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Navegando por Autor "Vanderlei, Igor Medeiros"

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    Análise das técnicas de segurança do framework laravel contra ataques as aplicações web
    (2019-07-11) Pacheco, Felipe Guimarães; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
    As aplicações web estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, nos auxiliando em diversas tarefas, como por exemplo, transações bancárias, sites de compras, sistemas de empresas, redes sociais, entre outros. Boa parte dessas aplicações armazenam e processam dados fornecidos pelo cliente, onde os mesmos são, muitas vezes, sigilosos e necessitam de proteção. Para agilizar o processo de entrega do desenvolvimento das aplicações, muitos desenvolvedores optam por fazer o uso de frameworks na criação das funcionalidades dos seus projetos. Com isso, a segurança da informação acaba não sendo priorizada, podendo causar problemas futuros, como ataques às aplicações web, por exemplo. Os ataques as aplicações web é algo corriqueiro entre crackers, tendo em vista que estas aplicações não estão limitadas apenas a ataques internos de uma organização, mas a qualquer usuário que acesse a internet. Diante disso foi desenvolvido este trabalho que aborda uma pesquisa de carater exploratório e que visa apresentar as técnicas de segurança integradas ao framework Laravel, analisando cada vulnerabilidade através da realização de testes contra cada uma utilizando ferramentas de penetração e verificação dos recursos presentes no framework. Foi observado como ataques alvo, as dez vulnerabilidades listadas pelo OWASP Top Ten, um dos projetos para segurança de dados desenvolvida pela OWASP (Open Web Application Security Project) e tem como finalidade apresentar as dez vulnerabilidades das aplicações web que podem causar mais danos a sistemas na internet. Por meio dos experimentos realizados é possivel ilustrar para quais vulnerabilidaes o Laravel tem mecanismos de defesa e como os desenvolvedores podem utilizá-los para proteção dos dados do usuário e contra quais vulnerabilidades o framework não apresenta recursos contra ataques externos.
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    Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos
    (2019-07-11) Elias, Alana Maria Tenório; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314
    A verificação de aprendizagem é alvo de inúmeros estudos que visam evoluí-la de seu caráter apenas classificatório, para um processo de diagnóstico completo da evolução e nível de conhecimento do aluno em todos os objetivos de uma disciplina. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades, tornando necessário o estabelecimento de métricas avaliativas precisas e um acompanhamento detalhado do processo de desenvolvimento de cada aluno em cada conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema para autoria de recursos avaliativos e acompanhamento de avaliação escolar, modelado com o intuito de apoiar professores e alunos no processo de verificação de aprendizagem, permitindo um mapeamento mais preciso do compreendimento de cada competência individual de uma disciplina. Para tanto, utilizando-se da metodologia Design Science Research, foi realizado um estudo bibliográfico no contexto da avaliação escolar e suas principais dificuldades, bem como a análise de sistemas de apoio à docência para fundamentar a modelagem da ferramenta. A solução apresentada foi validada através da realização de testes com potenciais usuários, seguida de um questionário sobre a experiência de uso.
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    Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
    (2019-12-13) Santos, Eberson Nascimento; Vanderlei, Igor Medeiros; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.
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    Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns
    (2019-12-20) Santos, Jorge Veloso dos; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/3833157859679169
    As Tecnologias da Informação se mostram no cenário global, como ativos essenciais ao bom funcionamento das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Sendo aplicáveis aos mais diversos usos, os softwares são usados com finalidade desde a informatização de demandas até a otimização de processos. Face ao crescimento da quantidade de aplicações desenvolvidas, foram estabelecidas normas que possibilitam a identificação de parâmetros a serem satisfeitos, com vistas ao alcance do melhor atendimento das demandas, como a ISO/IEC / IEEE 12207-11 de 2017, que trata dos ciclos de vida dos softwares, a NBR ISO/IEC 9126-1 de 2003, trazendo consigo uma série de fatores voltados para a qualidade de software, além do disposto acerca deste tema pela Engenharia de Software. No tocante à administração pública, devem ser observados também, os preceitos legais estabelecidos pelas leis e demais regulamentos aplicáveis, como a Lei 8.666/1993, Instrução Normativa nº04 de 2014 – SLTI. Neste processo de contratação ou aquisição outros norteadores, como o Guia PMBOK 6ª Edição de 2017, publicado pelo PMI (Project Management Institute), traz consigo uma série de métricas, que contribuem diretamente nos processos de aquisição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, com a finalidade de análise das aquisições ou contratações de serviços de TI pela administração pública, in casu, na Prefeitura Municipal de Garanhuns, feita através de análise de editais e questionário aplicado à população, com vistas à aferição da experiência de uso, em especial, dos portais de acesso amplo e livre, como o Portal do Contribuinte e Portal da Transparência, e verificação da conformidade com as premissas estabelecidas nas normas, sendo, desta forma, possível o estabelecimento de uma análise paralela dos aspectos técnicos documentais e os níveis de experiência de uso da população. A partir de tais análises, das leis e demais normas identificadas, pode-se verificar que o enfoque central está no atendimento dos requisitos de sistema e qualidade do produto, e por consequência, no cumprimento das normas legais estabelecidas, entretanto, não há um direcionamento explícito quanto à qualidade em uso das ferramentas oferecidas à população pelos entes públicos.
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    EducaMol: um protótipo de sistema educativo para a construção de modelos de estruturas moleculares
    (2019-12-12) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154
    Existe um crescente no uso das tecnologias digitais na sociedade, e isso vem refletindo em diversos setores, como no caso do ambiente escolar, onde os recursos de TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) possibilitam o surgimento de novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinamento e aprendizado. No ensino de geometria molecular é relatado por muitos professores uma dificuldade de abstração na visualização das estruturas moleculares estudadas pelos alunos. De posse disso, essa pesquisa objetiva desenvolver um protótipo de sistema que possibilita a construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares, para auxiliar no ensino de geometria molecular. Para uma compreensão melhor dessa linha de estudo, foi feito uma revisão bibliográfica, e na sequência uma entrevista com um professor da área, visando compreender as necessidades reais que a ferramenta deveria atender. A ferramenta segue uma metodologia de prototipação evolutiva, que durante o desenvolvimento utilizou o Blender para modelagem dos componentes básicos e o motor de jogo Unity 3d para a construção do protótipo de alta fidelidade. A etapa de validação tomou professores de química como juízes, podendo assim relatar suas opiniões e impressões sobre o sistema. Ao final, foi desenvolvido um protótipo de sistema educativo que permite a construção de modelos tridimensionais de forma livre e sem correção automática de erros, seguindo o conceito de uma aplicação pedagógica. Durante a validação foi destacado pelos professores que o protótipo tem potencial para auxiliar no processo de ensino dos conceitos de química.
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    Implantação e treinamento para o uso do sistema de gestão escolar i-Educar
    (2019-01-22) Lima Júnior, João Bosco de; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0845575549442154
    O presente relatório tem a finalidade de mostrar o processo de implantação e treinamento para uso do software livre i-Educar. Trate-se de um sistema totalmente web de gestão escolar para auxiliar as secretarias de educação, escolas da rede publica, bibliotecas, alunos e servidores. O sistema foi implantado em uma escola da rede municipal de educação na cidade de Quixaba-PE. O software foi implantado apenas localmente, sendo acessado pela rede interna da instituição, além disso foi realizado adaptação de uma das funcionalidades do sistema, para seguir um padrão de documento já utilizado pela escola. O processo de treinamento seguiu as abordagem teórica e prática. A escola não contava com nenhum tipo de sistemas de gestão, com isso a aplicação trouxe uma maior eficiência e agilidade nas atividades desempenhadas na secretaria escolar.
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    Vô na feira: um sistema de informação para gerenciamento de grupos de consumo responsável
    (2019-12-06) Silva Neto, Adelino Lourenço da; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4438662452575726
    O consumo responsável vem se firmando como alternativa ao modelo brasileiro de agricultura em larga escala. O consumo responsável é caracterizado por uma cadeia de produção, comercialização e consumo, pautada na produção sustentável e no desenvolvimento socioeconômico de uma determinada região. Diante disso, surgiram os grupos de consumo responsável. Os grupos de consumo responsável são uma forma de organização que visa viabilizar o consumo responsável, são constituídos de um grupo de pessoas que decidem se organizar para desenvolver uma forma de comércio que diverge do modelo tradicional. Essa relação é baseada na transparência entre todos os agentes do grupo de consumo responsável, produtores, coordenadores e consumidores, e permite aos participantes dos grupos encontrar produtos de melhor qualidade e que foram desenvolvidos com práticas sustentáveis. No intuito de auxiliar coordenadores e consumidores, nas atividades inerentes ao grupo, foi idealizado o Vô na Feira. O sistema foi desenvolvido no framework Laravel e o framework de gestão de projetos Scrum. O Vô na Feira compreende funcionalidades de gestão de grupo de consumo responsável, além de uma plataforma de compra e venda para consumidores. Ao final do desenvolvimento, foram realizadas entrevistas com o público-alvo, coordenadores, a fim de coletar informações sobre o potencial da versão atual da ferramenta e suas possíveis melhorias.
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