Navegando por Autor "Silva, Lindainez Rosendo da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual(2021-07-15) Silva, Lindainez Rosendo da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/0704241572344362Devido à pandemia causada pelo vírus da COVID 19 e o consequente distanciamento social, houve a necessidade de recorrer a ambientes virtuais para dar continuidade às atividades educacionais por meio do ensino remoto. No contexto de ensino remoto destaca-se, entre outras metodologias de ensino, a Sequência Didática Interativa Virtual (SDIV), uma adaptação da Sequência Didática Interativa (SDI) para o ambiente virtual. Nesse contexto de ensino remoto, esta monografia teve por objetivo desenvolver propostas didáticas para o ensino de Química remoto no ensino médio com o uso da SDIV. As propostas didáticas foram elaboradas para a abordagem dos conteúdos de Substâncias e Misturas, Soluções, Isomeria e Polímeros. Metodologicamente, as propostas didáticas foram constituídas de seis etapas (identificação de concepções prévias dos estudantes; aula expositiva dialogada; e aplicação da SDIV seguindo seus momentos específicos - respostas individuais dos estudantes, respostas coletivas dos grupos de origem, formação do grupo híbrido, e resposta-síntese coletiva do grupo híbrido) e organizadas em dois momentos. Portanto, foram desenvolvidas quatro propostas didáticas para o ensino de Química remoto com o uso da SDIV, por meio das seguintes plataformas virtuais: Google Forms, GoogleMeet, e Google Meet Breakout Rooms, plataformas gratuitas que exigem do usuário apenas uma conta no Gmail.
