Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Administração de empresas"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise e melhoria de processos operacionais em uma empresa do setor de varejo em Serra Talhada - PE: um estudo de caso
    (2022-10-07) Silva, Júlio Daniel Cabral da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/2016490426791753
    A pesquisa em questão é de natureza aplicada e de cunho qualitativa e exploratória, sendo que os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, para que o pesquisador desenvolvesse conceitos, ideias e entendimentos sobre o assunto abordado, a fim de alcançar os resultados desejados. O foco deste estudo foi, em um primeiro momento, identificar os processos críticos dos setores de vendas e logística de uma empresa, mapeá-los, identificando as possibilidades de melhoria através de ferramentas de gestão de processos e modelá-los por fluxogramas de processos, de forma a viabilizar o alcance do principal objetivo deste estudo: padronização de processos nas operações de vendas e logística. Os processos com as propostas de melhorias dos referidos setores foram elaborados, alcançando os objetivos definidos e os resultados desejados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas da região metropolitana do Recife em decorrência da pandemia de Covid-19
    (2023-04-27) Nascimento, Rodrigo Candido do; Moraes, Ionete Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/3001719131827577
    Em 2020 o mundo enfrentou uma crise sanitária causada pela Covid-19, seus desdobramentos impactaram em vários aspectos da vida em sociedade. Com as microempresas não foi diferente, portanto, este trabalho tem como objetivo geral investigar os fatores que impactam de forma negativa as MPEs de Recife e região Metropolitana, em decorrência da pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados, foram aplicados 39 questionários estruturados com os gestores das MPE’s. As principais dificuldades encontradas no pico da pandemia (2020-2021) pelos empreendedores foram: falta de capital de giro, dificuldade em vendas e desequilíbrio financeiro. Os empreendedores ainda citaram a alta da matéria prima e a sua escassez, o fechamento obrigatório do comércio, e para alguns a diminuição do crédito por conta de atrasos no pagamento. Muitas dessas dificuldades permaneceram no pós pico da pandemia (2022-2023).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Environmental, Social And Governance (ESG): um estudo bibliométrico
    (2023-04-26) Silva, Allan Alexandre da; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193; http://lattes.cnpq.br/4439803851256802
    Nas últimas décadas o termo ESG (Environmental, Social and Governance) representa um tema que vem ganhando notoriedade no ambiente corporativo. Cada vez mais a sua importância para o bom desempenho e sustentabilidade dos negócios é objeto de estudo pela academia. Sendo, assim, importante a sua compreensão para uma adequada implantação nas organizações. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar os estudos sobre o tema ESG que vêm sendo publicados na Academia; e como específicos: descrever as características e identificar os assuntos abordados pelos pesquisadores sobre o tema ESG nos estudos selecionados na pesquisa. Para tal, foi realizado um estudo bibliométrico dos artigos publicados sobre ESG nas bases Scielo, Spell e Sage Journals. Na análise, os estudos foram classificados segundo: os periódicos da publicação, seu país de origem, palavras-chave, idioma e tema abordado. Os resultados apontam que a maior parte dos estudos foram publicados em inglês principalmente nos anos de 2022 e 2023 e priorizam a análise dos efeitos do ESG no desempenho organizacional. A pesquisa apontou outros assuntos que poderão servir de objeto de estudos posteriores, como investimentos sustentáveis, formulação de indicadores, transparência nas divulgações e os riscos de crédito, todos relacionados à temática ESG, servindo de fonte de informação para futuras pesquisas e para que gestores possam aplicar em suas estratégias organizacionais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo da percepção do home office pelos funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal
    (2023-05-02) Souza, Erica Amancio de; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956
    No período pandêmico por conta do Coronavírus, as empresas tiveram que rever seu modelo de trabalho e gestão, migrando dessa forma para o home office e adotando outras práticas de gerenciamento. Porém, passado mais de um ano do início da pandemia, algumas empresas foram retomando às atividades presenciais, como no período prépandemia. Diante disso, a presente pesquisa objetivou a descrever a percepção da experiência do formato home office para os funcionários de uma fundação de apoio a uma instituição federal de ensino superior. Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo de caso, com pesquisa qualitativa e aplicação de questionários. Dentre os principais resultados, foram apontados pelos funcionários que o home Office traz vantagens como o aumento de produtividade, redução de deslocamento entre casa e trabalho, melhor equilíbrio entre as atividades domésticas e familiares e as responsabilidades ligadas ao trabalho, flexibilidade no horário de trabalho. Os resultados obtidos trouxeram, em quase sua totalidade, impressões muito positivas dos entrevistados, que nunca experimentaram o home office antes da pandemia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Logística 4.0: uma revisão da literatura
    (2023-05-08) Vidal, Josueldo Bezerra; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549
    As mudanças tecnológicas dos últimos anos impactaram todos os setores da sociedade, incluindo a administração de empresas, que precisou se adaptar a essas transformações para se manter atualizada e competitiva. A logística é uma das áreas que passou por profundas mudanças, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que obrigou as organizações a se reinventarem para evitar o colapso. A logística 4.0, que utiliza tecnologias digitais e grandes volumes de dados e informações para tornar as organizações mais inteligentes, é uma área recente e pouco explorada academicamente. Esta pesquisa se justifica por enfocar um tema atual e relevante para o campo da administração de empresas e busca contribuir para os estudos acadêmicos nessa área ainda pouco explorada. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a logística 4.0 em português nos últimos anos, utilizando os principais sites de busca de artigos acadêmicos. A seleção de artigos de periódicos e eventos foi priorizada devido à escassez de estudos de caso sobre o tema até o momento. E, embora esta seja uma pesquisa bibliográfica com limitações, a contribuição está no fato de que ainda existem poucos trabalhos sobre a logística 4.0 no Brasil, apesar de ser uma área da administração já consolidada em outros países. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e aprimorar essa ferramenta administrativa, além de contribuir para a produção de conhecimento na área da logística 4.0 no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão