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    A influência da relação entre sono, cronotipo e turnos escolares sobre o aprendizado de estudantes adolescentes: uma revisão narrativa
    (2024-03-07) Lopes, Lilian Aline Soares; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/5623263715041540
    Introdução: Durante muito tempo, a questão do turno escolar em relação ao sono dos estudantes tornou-se um assunto secundário nos trabalhos que avaliam a aprendizagem como um fenômeno regido por questões físicas, psicológicas e sociais. O estudo do cronotipo na relação do desempenho dos estudantes ainda é um campo pouco discutido no Brasil, de modo que ao debruçarmo-nos sobre esta temática, ainda encontramos uma série de lacunas no que diz respeito a produção acadêmica sobre o tema. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a influência da relação entre o sono, o cronotipo e os turnos escolares no aprendizado dos estudantes adolescentes. Metodologia: Para esta revisão, foi realizada uma busca na literatura, utilizando as bases de dados. Foi utilizada a base de dados Google Acadêmico, com a seguinte chave de busca: “turnos escolares AND cronotipo AND sono AND desempenho escolar”, buscamos artigos que fossem escritos em língua portuguesa. Resultados: Foram encontrados 4 artigos apenas em toda a busca no Google acadêmico, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, e foram analisados os quatro artigos encontrados para construção dessa revisão de literatura, os artigos abordavam as alterações no padrão de sono, cronotipo e mudanças na qualidade de vida dos estudantes, indicando a influência desses fatores no ritmo circadiano. Considerações Finais: Consideramos, por fim, que a relação cronotipo/turno escolar/qualidade do sono influencia diretamente nos processos de aprendizagem das crianças e adolescentes.
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    A participação das infâncias: do processo constituinte à promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Jornal do Brasil, 1987-1990)
    (2021-12-17) Ramos, Mário Emmanuel de Oliveira; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/0146736848951853
    Durante a década de 1980 o Brasil passou por um processo de transição do regime autoritário, que vigorou durante a ditadura militar (1964-1985), para um regime democrático. Em 1987 a Assembleia Nacional Constituinte foi instalada no Congresso Nacional, em Brasília, com a finalidade de elaborar uma Constituição democrática para o Brasil. O processo constituinte se deu a partir de um contexto de intensas disputas entre classes sociais e movimentos, para ocupar espaços de poder e construir visões de mundo. Nesse momento, houve uma mobilização social pelas infâncias, com o objetivo de promulgar uma nova legislação que assumisse pela primeira vez, aqueles que eram considerados "menores", como sujeitos de direitos. Este trabalho monográfico objetiva analisar, historicizar e problematizar representações sobre a participação das infâncias, do processo constituinte brasileiro até a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), presentes no Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), de 1987 a 1990. A análise dos discursos e imagens registrados nos recortes do periódico nos possibilita perceber a expressiva participação política de crianças e adolescentes durante todo o processo constituinte, através de organizações para proposições, denúncias e avaliações. Assim como são perceptíveis também as práticas discursivas que fundamentam os processos de silenciamento e invisibilização das infâncias como sujeitos sociais e de direitos. Através do entrecruzamento com outras fontes bibliográficas, foi possível construir uma história de meninos e meninas que apesar dos processos de exclusão, conseguiram fazer com que suas vozes fossem ouvidas.
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    Adoção no Brasil: uma análise da legislação
    (2021-11-25) Silva, Raquel Guimarães Cardoso de Aquino; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/4887856544665743
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as alterações sofridas na legislação brasileira de adoção. A pesquisa aborda desde a primeira legislação no Brasil, que é a Lei do Desamparo das Crianças Deserdadas da Sorte, em 1926, até a promulgação da Lei 13.509/2017. O texto destaca a Lei 12.010/09, intitulada de Nova Lei da Adoção, abordando as mudanças trazidas pela mesma. Dados do novo painel on-line do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), implantado nacionalmente em 2019, constam que é alto o número de crianças e adolescentes abrigados em instituições de acolhimento no Brasil. A partir destes dados, e através de revisão de materiais e documentos já publicados sobre esta temática, que este artigo busca expor a jornada que a legislação da adoção percorreu no Brasil. Inicialmente a adoção tinha um caráter de caridade religiosa, passando em seguida a ter uma função primordial, satisfazer casais que não podiam ter filhos (as). Com o passar do tempo, a adoção passou a ser uma instituição de herdeiros. Nos dias atuais é tida como um instituto de solidariedade, como o intuito de ajudar os menores institucionalizados, proporcionando um lar e uma família para estas crianças e adolescentes, sendo equiparados (as) a seus filhos (as) legítimos.
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    As infâncias e a cidade: uma análise das demandas por direito no conselho tutelar da RPA-6 de Jaboatão dos Guararapes-PE
    (2021-03-30) Amaral, Lucas Paes do; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4704512723522624
    Com os avanços contemporâneos muitas crianças e adolescentes estão vivendo em cidade (UNICEF, 2012), construindo assim problemáticas estruturais e demandas necessárias para o amparo, reconhecimento e desenvolvimento dessa população nas cidades. Onde esses espaços urbanos requerem demandas como “habitação condigna, salubridade, água potável, mobilidade, educação e espaços de lazer, bem como aspetos relacionados com a segurança rodoviária e com a proteção em face da violência social.” (SARMENTO, 2018, p. 233). O objetivo central deste trabalho é analisar as demandas por equipamentos básicos urbanos perpetrados por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira, por isso é utilizado o Conselho Tutelar da RPA-6 do município de Jaboatão dos Guararapes, entre os anos de 2016 a 2020. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar estudos buscando a importância do processo do protagonismo infanto-adolescente na cidade de Jaboatão dos Guararapes e analisar o cenário de violações de direitos humanos das crianças e dos adolescentes na cidade. As principais metodologias utilizadas para a composição deste trabalho foram à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e o levantamento de situações das demandas solicitadas por crianças e adolescentes da ocupação Selma Bandeira no Conselho Tutelar da RPA-6. Por fim, Sob essa ótica, muitas problemáticas ainda estão presentes nesses centros urbanos, como a reapresentação de crianças e adolescentes nesses espaços, e a cidadede Jaboatão dos Guararapes é um exemplo desse sistema, que muitas vezes não reconhecem essa potencialidade de conhecimento e sabedoria, e este trabalho visa afirmar a necessidade que ainda precisa colocar em pratica as necessidades de dialogo das infâncias com o conselho tutelar, prefeitura, leis, legislações e entre outros aparatos que meninas e meninos precisam ser vistos, representados e reconhecimentos em diversos campos citadinos, podendo atrelar e ajudar a fatores que não só visa o futuro, mas que mostra como essas meninas e meninos que podem transformar milhares de gerações através da participação na construção ideológica e concreta da cidade e suas potencialidades como refletem Silva e Silva (2018, p.89) “[...]a cidade deveria possibilitar a participação de todos os cidadãos no seu planejamento e condições de interação em seus diferentes espaços públicos”.
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    Atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes do CODAI-PE durante pandemia do COVID-19
    (2023-09-15T03:00:00Z) Silva, Artur Leão da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/0795074306760594
    A atividade física, o comportamento sedentário e a saúde na adolescência são temas de grande relevância, pois é uma etapa da vida na qual muitos hábitos são criados e estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes adolescentes do Colégio Dom Agostinho Ikas - Pernambuco (CODAI-PE), Localizado em São Lourenço da Mata, Pernambuco, no período do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Refere-se a um estudo observacional de corte transversal. Os participantes tinham idade entre 14 e 19 anos e eram de ambos os sexos. A amostra foi por conveniência. Os instrumentos utilizados foram o questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), usado para avaliar o nível de atividade física, pela duração e intensidade de cada atividade física. Também foi usado o questionário de atividades sedentárias em adolescentes brasileiros (QASA) para conhecer o tipo e frequência das atividades sedentárias dos estudantes. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os responsáveis dos participantes precisaram assinar os termos de compromisso para ser liberada a participação dos mesmos. 115 estudantes participaram desta pesquisa, e dessas, 61,7% eram moças e 38,3% rapazes, com uma média de idade de 16,8 anos. Quando avaliada a atividade física, 38,9% foram classificados como ativos, sendo a proporção dos rapazes ativos (50%) maior que a proporção das moças (34,6%). Em relação ao comportamento sedentário as variáveis foram divididas em tempo de tela e tempo sentado sendo dias de semana e dias de final de semana. A média de tempo de tela em dias de semana (508,1 min) foi maior que nos finais de semana (407 min) e não foi observada diferença significativa entre moças (42,9%) e rapazes (44,4%). A média de tempo sentado foi de 586 min em dias de semana e 395 min dias de final de semana. O percentual de tempo sentado das meninas (77,1%) foi significativamente maior que a dos meninos (52,6%). Os jovens precisam entender a importância de ser fisicamente ativo e evitar se expor em grande quantidade ao comportamento sedentário, principalmente os hábitos de tempo sentado entre as meninas. Ações para motivar os jovens a praticar atividade física precisam ser tomadas, sendo elas pela iniciativa privada ou iniciativa pública. Mais pesquisas são necessárias para que se possa analisar e evitar impactos na saúde dos adolescentes de todo o mundo ao longo dos anos seguintes.
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    Conhecimento de alunos de Escola Pública da Cidade do Recife-PE a respeito do vírus HPV e sua vacina
    (2018) Pinheiro, Raiane Caroline de Paula; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/4242158875797760
    O Papilomavírus humano (HPV) é o agente etiológico de uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns. Existem mais de 100 tipos de HPV e cerca de 18 tipos que causam o câncer de colo de útero. Geralmente ele causa lesões e verrugas nas regiões anogenitais e mucosas, onde o contato com elas resulta na sua transmissão. A contaminação e o desenvolvimento do câncer do colo do útero podem ser evitados através do uso de preservativo nas relações sexuais, exames ginecológicos e principalmente, a vacinação da faixa etária adequada de até 13 anos. Muitos jovens não sabem da existência da vacina e com isso aumenta o índice da doença. Esse trabalho tem como objetivo conhecer e avaliar o nível de esclarecimento de adolescentes sobre a infecção pelo vírus do HPV e sobre a respectiva vacina. O estudo foi realizado em uma escola pública na cidade de Recife/PE. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário durante o horário de aula. A amostra foi constituída por 125 alunos do ensino médio e fundamental, sendo a maioria na faixa etária entre 14 e 16 anos. Foi observado que a maioria conhece pouco ou não conhece nada a respeito do HPV e que eles possuem uma ideia errônea sobre as maneiras de transmissão do vírus, confundido com o vírus HIV. A partir dos dados obtidos foi possível concluir que dos adolescentes que não foram imunizados, a maioria deles não sabiam que poderiam se vacinar ou não tiveram oportunidade. Com isso, é necessário que a escola e a família discutam sobre educação sexual, assim como aumente as campanhas de educação em saúde.
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    Educação física e adolescência: características e contexto da socialização na escola
    (2025-03-14T03:00:00Z) Batista, Thiago de Almeida Souto; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2189096877147412
    A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.
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    Educação física escolar e saúde de adolescentes: uma revisão narrativa
    (2025-08-06T03:00:00Z) Souza, Gleidson de Oliveira; Oliveira, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/5548486353463233; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
    Comportamentos de saúde ou de risco cultivados na infância e adolescência tendem a ser perpetuados na vida adulta. Cultivar hábitos saudáveis, alimentares e de atividade física na infância e na adolescência é fundamental para que esses comportamentos de saúde se perpetuem na vida adulta. No entanto, muitos fatores podem favorecer a inatividade física e hábitos alimentares de risco. O período de isolamento, durante a pandemia, que resultou no fechamento das escolas, possivelmente favoreceu comportamentos sedentários, diminuição da freqüência de atividade física e hábitos alimentares menos saudáveis. Partindo dessa problemática levantamos o seguinte questionamento: como os programas de educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes? Com o intento de responder a pergunta levantada, definimos como objetivo geral: Identificar como os programas que tratam da educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes. Ancorado ao objetivo geral, pretendemos: analisar a relação entre a educação física escolar e saúde nas escolas; e, identificar os programas que tratem da educação física escolar e saúde com foco nos adolescentes. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, trabalhos dos últimos 10 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, para essa busca, definimos os seguintes termos: “educação física escolar”, “saúde” e “adolescente” como descritores, utilizando o booleano “AND”. Diante disso, verificou-se a insuficiência de trabalhos propondo Programas de educação física para a promoção da saúde de adolescentes sendo identificados apenas quatro. Os resultados apontam para a necessidade qualificar os docentes na Educação Física como caminho eficaz para estimular estilos de vida mais ativos, promoção da saúde e prevenção de doenças na juventude. A escola se mostra como importante para a implementação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas escolares com enfoque interdisciplinar se mostram importantes na promoção da saúde de adolescentes com excesso de peso, especialmente se tiver continuidade. Abordagens sensíveis educativas sensíveis e integradas no ambiente escolar podem favorecer a compreensão da percepção dos estudantes sobre seus corpos e a conexão entre as práticas prejudiciais à saúde.
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    Educação preventiva contra gravidez na adolescência em escolas da Região Metropolitana do Recife
    (Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2011) Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando
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    O consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos Guararapes
    (2018) Reis, Juliane de Santana; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
    A era digital, através da internet, teve seu fruto na expansão e desenvolvimento do sistema capitalista, que proporcionou a possibilidade de novas formas de comunicação no contexto tecnológico globalizado. Assim, o entretenimento virtual ganha cada vez mais espaço para uso no cotidiano das famílias. Desta forma, com o avanço da tecnologia de informação e comunicação, temos a facilidade de fazer compras pela internet, realizar pagamentos de contas, conversar com amigos que estejam distantes, saber notícias do Brasil e do mundo, tudo isso em tempo real, o que parece ser um facilitador para a interação dos adolescentes, visto que grande parte dominam estas ferramentas. A adolescência consiste numa fase de mudanças, tanto fisiológicas, psíquicas como sociais, e considerando que no bojo dessas transformações, encontra-se a busca pela identidade, que passa a estar presente nos questionamentos dos/as adolescentes e que os/as conduzirá a inúmeras experiências que serão vivenciadas intensamente ao longo da adolescência. Contudo, como os/as adolescentes têm lidado com a internet no processo de construção das suas identidades sociais ao passo que o consumo de bens se tornam essenciais para a formação de seu eu? Assim, este trabalho é fruto da experiência de estágio supervisionado obrigatório em uma ONG em Jaboatão dos Guararapes, e teve por objetivo analisar a influência do consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes. Os procedimentos metodológicos empregados foram revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de questionário semi-estruturado. A pesquisa é de caráter qualitativo e de pesquisa-ação. E os resultados apontam que a internet se configura como mais um meio abrangente para interação e socialização dos/as adolescentes, sendo essencial o consumo de tecnologia/internet uma vez que o associam ao sinônimo de prazer e lazer, e há necessidade de discutir mais sobre a relação de consumo de tecnologias e o comportamento dos adolescentes diante da sociedade de consumo.
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    O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio
    (2021-03-05) Pedrosa, Millena Leal Ferraz; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/2776978634454172
    O presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.
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    Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica
    (2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836
    O trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.
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    Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Doméstica., 2011) Alves, Maria de Fátima Paz
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