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    Caracterização do regime pluviométrico em roçados agroecológicos no Sertão do Pajeú/PE
    (2022-10-14) Moura, Victoria Regina de Souza; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/9506739654872986
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    Circuitos Curtos de Comercialização: uma aproximação de produtores-consumidores
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Mattos, Jorge Luiz Schirmer de
    O Assentamento Chico Mendes III compreende uma área de 413,33ha, ocupada desde 2004 por 55 famílias. Chico Mendes III apresenta potencialidade para a produção agrícola, principalmente de hortaliças. Com este intuito e com o apoio da UFRPE, cerca de 20 famílias assentadas estão envolvidas na produção de uma grande diversidade de cultivos e com a criação de duas feiras agroecológicas, sendo uma em São Lourenço da Mata e a outra no, bairro Dois Irmãos, em Recife. Concomitantemente a criação das feiras apoiou-se o planejamento lançando-se mão de pesquisas de mercado. Contudo, se faz necessário um acompanhamento em médio prazo das feiras para registrar os produtos comercializados, verificar seus aspectos qualitativos e quantitativos, as preferências e opiniões dos consumidores e o atendimento a eles dispensado com vistas a auxiliar nas tomadas de decisão dos feirantes por ocasião do planejamento da produção e da comercialização. Há também que se aproximar e aprofundar a relação produtores/consumidores com a criação de espaços de diálogos tanto nas feiras quanto nos locais de produção do assentamento. Por fim, o objetivo do presente projeto é contribuir com o aumento dos laços de solidariedade entre produtores e consumidores das Feiras Agroecológicas Chico Mendes.
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    Diversidade de nematoides em sistema agroecológico na Caatinga
    (2025) Morais, Thayná Felipe de; Pedrosa, Elvira Maria Regis; http://lattes.cnpq.br/8905353478054504; http://lattes.cnpq.br/1303449671731706
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    Do açaí a cannabis: agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica
    (2025-03-17) Silva, Sivaldo Mendes da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/8423409450572038
    O curso de bacharelado em agroecologia tem uma metodologia de ensino em regime de alternância onde nós estudantes passamos 1 semana de cada mês tendo aula na universidade e as outras 3 semanas com atividades para aplicar no território onde vivemos, seja no agroecossistema onde o estudante está inserido ou em algum que ele adote para poder fazer as atividades. Este memorial busca apresentar uma sistematização das atividades que eu vivenciei durante os 4 anos de curso, que estejam focadas nas experiências que tive com agroecossistemas biodiversos em transição agroecológica, dessa forma trarei relatos de experiências, estudos que fizemos em sala de aula, fotos tiradas a campo, atividades realizadas nas imersões e assim poder mostrar um pouco dos caminhos que trilhei. Em todos os períodos do curso trabalhei com alguma atividade relacionada a produção agrícola, me levando a aprofundar o conhecimento agroecológico sobre a dimensão técnico produtiva e consegui relacionar o que estava sendo estudado em sala de aula com o que eu vivi no campo. O modelo de agricultura que estava mais presente durante esse tempo no curso foram os sistemas agroflorestais e a cultura que mais me chamou atenção pela sua importância atual foi cannabis medicinal.
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    Escrevivência camponesa: arteando práticas educativas em agroecologia com a juventude do semiárido
    (2024-03-08) Meneses, Soraya Cindcy Araújo; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728
    This work aims to share my experiences as a "writing" peasant, who made it an academic commitment to break with the epistemic invisibility of rural youth. To reconstruct my academic trajectory, I collected all the materials where I recorded the activities related to my training: field notebooks, reports, culmination guides; photos; videos and audios and I adopted the notion and conception of spiral time as a reference. The systematization of my experience in the Bachelor's Degree in Agroecology allowed the reconstruction of the process experienced and the deepening of the reflections made based on my practice. Throughout the text, which is also a body, I deepen reflections on the condition of youth in the countryside and its place in academic research. I share the experiences of formal and non-formal education with peasant youth and finally, I emphasize what most influenced and constituted my identity as a Bachelor's Degree - Educator in Agroecology.
