Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Aiane Erica da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização e letramento em turmas multisseriadas: um estudo sobre as práticas pedagógicas no município de Calumbi - PE
    (2019) Silva, Aiane Erica da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    Esse trabalho teve como objetivo compreender a prática docente nas turmas multisseriadas,a fim de buscar identificar quais estratégias os professores desenvolvem para lidar com os níveis de aprendizagem de cada aluno. Especificamente, objetiva, ainda:a) compreender os encaminhamentos teórico-metodológicos do professor; b) aprimorar nossa compreensão sobre Escolas do Campo e reconstruir nosso imaginário sobre o ensino ali ministrado; c) caracterizar as ações pedagógicas, durante a fase de alfabetização. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Mendonça (2007), Hage (2006), Magda Soares (2004), entre outros. Para tanto,realizamos um estudo de caso,a partir da pesquisa de caráter qualitativo, com natureza etnográfica, com ênfase nas práticas pedagógicas realizadas por duas professoras de ensino mutisseriado, em Escola do Campo,especificamente do município de Calumbi-PE. Como procedimento metodológico utilizamos relatórios de observações de aulas, e uma entrevista, além de serem coletados dados tanto bibliográficos quanto observacionais durante as práticas pedagógicas realizadas.Os resultados apontaram que é possível atingir a qualidade da educação nas classes multisseriadas, por meio de práticas educacionais que utilizem diferentes metodologias, e que proporcionem tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto do letramento de cada sujeito,afim de que reconheça a leitura e escrita como práticas sociais, e que se perceba como parte da sociedade e possa contribuir para a transformação social.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão