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    Acompanhamento técnico das atividades da terra tecnologia agrícola Ltda – Jaboatão dos Guararapes/PE
    (2023-05-04) Amorim, Luiz Eduardo Santos de; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/5032336323185051
    O mercado de vendas e distribuição de insumos agrícolas é uma parte importante do setor agrícola brasileiro, no ano de 2022, a indústria de agrotóxicos cresceu expressivos 73 por cento, e o PIB do segmento de insumos do agronegócio cresceu 23,11 por cento, frente ao ano de 2021. Este relatório trata de uma descrição das atividades vivenciadas durante o período de estágio supervisionado obrigado (ESO), na empresa Terra Tecnologia Agrícola, localizada em Jaboatão dos Guararapes - PE, sendo realizado com base em pesquisas, em livros, sites e artigos acadêmicos, além da coleta de informações por observação direta na empresa. Durante o período de estágio foram realizadas diversas atividades, como acompanhamento de orientações técnicas, vendas e consultoria de defensivos agrícolas, sementes de hortaliças e sementes de pastagens, análise de emissão de receitas agronômicas e logística de produtos. Foi possível verificar a importância desse segmento para o setor agrícola Nordestino, e a importância de cumprir todas leis, regras e normas para o armazenamento, venda, transporte e utilização de agrotóxicos e insumos agrícolas. Além de constatar a importância da realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), e seus benefícios para a formação de futuros profissionais.
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    Acompanhamento técnico na Terra Tecnologia Agrícola Ltda: aprendendo sobre a área comercial da Agronomia
    (2024-10-07) Oliveira, Débora Alves de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/4419251204913814
    O agronegócio é fundamental para a evolução social e econômica do Brasil, destacando o país como um dos maiores produtores de alimentos. O desenvolvimento agrícola nordestino tem sido crucial para a economia regional, representando significativo favorecimento no PIB. Os insumos agrícolas fazem parte do processo de modernização agrária e nesse contexto, a Terra Tecnologia Agrícola Ltda, atua na distribuição de insumos no Nordeste, focando na sustentabilidade e na eficiência para impulsionar a produtividade agrícola. Esse relatório reporta as vivências técnicas realizadas na unidade Jaboatão da Terra Tecnologia Agrícola, contribuindo para o aprendizado da área comercial da agronomia, acompanhamento de negociações e vendas, bem como visitas técnicas, para melhor atender os clientes. As atividades desenvolvidas colaboraram para criação de network e bagagem técnica dos negócios, bem como aprimoraram conhecimentos sobre os insumos agrícolas para vários segmentos da agropecuária de Pernambuco.
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    Características do uso de Big Data e análise de dados na tomada de decisão de empresas do agronegócio listadas na Bolsa de Valores
    (2024-10-04) Lima, Jônatas Silva de; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222
    O estudo caracteriza o uso de Big Data na tomada de decisões nas 3 (três) maiores empresas do agronegócio brasileiro listadas na Bolsa de Valores (B3), considerando valor de mercado, e os eventuais desdobramentos desse uso sobre o seu desempenho operacional. Conforme a literatura especializada, a aplicação de grandes volumes de dados e de tecnologias relacionadas contribuem para a eficiência e competitividade das organizações. A partir de coleta de dados secundários, foi empregada a análise dedutiva dos relatórios institucionais das empresas JBS, BRF e São Martinho. A codificação de termos relacionados a Big Data permitiu a identificação de padrões entre o seu uso, a análise dos dados, a tomada de decisão e o desempenho alcançado nessas empresas. Os resultados mostram que, embora o termo Big Data tenha sido explicitamente mencionado apenas pela BRF em seu relatório, a prática de coleta e análise de dados é amplamente utilizada para otimizar operações e alavancar a sustentabilidade econômica. Defende-se, portanto, que o uso de dados desempenha um papel estratégico crucial no agronegócio, podendo conduzir à eficiência e à tomada de decisões estratégicas, mesmo quando o conceito de Big Data não é formalmente adotado.
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    Cultivo do milho no Sistema Santa Fé na Fazenda Mata Escura, município de Buriti Bravo - MA, pertencente à Agromaratá
    (2021-12-27) Veloso, Pedro Antonio de Arruda; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/9359490590142345
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    Estágio curricular supervisionado obrigatório: agronegócio em Pernambuco - arranjos produtivos locais Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER
    (2020-09-04) Guimarães, Alane Silva; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/4496977590026806
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    Estágio supervisionado obrigatório – ESO
    (2022-06-13) Costa, Gabriel Aubry Porto; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921
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    Fake news na bovinocultura e seus impactos no agronegócio brasileiro
    (2022-10-04) Cavalcanti, Amanda Barbosa de Siqueira; Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3851426263880079; http://lattes.cnpq.br/5972982453438490
    Em pleno século XXI, a população se tornou alvo das “Fake News”, compartilhando e consumindo conteúdo de fontes duvidosas. O agronegócio também se tornou alvo dessas falácias e, por consequência disso, acaba por ser tido como vilão pela sociedade. A divulgação de notícias como a poluição por gás metano causada pela bovinocultura e o receio que a população tem com o consumo de carne acabam criando raízes na mente dos consumidores e por falta de informações de fontes confiáveis. É muito difícil desfazer a mentira na mente das pessoas. Assim, o presente estudo tem como objetivo expor as mentiras e mostrar o efeito na atividade do agronegócio, onde tem-se que se preocupar com as boas práticas nos processos que envolvem a produção animal. É primordial trabalhar para informar seus consumidores sobre a real situação dos animais e meio ambiente quando estes interagem com o Agro. Isto é, demonstrar-se-á que o produtor rural não está alheio a atual situação do planeta e a sua responsabilidade com o consumidor, meio ambiente e sociedade.
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    Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE
    (2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072
    O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.
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    Relatório de atividades de Estágio Não Obrigatório - ENO
    (2023) Gameiro, Felipe Maranhão Câmara Gonçalves; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/6588558288605226
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório Bacharelado em Agronomia
    (2022-06-08) Coelho, Naeté de Freitas Batista; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/8470808101742710
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    Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório. Bacharelado em Agronomia
    (2022) Farias, Thiago Izaquiel de; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/3847529737305560
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    Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório. Bacharelado em Agronomia
    (2021) Araujo, Beatriz Serafim de Lima; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/2025348531880825
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