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    Estudo do regime de precipitação em áreas do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos
    (2020-12-21) Silva, Juliana Melo da; Ferreira, Ademir de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6485786832294884; http://lattes.cnpq.br/5271108622932745
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    A experiência agroecológica do Sítio do Futuro: um estudo de caso como modelo de desenvolvimento sustentável
    (2022-05-27) Silva, Luana Cristine Ferreira da; Oliveira, Maria do Socorro de Lima; http://lattes.cnpq.br/1088572350623888; http://lattes.cnpq.br/6404147255589837
    The rural environment formed by farmers, agroecological experimenters is a space rich in experiences, of ancestral knowledge that is passed between generations constituting itself as a territory of resistance and confrontations to the packages provided by the green revolution that in a way caused and causes social, environmental and economic problems. From this perspective, systematizing and describing agroecological experiences is a way of confronting this model of conventional agriculture. The present work is configured as a case study that seeks to portray the profound reality, seeking to reveal the multiple dimensions present in the agroecological experience of Seu Barrim and Dona Marilene. In the methodology, an analysis will be carried out in the agroecosystem with the purpose of shedding light on the agrobiodiversity present in productive backyards, in agricultural, forestry and cultural assets. As well as conversation circles and an analysis of some qualitative variables of the LUME method such as: Autonomy and gender equity. The data obtained in this research demonstrate the importance and contribution of the experience of Seu Barrim and Dona Marilene in the preservation and maintenance of agrobiodiversity, in the sovereignty and food security of the family, helping to combat the processes of climate change, semi-arid desertification, loss of biodiversity and the degradation of ecosystems, as well as their social contribution.
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    Extensão pesqueira com a comunidade de Tatuoca: abordagem agroecológica na valorização cultural
    (2021-12-14) Melo, Marília Tenório Gouveia de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/2465092101148535
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    Inclusão digital e relação escola comunidade: instrumentos para o desenvolvimento da agroecologia na agricultura familiar e do protagonismo de jovens rurais no Sertão de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Torres, Avaní Terezinha Gonçalves
    Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar agroecológica por meio da inclusão digital de jovens rurais e do intercâmbio entre Universidade e Comunidade. Como lócus de ação, escolhemos o município rural de Santa Cruz da Baixa Verde, localizado na mesoregião do Sertão do Pajeú no Estado de Pernambuco. Neste, priorizamos o investimento na comunidade de Jatiúca, por meio da Escola Municipal Artur Viana, com 40 jovens, inicialmente. Considerando a importância da relação escola/comunidade, buscaremos contribuir com os conhecimentos sobre informática e agroecologia de jovens rurais, alunos e não alunos da referida escola. Acreditando em uma metodologia participativa, visamos realizar uma pesquisa-ação por meio da qual Universidade e a sociedade se integrarão na construção do conhecimento visando o desenvolvimento sustentável da região.
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    Integração universidade-agricultor familiar-parceiros III: rodas de debate e dia de campo sobre o manejo da podridão radicular em Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Medeiros, Erika Valente de
    Tendo em vista o sucesso dos projetos “Integração Universidade Agricultor familiar-parceiros I e II”, pelos encontros e integração com todos os atores, surgiu, uma demanda para um problema sério: a podridão radicular da mandioca. É de difícil controle, pois além de existir uma diversidade de patógenos envolvidos, o controle químico é ineficiente pois está fortemente associadas à riscos ambientais, econômicos e sociais. Por isso, existe uma forte necessidade da adoção de medidas integradas de manejo que preconizem práticas sustentáveis e accessíveis aos agricultores. Esta interação será uma forma de assegurar a cidadania e garantir a inclusão social desses agricultores, bem como colocar os alunos desta instituição de ensino na prática extensionista. Por isso, este projeto tem como objetivo manter a integração entre os atores sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, produtores familiares do Agreste de Pernambuco e parceiros como o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA, PRORURAL, Secretarias de agricultura, e outros, através do grupo (AGROFAMILIAR) e dissertações empenhadas em resolver o problema. Serão realizadas visitas periódicas aos agricultores familiares, revisões de literatura, reuniões e apresentações de trabalhos para debate sobre formas de manejo e dia de campo sobre o manejo alternativo da podridão radicular da mandioca na comunidade do Castainho.
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    Levantamento fitossanitário em sistemas de produção agroecológica de hortaliças
    (2021-04-07) Sá, Lael Menezes de; Evangelista Júnior, Walter Santos; http://lattes.cnpq.br/6728342264331935; http://lattes.cnpq.br/5679363179932756
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    METAA: Água limpa para todos, um direito universal
    (2024-03-08) Silva, Gilson José da; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086
    This memoir depicts the past four years of my academic journey, highlighting the most significant themes and experiences I lived from the second semester of 2019 until 2023. It focuses particularly on creating METAA (Micro-Ecological Water Treatment Station) as the culmination of this trajectory. Organized by periods, it addresses extension activities, research, classroom, and mandatory internship, rescuing immersion reports and field experiences. The document emphasizes challenges and choices made throughout the course, emphasizing the perspective of the Rural Zone of Olinda/PE, specifically the Agroecological Production Unit of Vale do Acauã (UPAVA).
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    Monitoramento ambiental de solo de sistema agroecológico no município de São Raimundo Nonato/PI.
    (2020-07) Maurício, Dayane das Neves; Ferreira, Ademir de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6485786832294884; http://lattes.cnpq.br/4733494055564300
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    Núcleo de Agroecologia e agricultura familiar
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Andrade, Horasa Maria Lima da Silva
    O presente projeto tem como objetivo continuar o trabalho do Grupo de Estudo e Debates sobre Agroecologia e Agricultura Familiar Camponesa na UAG/UFRPE, fortalecendo uma iniciativa já em andamento que vem reunindo professores/pesquisadores, extensionistas, alunos, agricultores familiares, movimentos sociais e interessados em Agroecologia. Como etapas do projeto houve três etapas: sensibilização e divulgação; Estudos e debates; participação e promoção de eventos. O Núcleo em Agroecologia estimulou o debate, promoveu estudos específicos em torno da temática, realizou visitas às propriedades agroecológicas, apoiou projetos de processos de reconversão na perspectiva da agroecologia por meio de uma incubadora tecnológica de organizações coletivas junto a rede produtiva do feijão. Este projeto teve a parceria do IPA/ Rede Temática de Agroecologia, PRORURAL, Rede de educadores em Economia Solidaria e uma articulação junto à UFRPE/sede, Departamento de Educação e a Associação Brasileira de Agroecologia- ABA e Sociedade Latinoamericana de Agroecologia- SOCLA. A incubora a ser formada deve ser integrada a rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - ITCps , dentro da política do PRONINC (Programa Nacional de Incubadoras) atendendo aos agricultores do agreste meridional.
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    Os ciclos da vida e o redesenho de agroecossistema no sítio Três Estrelas
    (2025-03-18) Silva, Anderson Severino da; Silva, Gilvânia de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462
    Este trabalho relata minha trajetória no curso de Bacharelado em Agroecologia, destacando os aprendizados adquiridos ao longo da formação e as conexões entre teoria e prática, na construção do meu perfil como agroecólogo-educador. Neste estudo, enfatizo a importância do conhecimento do bioma local pelas famílias camponesas, pois esse entendimento é fundamental para projetar agroecossistemas mais resilientes. A integração dos subsistemas animal e vegetal é essencial para promover a ciclagem de nutrientes e aumentar a biodiversidade nos agroecossistemas. A metodologia de organização do trabalho utilizou as anotações das aulas, relatórios, fotografias e vivências (imersão, vivência universitária, vivência realidade campo e estágios). Os principais teóricos que ajudaram na construção da fundamentação teórica e reflexões foram: Capra (2002), Caporal (2015), Caporal, Costabeber (2004), Monteiro (2012), Figueiredo, Brainer, Guilhermina (2022), Gandin (2001), Gotsch (1997), Machado (2012), Frossard (2014) e Rodrigues, Barbieri (2008). Neste memorial reafirmo a relevância do planejamento participativo no redesenho de agroecossistemas, como uma estratégia para fortalecer a autonomia das comunidades rurais. Abordo estilos de agricultura sustentáveis, como modelo de produção, que busca ser ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente viável a longo prazo. A integração dos princípios naturais nos sistemas produtivos agrícolas é uma abordagem que defendo, apresentando a Agroecologia como uma alternativa viável à agricultura convencional. Compartilho também minha experiência prática, desenvolvido no meu território com minha família no Sítio Três Estrelas, bem como no trabalho com comunidades rurais, atuando como extensionista educador profissional (de nível médio) e em formação (nível superior). Ao longo dessa jornada, consolidei minha identidade profissional e reafirmo meu compromisso com a Agroecologia como uma escolha de vida. Para o futuro, pretendo continuar integrando trabalho e estudo, contribuindo para a construção de territórios mais sustentáveis e socialmente justos.
