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Navegando por Assunto "Índios Xukuru"

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    Cosmovisões etnoastronômicas Xukuru do Ororubá
    (2022-06-14) Frazão, Átila da Silva; Coimbra, Ana Carolina Gomes; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1535642930990266; http://lattes.cnpq.br/1329053949159338
    A pesquisa/produto “Cosmovisões Etnoastronômicas Xukuru do Ororubá” propõe estudar as práticas e vivências do povo indígena Xukuru do Ororubá (PE) a partir da Etnoastronomia e correlacionando com a Agricultura por meio dos saberes ancestrais e da espiritualidade como: a Leitura da Barra do Ano, a observação das fases da Lua para o plantio, a colheita e a criação dos animais, a observação das abelhas, formigas, aves e plantas quanto à precipitação de chuvas; a associação às práticas ritualísticas do povo; e como a Academia pode discutir e estudar a temática, perpassada desde a Educação Básica à Educação Superior à luz de práticas pedagógicas específicas e que dialogam com o Currículo das instituições, trazendo apontamentos da educação escolar indígena Xukuru do Ororubá e do Bem Viver. Servindo-se metodologicamente da pesquisa qualitativa, foi ouvido lideranças indígenas e pessoas residentes no território, considerando seus saberes e dialogando com práticas decoloniais, resultando num livro paradidático como produto educacional.
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    Os Xukuru do Ororubá na Liga Camponesa de Pesqueira (1948-1969): uma análise através de periódicos
    (2021-03-01) Silva, Ellen Joshua Alves da; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/2963047353907000
    Este artigo investiga a participação de indígenas Xukuru do Ororubá na Liga Camponesa do município de Pesqueira no período que vai de 1948 a 1969, com destaque para a ocupação do Sítio Pedra D’Água, área da Serra do Ororubá anteriormente pertencente ao aldeamento de Cimbres, onde habitavam os Xukuru. Os periódicos assumem papel fundamental nesse trabalho por explicitar os discursos das elites pernambucanas - principalmente da elite pesqueirense – acerca da legitimidade da identidade Xukuru, da “ameaça comunista” no município e das disputas agrárias pela Serra do Ororubá. Além disso, tal intersecção entre as Ligas e os Xukuru se mostra bastante significativa para o entendimento prático do conceito de territorialização, formulado por João Pacheco de Oliveira.
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    Processo educacional Xukuru do Ororubá: a relação com a natureza num contexto das ciências naturais e suas tecnologias
    (2021) Oliveira, Marciene Olegário da Silva; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772
    O povo indígena Xukuru do Ororubá tem um processo de luta constante para assegurar seus direitos e preparação das novas gerações, tendo a educação específica e diferenciada, garantida por direitos constitucionais, enquanto instrumento de resistência ao modelo colonial opressor, historicamente implantado no território. Deste modo, o trabalho buscou destacar aspectos sobre a educação específica e diferenciada, como a natureza se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem, tornando-se evidente que a educação Xukuru está interligada com a luta pela terra livre, trazendo ideologias próprias na pessoa do cacique Xikão e outros guerreiros e guerreiras detentores dos saberes tradicionais. As lutas pela garantia de direitos fazem parte das nuances da educação Xukuru, assim como os ideais de cuidar da terra e viver pela terra, defendidos pelo grande líder Xikão e intensamente aderidos pelo povo, compondo uma pedagogia própria que é pensada coletivamente. Além das ações específicas que evidenciam a pedagogia Xukuru e a forte relação com a natureza que é sagrada, a pesquisa objetivou ressaltar a relevância das ciências naturais e suas tecnologias para o ensino aprendizagem dos indígenas Xukuru, uma vez que os conhecimentos sobre a mãe terra e os princípios do bem viver abrangem uma vasta possibilidade de ações interdisciplinares, envolvendo o contexto das ciências naturais dentro do processo específico educacional. De maneira geral, a pesquisa etnometodológica ressalta o compromisso que a educação Xukuru assume em formar guerreiros e guerreiras, indivíduos críticos e pensantes, conhecedores dos seus direitos e deveres, protetores da mãe terra e mais atentos às causas ambientais, pensando em um futuro que garanta a conexão com o sagrado, tão importante para o povo Xukuru. Tendo neste sentido, influência benéfica da natureza, tanto no processo educacional Xukuru como para o indivíduo, seja na sociedade indígena ou não indígena.
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