Navegando por Autor "Silva Júnior, Luciano Lisboa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A importância das lutas como conteúdo de ensino na Educação Física no ensino médio(2025-03-18) Silva Júnior, Luciano Lisboa; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1105571818174012A presente pesquisa intitulada “A importância das lutas como conteúdo na Educação Física no Ensino Médio”, visa estabelecer uma perspectiva esclarecedora sobre o conhecimento das lutas como conteúdo de ensino pertencente ao componente curricular Educação Física, buscando compreender este conhecimento histórico e sua importância para valorização da educação física na educação básica no ensino médio. Problema de pesquisa, a seguinte questão: qual a importância do conteúdo de ensino Lutas na educação física no ensino médio? Definimos como objetivo geral: analisar a importância do conteúdo de ensino lutas para a educação física no ensino médio. E como objetivos específicos: compreender as Lutas como conhecimento historicamente construído pela humanidade; conteúdo da Educação Física nas políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Pernambuco do ensino médio; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo; compreender a educação física no ensino médio e os seus conteúdos de ensino e as lutas como integrante do currículo. Realizamos para o cumprimento dos objetivos, uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica, a partir da análise de artigos científicos referentes à presença das Lutas na Educação Física escolar. Concluímos que é notória, a necessidade de implementação de uma prática pedagógica inovadora e sistematizada voltada ao ensino das lutas, a fim de conferir ao tema a importância que deve ter como conteúdo primordial da Educação Física escolar. A multilateralidade do universo das Lutas traz possibilidades a serem abordadas das mais variadas formas, capazes de cumprir com um imenso número de objetivos na educação física no ensino médio.
