Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Filipe Lima"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A transversalidade da educação para as relações étnicos-raciais: a história de vida da professora Joana Dias em sua incursão em escolas municipais da rede pública de Pernambuco
    (2021-02-10) Mota, Letícia Lopes; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/5724898559647481
    Propõe-se neste trabalho de conclusão de curso analisar aspectos de inovação com articulações de ferramentas metodológicas (história de vida e estudo de caso) para trazer à baila discussões que afirmam as educações para as relações étnicos-raciais. Nos defrontamos com o material didático da professora Joana Dias e de seu amplo espectro de ações antirracistas e, sem se perder dos elementos de uma educação crítica, propõe-se numa construção dialógica e lúdica. O trabalho se descortina inicialmente em três capítulos bem estruturados que nos trazem elementos de ordem teórica, metodológica e de análise de dados com narrativas de sua história de vida em articulação ao processo educacional. Encontramos a paixão e a construção acadêmica da docente em articulação às necessidades científicas e educacionais a que suas atividades didáticas se propõem e que são ainda mais relevantes, sobretudo, por trazer a temática através de práticas exitosas de combate ao racismo. O problema nos leva a questionar as possibilidades de se fazer educação através de práticas pedagógicas que transformem a sociedade, em especial quanto a desmobilização do racismo estrutural. O objetivo geral é analisar as atividades docentes de afirmação da identidade negra e da cultura afro-brasileira por meio de práticas pedagógicas de combate ao racismo estrutural, apresentaremos a descrição do material didático criado e usado pela professora o que nos indica mudanças de paradigma e desacomodação dos modos convencionais de analisar os espaços de ensino/aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Argumentação e contra argumentação: um discurso que pode condenar ou justificar
    (2018) Santos, Valesca Talita Viturino dos; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/6830135400465830
    A obra shakespeariana O Mercador de Veneza aborda conceitos e contempla estratégias que perpassam os limites da ficção , a proporção que vai além do faz de conta , mostrando situações e conflitos que podem fazer parte da vida real , tratando-se de uma sociedade que dá privilégios aos majoritários, visto que no decorrer de toda a trama, o judeu é desprestigiado, pelo simples fato de ser judeu . O presente trabalho tem o objetivo de mostrar de forma clara a visão que cada personagem tem sobre justiça e o que essa relação acarreta na vida de cada um enquanto personagens da obra. Tendo em vista a complexidade de todas essas questões, especialmente na tentativa de adequá-las a um conceito de justiça, nos apropriamos desse momento narrativo para trazer à tona as diversas discussões sobre antissemitismo, posição social, poder, preconceito apresentados pelo autor. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa explicativa, por meio de uma análise bibliográfica, buscando responder a seguinte indagação: Será que a justiça foi feita para ambas as partes ou uma das partes, por exemplo, a parte mais desprestigiada saiu prejudicada? Dessa maneira optou-se por analisar a obra dentro do âmbito do direito e da filosofia, orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, a citar: John Rawls, Platão, Sócrates, Kant, Dworkin, entre outros. Portanto, diante da análise realizada, conclui-se que a hipótese inicial não se concretizou, a saber, que houve justiça para ambas às partes, mesmo o protagonista perdendo todos os seus bens, pois a justiça foi aplicável de maneira a prevalecer às leis de Veneza.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Economia pluriativa e geração de renda da agricultura familiar Quilombo Cavalhada - Flores-PE
    (2019) Silva, Hedvyrgens Monteiro da; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/7631372735627085
    O presente trabalho busca mostrar como é gerada a renda do Quilombo Cavalhada que é situada na área rural do município de Flores-PE, haja vista que a comunidade se articula da produção para autoconsumo e, que a partir da economia pluriativa é possível alavancar o mercado interno e expandir para além do município de origem. Assim, justifica-se a importância para os estudos de novas ruralidades, partindo de um objeto da Economia Rural e da Economia Ambiental. Partindo disso, procuramos responder à pergunta: Quais as articulações e como se dá a organização interna dos quilombolas de Cavalhada-PE quanto as questões de trabalho e renda. A presente metodologia é fruto da construção conjunta elaborada no Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Extensão Rural em Assentamentos com produção de instrumento de pesquisa, coleta e análise de dados realizados de forma coletiva e supervisionada. O trabalho tem cunho qualitativo e foi utilizada pesquisa bibliográfica como ferramenta de pesquisa. A comunidade conta com uma pequena produção agrícola de alimentação familiar de milho e feijão e com a produção de artesanato com insumos que seriam descartados. Porém, a comunidade se identifica como agricultores devido a maior parte de sua renda ser proveniente do plantio; entretanto, apresenta-se um grande potencial para o artesanato agroecológico, que consequentemente geraria mais renda, conservação da natureza e seria uma opção mais sustentável. Isso também faria com que o mercado local fosse fortalecido, contribuindo para o desenvolvimento tanto da comunidade como da região em que estão inseridos e não dependeria exclusivamente da agricultura e da ajuda do Programa Bolsa Família.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo comparativo dos preceitos propostos por duas correntes de pensamento: o caso da economia verde e agroecologia
    (2019) Silva, Mariany Barbosa da; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320
    Observa-se neste trabalho a discussão que envolve duas correntes de pensamento ou concepções de análise sobre o desenvolvimento sustentável catalogados a partir de suas referências a modelos econômicos aparentemente distintos, mas inseridos no mesmo sistema econômico, os quais apresentam discrepâncias mediatas entre seus conceitos, à saber, a agroecologia e a economia verde. A partir de tal problemática surge-nos como objetivo geral: Analisar as discrepâncias e convergências entre os conceitos trazidos pelos princípios da agroecologia e da economia verde nos processos produtivos que envolvem pluriatividade, multifuncionalidade e produção de subsistência da agricultura familiar. E enquanto objetivos Específicos: 1) Mapear a estrutura discursiva dos conceitos clássicos de economia verde e agroecologia; 2) Estruturar um marco comparativo sobre sustentabilidade ante aos projetos agroecológicos e da economia verde. As principais características da economia verde são a baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. Paralelamente a esta citada tem-se a agroecologia, uma ciência (e filosofia de vida) cuja principal característica é a produção de alimentos saudáveis e naturais. Tanto a economia verde quanto a produção agroecológica visam práticas que levam ao desenvolvimento sustentável, o que se explana em uma melhor qualidade de vida.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão