Navegando por Assunto "Ambiente de trabalho"
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Item Como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis?(2019-12-04) Amorim, Luís Felipe Cavalcanti de; Marinho, Marcelo Luiz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3362360567612060; http://lattes.cnpq.br/6498416955849459Diante de um cenário cada vez mais ágil dentro das organizações de T.I, onde o indivíduo é o centro das ações no processo de desenvolvimento de software, é importante entender os fatores humano-sociais como felicidade e infelicidade inerentes a cada indivíduo e como tais fatores impactam neste tipo de ambiente. Com o objetivo de identificar como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis, foram desenvolvidos 5 estudos de caso dentro de projetos ágeis em uma empresa que preza por inovação. De acordo com as respostas obtidas de 67 participantes por meio de um survey e com a utilização de uma análise cruzada, foram identificadas características ligadas à (in)felicidade que impactam no ambiente, tais como ansiedade e frustração nos participantes mais jovens e infelizes, e alta satisfação e colaboração nos mais felizes.Item Coworkings sociais como apoio ao empreendedorismo: proposição de definição do construto e abordagem de investigação(2023) Silva, Jadson Freire da; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222; http://lattes.cnpq.br/1773238385935204As mudanças que ocorreram nos últimos anos impactaram em diversas esferas da sociedade e isto incluem os formatos de trabalho: o home office, o tele tralho, o trabalho intermitente e os Coworkings podem ser tomados como exemplo. Os Coworkings, ambientes de trabalho compartilhados mantêm sua introdução no Brasil através das regiões economicamente mais favorecidas. Assim, mecanismos que consigam aderir as lacunas existentes que amparem as camadas sociais não favorecidas e adentrar em espaços não conquistados podem abrir condições alternativas de empreender. Frente a isso, o objetivo do trabalho é especificar o domínio do construto Coworking Social (CW Social) e seu apoio ao empreendedorismo, bem como apresentar uma abordagem apropriada de investigação. Através do embasamento em conceitos da Economia colaborativa, Redes, Empreendedorismo e técnicas de geoprocessamento foi possível apresentar dez proposições que auxiliam no desenvolvimento de uma definição de Coworkings Sociais que dialoguem com a literatura tradicional e interligue a direções que solucionem os desafios encontrados, sobretudo no Brasil.Item Diversidade de gênero no setor de tecnologia: barreiras encontradas e percepção de sucesso das mulheres do Porto Digital(2021-12-09) Silva, Lizandra Lígia Soares Bezerra; Sampaio, Suzana Cândido de Barros; http://lattes.cnpq.br/0066131495297081; http://lattes.cnpq.br/6600757641977555Com o passar dos anos, é notável que mulheres vem conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade, adquirindo direitos e atuando no mercado de trabalho. Entretanto, a desigualdade de gênero e ausência de mulheres em determinados papéis ainda é um problema que persiste, especialmente quando se trata de mulheres atuando na área de tecnologia. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o motivo do baixo número de mulheres atuando na área de desenvolvimento de software, e se as barreiras identificadas podem ser superadas a partir da percepção de sucesso. Baseado em uma revisão bibliográfica, foi elaborado um questionário online, que foi aplicado com mulheres do ecossistema do Porto Digital em Recife, obtendo um total de 83 respostas. Para dar suporte a análise dos resultados, além da revisão da literatura, foi utilizada a ferramenta PSPP para a realização de cálculos estatísticos. Foi possível identificar que barreiras do âmbito pessoal e organizacional foram encontradas, como por exemplo, autocobrança, problemas de liderança e assédio. Um ambiente de trabalho positivo foi indicado como aspecto de sucesso em projetos, podendo ser também uma solução para superar os problemas.Item Estudos dos aspectos motivacionais: uma análise do setor administrativo da Escola jornalista Júlio Augusto de Siqueira(2019) Silva, Flávio Antônio da; Lacerda, Andréa Roma Silva; http://lattes.cnpq.br/7866021053489113Este trabalho tem como objetivo analisar como aspectos motivadores podem influenciar os servidores da Escola Municipal Jornalista Júlio Augusto de Siqueira, órgão público localizado na cidade da Vitória de Santo Antão–PE. As informações levantadas nesta pesquisa tiveram como fundamentação teórica os estudos realizados pela teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, que investiga como os motivos presentes no ambiente de trabalho interferem o dia a dia de um indivíduo. O trabalho buscou inicialmente fazer uma análise do tema com alguns autores que contribuíram com o alicerce deste assunto como: Elton Mayo, Frederick Taylor, Abram Maslow e Frederick Herzberg com a teoria dos dois fatores. Buscou-se também trazer um pouco da importância da administração pública; a gestão de pessoas e com se dá a cultura nas organizações. O método de estudo neste artigo foi de