Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Francyne Monick Freitas da"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação inclusiva na formação inicial do pedagogo: o que dizem os discentes e os trabalhos de conclusão de curso em uma IES Pública Federal
    (2019-01-14) Silva, Francyne Monick Freitas da; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2854498681490093
    É sabido que cada vez mais o espaço escolar tem recebido pessoas com deficiência e grupos que historicamente foram excluídos na sociedade como os afrodescendentes e o LGBT. Por este motivo a preparação dos educadores dos cursos de licenciaturas, em especial do professor de Pedagogia, vem sendo reiterada para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a presença da Educação Inclusiva na formação inicial do pedagogo em uma IES pública federal. O referencial teórico apresenta três pontos centrais: A Educação Inclusiva na formação do professor, um currículo universitário e escolar com traçado inclusivo e a trajetória do Curso de Pedagogia e da Educação Inclusiva. Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir do que dizem os discentes; os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e do Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Os dados do trabalho, ora apresentado, envolveram questionários com os discentes e a pesquisa documental e Análise Descritiva dos TCC´s e do Projeto Pedagógico de Curso. Como resultados que este estudo obteve apontam que durante três anos foram produzidos apenas 13 TCC´s que versam sobre a Educação Inclusiva, o que pode caracterizar interesse ainda discreto por parte dos discentes em produzirem TCC´s sobre a referida problemática. Outro fator importante foi o fato do PCC ofertar um número significativo de disciplinas que elucidam sobre a Educação Inclusiva e os discentes corroboraram em suas falas sobre a oferta das mesmas, porém não é um eixo que emerge nas discussões teórico-metodológico e nem nas práticas pedagógicas na formação inicial.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão