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Navegando por Autor "Silva, Otoniel Galdino da"

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    Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    (2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447
    Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.
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    Inovação aberta em governo : reflexões sobre os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife
    (2024-12-04) Silva, Otoniel Galdino da; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447
    A inovação aberta no setor público, tendo como um dos seus instrumentos legais o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), tem sido primordial para enfrentar desafios públicos e estimular o desenvolvimento econômico e social, permitindo a colaboração entre governo e agentes externos. A Prefeitura do Recife foi pioneira, no âmbito do poder executivo municipal, no uso do CPSI com o programa "EITA! Recife", iniciado em 2021, que buscou soluções tecnológicas para áreas prioritárias. O presente estudo buscou analisar a efetividade das soluções implementadas, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: como os resultados do primeiro ciclo do EITA! Recife estão transformando o governo e os serviços públicos da cidade? No aspecto metodológico, foi utilizada uma abordagem indutiva, sendo uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando um estudo de caso para analisar em profundidade o 1. Ciclo de Inovação Aberta do Recife. Foi possível observar que o programa gerou uma economia de R$10,2 milhões com um investimento de R$3,5 milhões, As soluções tecnológicas Integra.ai, Absens, SuperVisão e Vamoo impulsionaram saúde, infraestrutura e atividades físicas, reaproveitando vagas, reduzindo o absenteísmo na saúde e monitorando vias em tempo real, beneficiando mais de 40% da população, demonstrando o potencial da inovação aberta para transformar serviços públicos, embora seja necessário melhorar o engajamento da população em atividades físicas. O programa mostrou efetividade na gestão pública, gerando valor público e econômico, com potencial de replicação em outras cidades. Pesquisas futuras foram indicadas.
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