Navegando por Autor "Sarmento, Viviane Nunes"
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Item As significações de uma pessoa com deficiência física sobre as barreiras atitudinais: um olhar a partir da psicologia sóciohistórica(2019) Santos, Nathalia de Siqueira; Sarmento, Viviane Nunes; http://lattes.cnpq.br/3585393100374728; http://lattes.cnpq.br/5435262364991272O presente estudo se objetiva em analisar as significações da participante da pesquisa, uma aluna do Ensino Superior com deficiência física, no que diz respeito à temática da acessibilidade atitudinal e, compreender as determinações sociais que medeiam à existência das barreiras atitudinais. Com a pretensão de alcançar o objetivo proposto, foi utilizado nesta pesquisa qualitativa o método materialista histórico e dialético, tendo por fundamento a Psicologia Sócio-Histórica consubstanciada nas ideias de Vigotski, especificadamente a categoria de análise: sentidos e significados, também conhecida como significações. A análise da entrevista reflexiva, instrumento de coleta de dados próprio da Psicológia Sócio-Histórica, resultou em dois núcleos de significações. O primeiro discute as implicações da barreira atitudinal da superproteção e o segundo apreende as barreiras atitudinais no processo educacional da participante da pesquisa.Item Reflexões e práticas acerca da alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista: a colaboração como mediatizadora do processo de ensino(2019-02-12) Ferreira, Stérfane Araújo; Sarmento, Viviane Nunes; http://lattes.cnpq.br/3585393100374728; http://lattes.cnpq.br/0647901926300517O presente trabalho objetivou desenvolver colaborativamente com uma professora da sala de aula comum estratégias que contribuíssem com processo de alfabetização de um aluno do espectro autista em uma escola pública do município de Caetés-PE. Além disso, procuramos refletir acerca de possíveis contribuições através do viés da pesquisa colaborativa no que tange às práticas que perspectivavam o processo de alfabetização de alunos do espectro autista. Como principais bases teóricas para discutir os desdobramentos da pesquisa colaborativa utilizamos Ibiapina (2008) e Rabelo (2012). Buscando uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula comum com alunos autistas utilizamos Cunha (2015), Orrú (2012), Whitman (2015) Pereira, Barbosa, Silva, Orlando (2015) e Carlo Schmidt (2017). Por fim, para discutir o processo de alfabetização, quais habilidades devem ser desenvolvidas para que o aluno alcance o processo de alfabetização Moraes (2012). Para a produção de dados foram realizadas observações reflexivas, registradas em diário de campo gravadas em áudios, posteriormente transcritos na integra. Também foram realizadas sessões de reflexão para discussões acerca da prática docente, tendo por foco o aluno com Transtorno do Espectro Autista, elaborações de atividades de alfabetização para o aluno com TEA - Transtorno do espectro autista e para avaliações do trabalho desenvolvido. Foi participante deste estudo uma professora da sala de aula comum, além de uma professora de apoio e o aluno TEA. Como resultados deste estudo compreendemos que o processo de colaboração favoreceu espaços de diálogos e reflexões acerca das práticas que vinham sendo desenvolvidas, reflexões sobre o autismo que inferiram nas possibilidades de trabalho pensada pela docente para com a alfabetização de pessoas desse espectro. Assim podemos observar que no decorrer do processo ocorreram mudanças de posturas e concepções sobre as potencialidades do aluno e o desenvolvimento de atividades que efetivamente deram início ao processo de alfabetização do aluno.Item Um olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superior(2019-12-16) Ferreira, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa; Sarmento, Viviane Nunes; http://lattes.cnpq.br/3585393100374728; http://lattes.cnpq.br/4109459459975847Esta pesquisa foi desenvolvida em uma universidade localizada na cidade de Garanhuns-PE, teve por objetivo identificar as ações desenvolvidas na instituição que visam à entrada e permanência de um estudante surdo no curso de pedagogia, comparando suas experiências e vivências com a de um ex-estudante surdo, formado nesse mesmo curso. Buscou-se conhecer as concepções políticas e pedagógicas que permeiam a inclusão do estudante surdo nos espaços da universidade. Para isso utilizou-se de entrevistas e observações como técnica de coleta de dados. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, contou com a participação de oito professores, dois intérpretes e dois surdos. Para uma melhor compreensão sobre o tema, optou-se por fazer um recorte histórico sobre os principais acontecimentos sociais e políticos que precedem a perspectiva da inclusão. Para tanto, teve como aporte teórico os estudos de Vasconcelos (2006 e 2018), Skliar (1998; 1999 e 2005) dentre outros. Percebeu-se que se faz necessário e urgente uma educação pautada na diferença e no respeito aos direitos da pessoa com surdez, oportunizando avanços para todos, uma vez que, assim como na universidade, a sociedade ainda vive um momento confuso sobre o que fazer para que aconteça de fato a inclusão, quando as políticas públicas e a legislação vigente mostram que é direito do surdo estar em sala de aula e ter as condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem. O estudo mostrou também a necessidade de uma maior propagação e uso da língua de sinais por toda a comunidade acadêmica, pois é através da língua e sua interação com o mundo que o ser humano se constitui.
