Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Administração pública"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 20 de 87
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Agricultura familiar e seus desafios em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Sanharó – PE
    (2022-09-28) Benevides, Maria Paula Frassinette Vasconcelos de Meneses; Costa, Yascara Pryscilla Dantas; http://lattes.cnpq.br/0874107322711076; http://lattes.cnpq.br/0204671623776128
    Family farming is the production of food for the families' own sustenance and the exchange or sale of the surplus, with a low cost and the guarantee of healthy food on the table. This research aims to analyze the factors that limit the participation of farmers from family farming in the municipality of Sanharó-PE to be marketed in the Food Purchase Program (PAA) for registered entities in the municipality of Sanharó - PE from the identification of the difficulties encountered by farmers to participate in the PAA; analyze the participation of the municipal government in encouraging and strengthening farmers in family farming to participate in the PAA program; and verification of the contribution of PAA for family farming in the municipality of Sanharó-PE. The theoretical framework included discussions about family farming, law 11.326/06 that contains the formulation of the National Family Farming Policy, description of public policies involving agriculture and application of the food acquisition program. The methodological procedures are of a descriptive research, with the application of questionnaires, individual interviews, conversation rounds with families who participated in the PAA program in the Purchase for Simultaneous Donation modality (CONAB). The data obtained indicate that over the years the PAA has grown in the city and has spread with the prospect that the program remains and evolves in the number of participating families, among the benefits are the disintegration of pesticides in production, obtaining a healthy product, free of the risks caused by pesticides both for the producer who has direct physical contact with the substance, as for consumers who introduce the residues present in food, is the PAA a way of disseminating their products and more profits, is an extra income for other families. Based on the results and discussions presented, we consider the search for research on facilitations for PAA members, initiatives that involve more government support for family farmers, especially in the financial cost of travel, the application of innovative courses to facilitate access to knowledge that they need and training that involves access to information technology.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na perspectiva dos usuários: um estudo de caso em uma empresa estatal pernambucana
    (2021-02-24) Farias, Emília Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise dos planos de gestão de logística sustentável das universidades federais de Pernambuco
    (2022-10-13) Lima, Ivanise Pereira Leite; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701
    O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta utilizada pelos órgãos públicos federais para estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi responder a seguinte questão: quais são as diferenças e semelhanças existentes nas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços planejadas por universidades federais localizadas no Estado de Pernambuco? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e documental. Os resultados de pesquisa indicam que, em geral, as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços são semelhantes entre as instituições, diferenciando apenas em quantidade e no estágio de desenvolvimento. Algumas práticas estão em fase de planejamento ou conscientização, outras na fase de ampliação, como é o caso da energia elétrica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Analise interorganizacional na implementação de políticas públicas para o setor rural
    (1988) Rodrigues, Selma
