Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Kétima dos Santos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA
    (2021) Silva, Kétima dos Santos; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
    O presente trabalho trata-se uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o Professor e as práticas educativas de alfabetização na EJA. O professor sendo o mediador do conhecimento, busca métodos didáticos para alfabetizar de acordo com o público ao qual ministra as aulas, neste caso jovens e adultos, que já possuem um conhecimento social, muito maior do que se comparado a uma criança. Alguns autores como Pinto (2000), Freire (2002) e Arroyo (2001), apresentam importantes informações que contribuem para a compreensão do tema proposto, tendo como objetivo identificar as práticas usadas pelos professores durante as aulas, para que sejam eficazes e chamem a atenção dos alunos. Para realização da pesquisa, foi aplicado um questionário de perguntas abertas, entre professores que atuam em turmas da EJA da rede municipal de ensino da Cidade de Catende, onde eles contribuíram com informações pertinentes ao estudo. Para análise dos dados usamos a Analise Dialógica do Discurso, baseada nos estudos de Bakhtin, que considera a linguagem como forma fundamental de comunicação entre as relações dialógicas. Como conclusão após toda a pesquisa, foi possível constatar que as práticas educativas de alfabetização na EJA, que são efetivas para o desenvolvimento dos alunos, é trazer para a sala de aula, o conteúdo adaptado a realidade em que os alunos vivem, dessa forma eles podem socializar melhor e se sentirem acolhidos, pois seu conhecimento prévio é valorizado e explorado, com isso ele se sente mais à vontade e mais aberto a se abrir ao que para ele é novo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão