Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Afeto (Psicologia)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da afetividade na relação professor-aluno para a construção de aprendizagens
    (2021) Silva, Elitania Maria Nascimento da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    As emoções e os sentimentos fazem parte da vida e interferem em todo o ser, até mesmo no conhecimento e na aprendizagem. O que enfatizou o interesse em abordarmos através de uma revisão bibliográfica de temática considerada atemporal, visando compreender a dimensão afetiva numa relação de causa e efeito com a afetividade num mecanismo de aprendizagem entre professor-aluno, pois o afeto, o carinho, a ternura e a amorosidade são fundamentais para o desenvolvimento de uma boa relação social. O artigo dispõe de uma pesquisa de caráter investigativo exploratório, introduzindo que, o papel do educador é apresentado como um facilitador da compreensão do mundo, possibilitando à criança dar significado às suas próprias descobertas, onde a construção da linguagem oral permite à criança expressar suas ideias e sentimentos em relação ao mundo e às pessoas com quem convive. O estudo relaciona os principais autores e suas fundamentações teóricas, tais como: Antunes (2006), Freire (1996), Wallon (1995). E contempla estudos voltados a comprovação de que professores que interagem plenamente com seus alunos contribuem efetivamente para uma melhor aquisição dos conteúdos escolares, ressaltando a necessidade de uma constante avaliação por parte do professor e sua prática pedagógica visto que atividades e métodos de ensino inadequados podem interferir diretamente na aprendizagem dos alunos. Desta forma, o profissional da área da educação deve voltar-se a práticas mais afetivas durante o processo de mediar o conhecimento, contribuindo numa melhor relação professor-aluno e interferindo positivamente na vida de seus educandos, tornando-os mais pensantes e críticos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Afetividade na educação infantil: a relação entre os profissionais e as crianças no espaço escolar
    (2019-11-20) Silva, Diana Izabela da; Lins, Mônica; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194
    A afetividade ainda é entendida como uma conduta carinhosa, afetuosa, e por conta disso, é sentida a falta de trabalhos que abordem a importância da mesma na aprendizagem do ser humano. Por este motivo, esta pesquisa tem uma problemática embasada na busca por compreender como ocorre a influência da afetividade nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Por isso, a afetividade abordada na presente pesquisa, está pautada na teoria de Henri Wallon (1984), que defende que ela vai além de atos de carinho, isto pois está ligada ao conhecer, ouvir e se importar com o desenvolvimento do outro, que neste caso, está focado no estudante; com o objetivo principal de fazer uma análise da influência das relações afetivas entre as crianças e profissionais que atuam em sala, no processo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e observação, pois a intenção é que através desses instrumentos, seja possível compreender a concepção dos profissionais acerca da afetividade e se ela condiz com suas atitudes, para isto, seis profissionais participaram da pesquisa, além dos alunos. Durante a exploração do material obtido, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), que permitiu fazer descrições das características que serão importantes para o tema. E os resultados, mostraram que existe uma falha na concepção de afetividade, mas que isso não interfere na prática, pois em qualquer relação de pessoa para pessoa, a relação afetiva está presente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mito e antropologia: um exercício de reflexão epistemológica
    (2019) Oliveira, Maria Cinthia Pio de; Sodré, Felipe Arruda; http://lattes.cnpq.br/7872778382648001; http://lattes.cnpq.br/3401225384923196
    Este trabalho tem como objetivo pensar a importância da temática do Mito para a Antropologia enquanto ciência. Uma vez que Mito e Razão são duas formas diferentes de conceber a realidade e que foram considerados excludentes entre si pelo pensamento grego. Desse modo, apresento uma revisão bibliográfica acerca do tema, assim como, desenvolvo um contexto da história da antropologia que faz referência à relação Mito x Razão, através de uma reflexão sobre o pensar antropológico, do fazer antropológico, do conhecer antropológico e, ao final, da razão antropológica, onde discorro sobre alguns sentidos da antropologia para a produção do conhecimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Problemas emocionais podem provocar dificuldades na aprendizagem de crianças nas séries iniciais
    (2021) Silva, Gabriela Cabral da; Silva, Janaina Luciana da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866
    Muitas crianças apresentam problemas afetivo emocionais acarretados por inúmeras razões, os quais infelizmente acabam influenciando em seu comportamento e consequentemente em seu desenvolvimento no processo de aprendizagem desde as séries iniciais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os impactos causados por problemas emocionais, buscando investigar como as relações familiares impactam diretamente na aprendizagem das crianças e em seu desenvolvimento social, bem como se os docentes estão preparados/capacitados para auxiliar e mediar o processo de aquisição do conhecimento, favorecendo de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem desses educandos. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, com base em artigos publicados no Google Acadêmico e com análise de diversas reflexões de estudiosos sobre comportamento e educação infantil, cuja verificação comprovou quão relevante é um relacionamento familiar saudável, para que a criança alcance êxito no âmbito escolar, bem como no social. Constatou-se também o quanto é importante a relação afetiva entre professor e aluno para o processo de desenvolvimento da criança e o quanto algumas atividades podem ajudá-las a aprenderem como lidar com suas emoções. Verificou-se que uma boa formação docente, assim como o trabalho em conjunto com todos os que fazem parte da comunidade escolar é primordial para o bom desenvolvimento afetivo emocional e educacional dos educandos. As crianças que apresentam problemas emocionais, quando auxiliadas adequadamente pelos docentes desde a educação infantil, aprendem a reconhecer, verbalizar e lidar com suas emoções, chegando à fase adulta com uma melhor saúde mental, uma vida social satisfatória e com seus conflitos bem elaborados. Portanto, é de fundamental importância ensiná-las a olharem pra dentro de si mesmas e falar a respeito de suas emoções. A pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento a respeito do contexto emocional na aprendizagem das crianças, contribuindo positivamente para formação de profissional na educação visando um ensino de excelência.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão