Navegando por Autor "Silva, Francyne Monick Freitas da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Educação inclusiva na formação inicial do pedagogo: o que dizem os discentes e os trabalhos de conclusão de curso em uma IES Pública Federal(2019-01-14) Silva, Francyne Monick Freitas da; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2854498681490093É sabido que cada vez mais o espaço escolar tem recebido pessoas com deficiência e grupos que historicamente foram excluídos na sociedade como os afrodescendentes e o LGBT. Por este motivo a preparação dos educadores dos cursos de licenciaturas, em especial do professor de Pedagogia, vem sendo reiterada para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a presença da Educação Inclusiva na formação inicial do pedagogo em uma IES pública federal. O referencial teórico apresenta três pontos centrais: A Educação Inclusiva na formação do professor, um currículo universitário e escolar com traçado inclusivo e a trajetória do Curso de Pedagogia e da Educação Inclusiva. Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir do que dizem os discentes; os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e do Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Os dados do trabalho, ora apresentado, envolveram questionários com os discentes e a pesquisa documental e Análise Descritiva dos TCC´s e do Projeto Pedagógico de Curso. Como resultados que este estudo obteve apontam que durante três anos foram produzidos apenas 13 TCC´s que versam sobre a Educação Inclusiva, o que pode caracterizar interesse ainda discreto por parte dos discentes em produzirem TCC´s sobre a referida problemática. Outro fator importante foi o fato do PCC ofertar um número significativo de disciplinas que elucidam sobre a Educação Inclusiva e os discentes corroboraram em suas falas sobre a oferta das mesmas, porém não é um eixo que emerge nas discussões teórico-metodológico e nem nas práticas pedagógicas na formação inicial.
