Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, John Victor de Oliveira"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola
    (2020-11-06) Silva, John Victor de Oliveira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/8190629644989342
    Nos dias atuais, nosso país possui uma enorme quantidade de Comunidades Quilombolas homologadas pela Fundação Cultural Palmares, elas são sobreviventes devido às fortes lutas pelo reconhecimento e garantias de seus direitos. Já nos aspectos educacionais obtiveram-se importantes avanços nos últimos anos em sua valorização desses povos e novas reivindicações para cada vez mais ampliar a diversidade cultural e étnica no Brasil, através da implantação dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde se baseia na Lei nº 10.639/2003, a Lei de cotas, Diretrizes da Educação Quilombola, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de ciências e matemática em uma escola localizada em Comunidade Quilombola na zona rural de Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas para coleta de dados e para a análise realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, percebemos que os professores investigados buscam sempre relacionar o conteúdo científico com as questões epistemológicas, culturais e históricas da comunidade, principalmente com o uso de estratégias de ensino para melhor contextualização destes conteúdos; percebemos também que eles se mostram muito cuidadosos quanto a elaboração de seus planos e a relação entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos propostos em currículo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão