Navegando por Autor "Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Sequência didática investigativa para o estudo dos conceitos de ácido e base em aulas de Química no Ensino Médio(2022-06-10) Silva, Brenda Paula Valerio Miranda da; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/6438480756714283Esse trabalho analisa o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre ácido-base, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que objetiva propiciar a participação ativa dos alunos e auxiliá-los nas dificuldades de aprendizagem sobre estes conceitos, enfrentadas no período da Pandemia da COVID 19. A sequência foi desenvolvida considerando algumas etapas do ensino por investigação, tais como: apresentação e resolução de um problema contextualizado, elaboração de hipóteses, buscar a passagem da ação manipulativa para a intelectual, com relação ao processo de construção do conhecimento e resolução de problemas pelos estudantes, e a construção de novas explicações para resolução do problema. As atividades planejadas se constituíram como instrumento de coleta de dados, e as produções dos estudantes como registro para análise dos dados, que foram analisados com base em categorias analíticas, elaboradas a partir do conhecimento químico sobre ácido e base, e aspectos do ensino por investigação. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentou uma compreensão mais embasada no conhecimento científico escolar, acerca dos conceitos trabalhados durante e após o desenvolvimento da SDI. Conclui-se que a utilização de uma sequência didática investigativa para abordar o tema de ácido e base, configurou-se como uma estratégia didática eficiente para o processo de construção do conhecimento pelos estudantes, em aulas de Química.