    A implementação de políticas públicas de modo geral se faz através de um conjunto de organizações articuladas por intermédio de convênio, acordos e outros instrumentos. Os beneficiários da política não participam das decisões. Fatores individuais, organizacionais, interorganizacionais e ambientais produzem desvios entre as metas e os resultados. Sistemas informais são gerados pelas estratégias dos atores os quais se desenvolvem no espaço do sistema formal deformando-o ou incluindo-o num sistema mais amplo. Nesta dinâmica a construção planejada da realidade é um processo que produz resultados distanciados daqueles previstos pelos formuladores de metas e definidores de objetivos um quadro teórico para avaliação de políticas públicas não pode prescindir da abordagem interorganizacional baseada na ação concreta dos atores, nos fatores contextuais intra e interorganizacionais, nos diversos segmentos do ambiente e na adequação das políticas ao público meta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação da lei de responsabilidade fiscal na gestão municipal: um estudo de caso no município de Moreno-PE
    (2019) Oliveira, Luan Dayvson Santos de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Assinatura do Convênio entre a UFRPE e o CODEAM
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia da visita do reitor Adierson Erasmo de Azevedo ao município de Garanhuns, interior do estado de Pernambuco, registra a assinatura do Convênio entre a UFRPE e o Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (CODEAM), no Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, seção Garanhuns. Na fotografia, sentados à mesa, aparecem assinando o Convênio, o reitor Adierson Eramos e o Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Milton Corrêa Pereira de Azevedo, compõem a mesa, sentados, o Comandante do Exército, seção Garanhuns, o Comandante da Polícia Militar de Pernambuco, o Diretor da CISAGRO, Doutor Manoel Estevão e o deputado estadual Luiz Souto Dourado. De pé, aparece outro homem cujo nome não foi lembrado pelo reitor Adierson durante a entrevista para contextualização da imagem. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “Caminhada seguindo o Sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: Editora UFRPE, 2007. Dom Milton Correia Pereira, na ocasião, era o Arcebispo da Diocese de Garanhuns. Fonte: http://www.diocesegaranhuns.org/novo/bisposanteriores.php. Acessado em 04 de maio de 2016.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Assinatura do Livro de Atas do Conselho Universitário da UFRPE
    (1969) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Registra o Professor Adierson Erasmo de Azevedo durante a assinatura no Livro de Atas do Conselho Universitário momentos antes da solenidade de sua posse como Reitor da UFRPE no Salão Nobre da UFRPE, às 10h do dia 13 de novembro de 1963. De pé, veste a beca, veste talar ou traje oficial próprio da vestimenta do Conselho Universitário, usado pelos conselheiros nas solenidades oficiais. Vendo-se ao fundo, o Professor Espedito Meira Couceiro demonstrando sua satisfação num largo sorriso. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973, localizado no Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica “Professor João Baptista Oliveira dos Santos”, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins; Plaquete Mérito Agronômico 2004. Recife: APCA, 2004. 98 p.; AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “caminhada seguindo o sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: EDUFERPE, 2007. 147 p. GOMES, Simone. Cerimonial da UFRPE. Depoimento oral concedido à bibliotecária Conceição Martins em 20 de abril de 2016.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A atuação do Escritório de Projetos na gestão de portfólio no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
    (2019-07-13) Maria, Ariadne Andrade de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/6695213341056474
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atuação dos conselhos municipais como forma de participação do cidadão na administração pública municipal
    (2021-03-15) Macedo, Andreza Evangelista; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do nível de conhecimento/aplicação das ferramentas de qualidade por servidores públicos de um CRAS da prefeitura municipal de João Pessoa
    (2024-08-17) Cunha, Alyson Bruno Tavares da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/7410991870076696
    Nos órgãos públicos, é imprescindível disseminar uma cultura voltada para a qualidade. No contexto organizacional, foram incorporadas ferramentas da qualidade cujo propósito é simplificar o processo de tomada de decisão e solucionar problemas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento/aplicação das ferramentas da qualidade por servidores públicos de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal de João Pessoa. Para tal, a pesquisa procurou apresentar as principais ferramentas da qualidade; analisar o nível de conhecimento dos servidores sobre as ferramentas da qualidade e verificar se há a utilização de ferramentas da qualidade pelos servidores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de administração pública e qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo quantitativo, descritivo e transversal com amostra não-probabilística. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário estruturado o qual foi disponibilizado aos servidores na plataforma Google Forms. Os dados obtidos indicam que 42% dos entrevistados se mostraram muito interessados pelos assuntos relacionados às ferramentas da qualidade e 47% consideram que a gestão da qualidade e suas ferramentas devem ser implementadas no ambiente de trabalho. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que há um interesse dos servidores pelos assuntos relacionados com as ferramentas da qualidade, porém predomina entre eles o não conhecimento das mesmas. Além do alto índice de desconhecimento, a implementação de ferramentas de qualidade é influenciada pela burocracia excessiva e pela resistência dos funcionários. A pesquisa contribui teoricamente nos estudos sobre a utilização de ferramentas de qualidade na administração pública. Também oferece uma contribuição prática ao sugerir a inclusão de treinamento e capacitação para os servidores públicos, visando integrar essas ferramentas ao cotidiano de trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Burocracia e administração pública: relevância para o estado brasileiro
    (2019-07-13) Silva, Emanoel Filipe Bezerra da; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/6635892047897840
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Burocracia no sistema público: experiência de estágio no Setor Financeiro da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - PE
    (2020) Cardoso, Emerson Alves; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/9969109971150312
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Compliance na gestão pública municipal : redução de riscos e otimização de processos e recursos
    (2024-08-17) Silva, Márcia Lidiane Alves da; Ferreira, Allyne de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1602543789179240
    O presente estudo questiona a aplicação de programas de integridade na administração pública como instrumento de melhoria e promoção da transparência, eficiência e combate à corrupção, uma vez que estimulam a transformação cultural como um todo e, assim, a viabilizam. Para isso, compreende-se o conceito e o papel da governança na administração pública, com foco na gestão pública municipal. O estudo utilizou uma metodologia de pesquisa descrita de natureza exploratória, com o principal objetivo de analisar a importância dos programas de Compliance para probidade na gestão pública e como sua aplicação poderia impactar na melhoria do controle da gestão pública e dos processos de tomada de decisão, garantindo assim uma atuação mais eficiente e eficaz. Identificando, assim, quais avanços essa reflexão já alçou, que marcos legais foram necessários para a efetiva utilização desses programas de integridade, e onde ao serem adotadas estratégias de governança mais eficientes e transparentes esses mecanismos puderam verdadeiramente obter a otimização de processos e dos recursos disponíveis, da eficiência na gestão, com a redução de espaços favoráveis a condutas criminosas de corrupção
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conferência sobre o Projeto de Interiorização da UFRPE
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia que registra o momento de apresentação do Projeto de Interiorização da Rural pelo reitor Adierson Erasmo de Azevedo no salão nobre da UFRPE à comunidade acadêmica. Vendo-se o reitor Adierson explanando sua ideia, aparece atrás e, seu ao lado esquerdo, o professor Luiz Goes, apoiando o quadro onde aparece o mapa de Pernambuco e apresenta o gráfico da interiorização universidade, e, do lado direito, também apoiando o quadro, o professor Paulo de Moraes Marques. Os professores mencionados eram do Departamento de Educação. Na bancada, aparece sentado, de perfil, o professor Júlio Fernandes do Curso de Medicina Veterinária e de costas, mais 02 professores não identificados pelo professor Adierson durante a entrevista. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Continuação da reunião do reitor Adierson Erasmo de Azevedo com professores da UFRPE e outras autoridades apresentando o Projeto de Interiorização da Rural
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.
    Fotografia que captou a continuação da reunião registrada também na fotografia 14, vendo-se o reitor Adierson diante dos professores Júlio Fernandes do Curso de Medicina Veterinária e do professor Evaldo Cisne Azevedo do Curso de Química, bem como de mais 04 autoridades em torno de uma mesa, sobre a qual encontram-se o mapa de Pernambuco com o gráfico do Projeto da Interiorização da UFRPE para Garanhuns e outros documentos. Nela, o fotografo conseguiu captar o instante exato da realidade em que houve o movimento de mãos da autoridade sentada à cabeceira da mesa que cruzou o braço esquerdo sobre o direito enquanto escrevia, bem como captou a mudança dos olhares e das posturas dos presentes. Durante a entrevista para contextualização, o ex-reitor Adierson, não conseguiu lembrar os nomes dessas autoridades. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “Caminhada seguindo o Sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: Editora UFRPE, 2007.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contratação ou aquisição de softwares na administração pública: estudo de caso aplicado à prefeitura municipal de Garanhuns
    (2019-12-20) Santos, Jorge Veloso dos; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/3833157859679169
    The Information Technologies appear in the global scenario, as essential assets for the proper functioning of the institutions, whether public or private, being applicable to the most diverse uses, the software is used with purpose from the computerization of demands until the optimization of processes. Due to the growing number of applications developed, standards have been established that allow the identification of parameters to be met, with a view to achieving the best demands, such as ISO / IEC / IEEE 12207-11 of 2017, which deals with the cycles of software life, NBR ISO / IEC 9126-1 of 2003, bringing with it a series of factors related to software quality, in addition to the provisions on this topic by Software Engineering. Regarding public administration, the legal precepts established by the laws and other applicable regulations, such as Law 8.666 / 1993, Normative Instruction Nº. 04 of 2014 - SLTI, should also be observed. In this hiring or acquisition process other guides, such as the PMBOK Guide 6th Edition 2017, published by the PMI (Project Management Institute), brings with it a series of metrics, which contribute directly to the acquisition processes. This work is a qualitative bibliographic and documentary research, with the purpose of analyzing the acquisition or hiring of IT services by the public administration, in casu, in Garanhuns City Hall, made through analysis of public notices and questionnaire. applied to the population, with a view to gauging the experience of using, in particular, the broad and free access portals, such as the Taxpayer Portal and the Transparency Portal, and verifying compliance with the premises set forth in the standards, and thus It is possible to establish a parallel analysis of the documentary technical aspects and the levels of use experience of the population. From these analyzes, the laws and other identified norms, it can be verified that the central focus is in the fulfillment of the system requirements and product quality, and consequently, in the fulfillment of the established legal norms, however, there is no direction. explicit about the quality in use of the tools offered to the population by public entities.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contratações de serviços contínuos à luz da nova Lei de Licitações Nº 14.133/2021
    (2024-08-31) Alencar Neto, Antônio Almino; Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva; http://lattes.cnpq.br/3855895703137244; http://lattes.cnpq.br/2529590485222256
    Este trabalho tem como objetivo apresentar as implicações advindas à Gestão Pública com as alterações nas contratações de serviços contínuos previstas na nova Lei de Licitações (NLLC). Para tanto, buscou-se apresentar as mudanças introduzidas pela nova Lei e as implicações sucedidas ou que deverão ocorrer na gestão pública dos entes federativos decorrentes das alterações normativas, notadamente, daquelas inerentes aos contratos de prestação continuada. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se a técnica da pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, dispondo-se do método científico dedutivo, para o qual foram utilizados, livros, Legislações Federal e do Estado de Pernambuco, artigos em Congresso, artigos em periódicos científicos, livros e jurisprudências do Tribunal de Contas da União (TCU), que se referiram ao tema abordado. As principais implicações à gestão das Administrações Públicas dos entes federados com as alterações nas contratações de prestações de serviços contínuos referem-se a restrição das controvérsias de enquadramento nesta espécie de contrato; a promoção de maior segurança jurídica entre as partes ao normatizar entendimentos jurisprudenciais e doutrinários; a ampliação da concorrência ao fixar em até 3 (anos) o limite máximo de experiência de licitantes na prestação de serviços contínuos a serem contratados; a maior proteção para Gestão Pública em relação a responsabilidade subsidiária de pagamento de encargos trabalhistas; e, principalmente, a necessidade de adequações nas estruturas administrativas dos entes públicos, especialmente dos municípios, para se adaptar às mudanças impostas, com a capacitações de recursos humanos, divisão de competências, atribuições e responsabilidades de seus agentes, mudanças nas regulamentações normativas e adequações nos sistemas informatizados de processamento das licitações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contratos administrativos: Importância da gestão de contratos na administração pública
    (2021-08-26) Silva, José Wellington de Lima; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/4507235939165629
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contratos e compras na administração pública: um estudo sobre os processos e seus entraves na gestão de um laboratório da rede estadual de saúde de Pernambuco
    (2022-10-10) Santos Neto, Rivaldo Lins dos; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/7034059056725678
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • »
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS