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Navegando por Assunto "Agrobiodiversidade"

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    A experiência agroecológica do Sítio do Futuro: um estudo de caso como modelo de desenvolvimento sustentável
    (2022-05-27) Silva, Luana Cristine Ferreira da; Oliveira, Maria do Socorro de Lima; http://lattes.cnpq.br/1088572350623888; http://lattes.cnpq.br/6404147255589837
    O meio rural formado por agricultores/as, experimentadores/as agroecológicos é um espaço rico em vivências, de saberes ancestrais que são passados entre as gerações, se constituindo como um território de resistência e enfrentamentos aos pacotes proporcionados pela revolução verde que, de certa forma ocasionou e ocasiona problemas sociais, ambientais e econômicos. Nesta perspectiva sistematizar e descrever experiências agroecológicas é uma forma de enfrentamento a esse modelo de agricultura convencional. O presente trabalho se configura como um estudo de caso que busca retratar a realidade profunda, procurando revelar as múltiplas dimensões presentes na experiência agroecológica de seu Barrim e dona Marilene, vivenciada no Sítio do Futuro/Ouricuri-PE. Na metodologia será realizada uma análise no agroecossistema tendo como finalidade colocar luz na agrobiodiversidade presente nos quintais produtivos, nos bens agrícolas, florestais e culturais. Bem como as rodas de conversas e uma análise de algumas variáveis qualitativas do método LUME como: autonomia e equidade de gênero. Os dados obtidos nessa pesquisa demonstram a importância e contribuição da experiência de seu Barrim e Dona Marilene na preservação e manutenção da agrobiodiversidade, na soberania e segurança alimentar da família, ajudando no combate aos processos de mudanças climáticas, desertificação do semiárido, perda de biodiversidade e a degradação de ecossistemas, bem como sua contribuição social.
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    Águas que correm no Rio São Francisco: um mergulho nas memórias de Caroline Alves
    (2024-03-05) Alves, Caroline da Silva; Silva, José Nunes da; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728; http://lattes.cnpq.br/1731357666757671
    Apresento neste memorial relatos dos fatos mais marcantes da minha jornada pessoal e acadêmica, culminando na chegada ao Bacharelado em Agroecologia com ênfase no Campesinato e Educação Popular (BACEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. De forma descritiva, busquei retratar a minha identidade, origens, aprendizados adquiridos durante o curso e os planos para o futuro. Para enriquecer essa narrativa, utilizei a ferramenta “Rio do Tempo”, uma linha do tempo que destaca momentos importantes e lições aprendidas ao longo do percurso. O memorial é estruturado em eixos temáticos – Conhecer, Planejar, Agir e Avaliar – nos quais são abordadas as vivências comunidade e universidade, as imersões e estágios. Destaca-se a bagagem enriquecida pelas experiências vividas durante o curso, retrato a importância dos saberes e práticas tradicionais/ancestrais na busca do bem viver. Além disso, são apresentadas as temáticas da Agrobiodiversidade e criação animal, servindo como guia para os estágios realizados. Por fim, o memorial visa mostrar a minha transformação, apresentando uma educanda educadora capaz de ouvir, compreender, analisar e construir em conjunto a partir da realidade presente.
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    Corpos-territórios de vidas e lutas camponesas no sertão do Pajeú e agrestes de Pernambuco
    (2024-03-05) Silva, Tatiane Faustino da; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728
    Este Memorial narra minha jornada no Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019.2 a 2024.1), destacando minha identidade camponesa e temas como a agrobiodiversidade, a convivência com o semiárido, as juventudes e as mulheres camponesas e suas subjetividades. Utilizei metodologias como revisão bibliográfica de textos técnicos e acadêmicos, releitura e revisão dos relatórios das Vivências-campo e Universidade realizados durante o curso e pesquisa de vídeos e poesias sobre o Sertão do Pajeú, construção da minha linha do tempo e diálogos com a orientadora para aprofundar reflexões sobre os temas. Concluo que a formação em Agroecologia é importantíssima e necessária para o desenvolvimento de territórios ambientalmente, economicamente e socialmente justos.
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    Diversidade de abelhas em sistema agroflorestal situado em um fragmento da Mata Atlântica pernambucana
    (2025-03-19) Mamede, Luiz Fernando Santos; Dantas, Priscylla Costa; Dueñas Cáceres, Juan Sebastián; http://lattes.cnpq.br/4170454372593251; http://lattes.cnpq.br/6273432811214707; http://lattes.cnpq.br/7691262459335217
    Os sistemas agroflorestais (SAFs) destacam-se como estratégias sustentáveis capazes de harmonizar produção agrícola e conservação da biodiversidade, especialmente em biomas Hotspot de biodiversidade como a Mata Atlântica. Este estudo investigou a diversidade de abelhas em um SAF localizado no bioma Mata Atlântica no estado de Pernambuco, utilizando armadilhas cromáticas azuis posicionadas a 1,20 m do solo. O trabalho foi conduzido no Espaço de Práticas Agroflorestais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o qual tem uma área de 660 m² com espécies arbóreas (ex.: pau-ferro, ingá), frutíferas (ex.: mamão, graviola), tubérculos e cultivos de hortaliças. Durante oito semanas (novembro/2024 a janeiro/2025), foram realizadas coletas semanais. Os espécimes coletados foram contados e separados por morfoespécie e identificados até a mínima categoria taxonômica possível. adicionalmente foram calculados alguns parâmetros de diversidade. No total foram avaliados 821 indivíduos, distribuídos em 45 morfoespécies, com dominância da subfamília Halictinae (91,35% dos indivíduos). O índice de Shannon-Wiener (H’ = 1,98) indicou diversidade moderada, típica de ambientes heterogêneos como SAF, enquanto a baixa equitabilidade (J’ = 0,52) refletiu a dominância de poucos táxons, como a morfoespécie 1 Augochlorini (50,6% das capturas). A completude amostral foi estimada em 78,8% (Chao1 = 57,07). A eficiência das armadilhas (0,61 abelhas/armadilha/dia). Os resultados destacam o potencial dos SAFs como refúgios para as abelhas e reforçam a importância de pesquisa para conservação desses insetos, salientando sua importância ecológica e econômica. Os SAFs, aliados a práticas de manejo sustentável, são ferramentas-chave para conciliar produção agrícola e conservação da biodiversidade, aumentando resiliência de comunidades às mudanças climáticas causadas por ações antrópicas e auxiliando na soberania alimentar.
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    Natureza e agroecologia: práticas de regeneração para construção de saberes à outro mundo possível
    (2025-03-18) Rebonato, Lara Heloísa Mendonça; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/5787163688708303
    O presente trabalho relata as vivências apreendidas no Bacharelado em Agroecologia, experienciadas por mim durante a graduação, transformando-me em agroecóloga-educadora no decorrer dos quatro anos de curso. Revivi e aprofundei as temáticas que adornam a minha atuação em campo a partir da escolha metodológica da revisão de todas escritas produzidas durante o curso, em sua abrangência, culminâncias, relatórios e sistematizações feitas para essa escrita. A construção do conhecimento agroecológico é elucidada em como os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica animam os processos participativos nas comunidades rurais a partir da sensibilização a prática das Agriculturas Sustentáveis com o resgate e manutenção da Agrobiodiversidade para, ou, em prol do desenvolvimento rural sustentável absorvidas nos territórios adotados durante o curso. Germinar como agroecóloga-educadora é um transformar constante em busca de construir diálogos com a agricultura familiar que edifiquem a participação e atuação das agricultoras(es) nos processos de socioeducativos de regenerabilidade da Natureza.
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    O manejo da agrobiodiversidade e estratégias de conservação de sementes vegetais na Agroecologia
    (2025-03-18) Silva, Ângela Rossana Costa da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/2097284574561161
    Este memorial apresenta a minha vivência e experiências durante os quatro anos de formação no curso de Bacharelado em Agroecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que iniciou no ano de 2021 e terminou no ano de 2025. O objetivo deste memorial é relatar a minha trajetória acadêmica por meio de uma análise reflexiva e sistemática dos principais aprendizados, desafios, eixos e temas abordados ao longo dos semestres. A metodologia utilizada baseou-se nas memórias acadêmicas revisitadas a partir do processo vivido, dos materiais produzidos e textos indicados durante o curso, possibilitando a construção de uma narrativa que integrasse os aspectos mais marcantes da formação. Os principais instrumentos utilizados foram os relatórios produzidos, as viagens de imersão, os arquivos audiovisuais, as aulas remotas, os cadernos e os registros das culminâncias. Este memorial é composto por três partes: na primeira parte, apresento a minha identidade, na qual descrevo de forma sintetizada os momentos da minha vida pessoal, tanto no estado no Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, e a trajetória educacional, onde relato o início da minha vida educativa, a realização dos cursos técnicos e a minha entrada na universidade. Na segunda parte, trago a linha do tempo, destacando os desafios, os principais aprendizados, eixos e temas mais relevantes do primeiro ao oitavo período; os estágios supervisionados obrigatórios, realizados no primeiro e oitavo período; e os dois temas de aprofundamento, em diálogo com as experiências vividas e com os diferentes pontos de vista acerca dos temas. Na terceira e última parte, apresento o fechamento da minha trajetória acadêmica, retomando os desafios e os aprendizados, concluindo essa trajetória afirmando que a minha caminhada como agroecóloga e educadora continua no aprendizado, na partilha e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
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    Uma análise histórica da mulher na agricultura familiar e sua relevância para preservação da biodiversidade genética e ecológica
    (2024-03-05) Silva, Jenifer Carla Borges da; Freitas, Nara Suzy Aguiar de; http://lattes.cnpq.br/6891650997818766; http://lattes.cnpq.br/0352343973672028
    A agricultura familiar, essencial para a segurança alimentar e sustentada por práticas ancestrais, é marcada pelo papel fundamental das mulheres na conservação da diversidade genética e no cultivo de variedades tradicionais. Essas variedades são vitais para a resiliência dos ecossistemas frente a desafios ambientais, mas estão ameaçadas pela agricultura moderna e pela erosão genética. Sendo assim, esta pesquisa visa analisar a contribuição feminina na agricultura familiar e seu impacto na conservação da biodiversidade agrícola. Utilizando uma metodologia de meta-análise, a pesquisa examina 60 publicações científicas, incluindo artigos, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso, para identificar tendências e lacunas no conhecimento. Aproximadamente 80% dos estudos analisados incluem informações específicas sobre gênero, com 18% concentrados especificamente nas mulheres, refletindo a realidade nacional da participação feminina na agricultura. Análises de correlação e testes quiquadrado foram aplicados para investigar a relação entre gênero e uso de agroquímicos e práticas orgânicas, sem encontrar associações estatísticas significativas. A Análise de Correspondência Múltipla (ACM) foi empregada para explorar as relações entre variedades de sementes, métodos de obtenção, e localizações geográficas das famílias agricultoras no Brasil. Os resultados revelam barreiras sistêmicas enfrentadas pelas agricultoras, como acesso limitado a recursos financeiros e crédito agrário. O estudo também destaca a seleção de sementes baseada em características imediatas, a importância cultural das sementes e a necessidade de políticas de suporte para agricultura familiar. Um aspecto crucial é a contínua segregação genética das sementes crioulas, que permite sua adaptação a mudanças ambientais e resistência a pragas e doenças, embora possa resultar em inconsistências na produção. A seleção artificial de sementes crioulas por agricultores pode levar à perda de genes valiosos, ressaltando a urgência de ampliar a presença de técnicos especializados. A agricultura familiar no Brasil revela-se de forma complexa, influenciada por fatores históricos, culturais e ambientais.
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