-09-11) Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/2085134828641901Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.