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    Padrão de segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias agricultoras da comunidade Carnaúba do Ajudante – Serra Talhada (PE)
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada; Administração, 2011) Silva, Fabiana Maria da
    As ações de extensão são de fundamental importância para a sociedade como um todo, sendo parte constitutiva dos alicerces que fundamentam a Universidade, no tripé ensino-pesquisa-extensão. Assim, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS, que tem por objetivo fortalecer a Agriculta Familiar e Camponesa de nossa região traz como proposta o presente projeto: realizar um diagnóstico do Padrão de Segurança e Soberania alimentar da comunidade de Carnaúba do Ajudante. A ação consistiu na elaboração e aplicação de um questionário sócio-econômico entre os agricultores e agricultoras com vistas a identificar o padrão de segurança e soberania alimentar das famílias. Foi identificado que todas as famílias encontram-se em insegurança alimentar e nutricional e não possuem soberania sobre o que consomem. Outros aspectos também foram levantados, como a questão do lixo, por exemplo. A partir desse levantamento, foram realizadas oficinas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras, através de uma alimentação segura e saudável, além de conscientizar os mesmos sobre a importância de uma alimentação equilibrada, sem contaminação, sendo a mais natural possível além da própria preservação do meio em que vivem.
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    Qualidade do solo em áreas de consórcio agroecológico e cultivos convencionais no alto Sertão sergipano e na Serra da Capivara - PI
    (2022) Moreira, Carolina da Silva; Ferreira, Ademir de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6485786832294884; http://lattes.cnpq.br/2172701877540230
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    Relatório de Estágio Supervisionado não Obrigatório: descrição de atividades realizadas no SAFUC da Prefeitura da Cidade do Recife
    (2023) Mello, Carla Priscila da Silva; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. Avaliação da mudança de paisagem nos municípios de Amaraji (PE) e Chã-Grande (PE) durante os anos (1985 - 2020) utilizando dados do Projeto MapBiomas
    (2024-10-11) Pedrosa, Hugo Bandeira D’Arolla; Nascimento, Cristina Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9289129949520610; http://lattes.cnpq.br/4470288990031188
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    Territorialidade dos Povos das Águas na Ilha de Itamaracá: agroecologia, expressões culturais e resiliência comunitária
    (2025-03-17) Souza, Natália Alves de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/9843977520111458
    Este memorial registra minha trajetória acadêmica e pessoal no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular da UFRPE, explorando minha conexão com a Ilha de Itamaracá e o "campo das águas". Utilizei metodologias de pesquisa qualitativa bibliográfica e empírica, valorizando saberes populares, registrando vivências com anotações e fotografias. Discuto minhas experiências iniciais, a relação com a pesca, e a resiliência comunitária como fator de fortalecimento das comunidades pesqueiras, destacando o papel das mulheres nesse contexto. Refletindo sobre o impacto dessas vivências na minha formação e na construção de uma territorialidade emancipatória.
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