natureza qualitativa com o levantamento de uma pesquisa documental; fotos do ambiente escolar e a elaboração de um questionário de estrutura aberta. Os dados coletados apontaram aspectos motivacionais, mas não se pode afirmar ter alcançado o objetivo geral do trabalho, uma vez que o ambiente de estudo, entrou em reforma durante a coleta de dados ficando inviável atribuir alguma conclusão exata com as informações pesquisadas.Item Ética na gestão de conflitos em serviços de alimentação(2024-02-21) Souza, Ynglides Natasha Feliciano de; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845A ética no ambiente de trabalho, especialmente no setor de serviços de alimentação, é fundamental para o sucesso das empresas. A segurança alimentar, a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes dependem de um ambiente positivo e produtivo, onde os conflitos sejam gerenciados de forma eficaz, além de serem essenciais para a sustentabilidade da empresa. A ética na gestão de conflitos é essencial para o sucesso das empresas no setor de serviços de alimentação. Ao investir em práticas éticas, as empresas podem construir ambientes de trabalho mais saudáveis, fortalecer os relacionamentos entre os funcionários e impulsionar o crescimento sustentável. Este estudo teve como objetivo compreender como a ética é entendida pelos colaboradores/gestores, se é praticada entre colaboradores e empresas e como a gestão de conflitos pode influenciar nessas ações. No levantamento, 57,5% dos respondentes acreditam que seus colegas não agem de forma ética no ambiente de trabalho. Em relação às experiências frequentes com situações antiéticas, uma parcela considerável das respostas (85%) já vivenciou situações que consideraram antiéticas no trabalho, como assédio moral (30%), discriminação (22,5%), fofoca (17,5%) e preconceito de gênero (5%). Foi relatado com preocupação a falta de canais de denúncia eficazes e seguros, por isso, apenas 7,5% dos colaboradores relataram o(s) conflito(s) aos seus superiores, demonstrando a preocupação do medo e receio de punições e constrangimentos no ambiente laboral. Diante desses achados, faz-se necessário implementar treinamentos, campanhas de conscientização e códigos de conduta que reforcem a importância da ética; criação de canais de denúncia seguros e eficazes; investigar e punir casos de comportamento antiético, demonstrando que a empresa não tolera comportamentos inadequados.Item Liderança feminina no contexto organizacional contemporâneo(2025-03-11) Paixão, Renê Gomes da; Lacerda, Katarina Leal Chaves; http://lattes.cnpq.br/3417563694199476; http://lattes.cnpq.br/5860902176035710Esse artigo teve por objetivo analisar como a liderança feminina se manifesta no contexto organizacional contemporâneo. Trata-se de um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, sob a forma de uma revisão integrativa da literatura, de modo a descrever as características da liderança feminina, investigar suas semelhanças e distinções em relação a outros estilos de liderança e analisar os impactos que essa forma de liderança pode gerar no ambiente de trabalho. Como resultado, identifica-se que os estudos analisados convergem na descrição da liderança feminina como colaborativa, humanizada e eficiente. No entanto, enquanto alguns pesquisadores indicam que as mulheres mantêm seu estilo participativo independentemente do ambiente, outros destacam que, em organizações mais tradicionais e hierárquicas, elas podem adotar um comportamento mais autoritário para garantir sua credibilidade. A análise comparativa entre os tipos de liderança e a liderança feminina evidencia que modelos como a liderança democrática e transformacional se alinham naturalmente ao perfil das lideranças femininas, enquanto estilos como a liderança autocrática e liberal apresentam contradições com as características da liderança feminina. Por fim, a presença de mulheres em cargos de liderança contribui para um ambiente de trabalho mais justo e equitativo. Portanto, este estudo conclui que a liderança feminina é um elemento transformador dentro das organizações, contribuindo para a construção de espaços mais democráticos, inovadores e inclusivos.Item Pesquisa de clima organizacional no contexto de pandemia: um estudo em uma escola pública da Bahia(2022-10-14) Leite, Ayslan Matias Barbosa; Perdigão, João Gabriel de Lima; http://lattes.cnpq.br/8575230612982202A pesquisa de clima organizacional é vista como uma ferramenta essencial para compreender a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o clima organizacional no contexto de pandemia da covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma instituição pública de ensino no estado da Bahia, com o intuito de medir a percepção dos docentes sobre o clima organizacional no seu ambiente de trabalho. Para viabilizar o estudo, realizou-se uma pesquisa de levantamento (survey) através de um questionário com 25 perguntas objetivas que avaliaram os fatores internos que influenciam o clima organizacional da instituição. O questionário foi disponibilizado para os 56 docentes da instituição, dos quais 15 aceitaram participar voluntariamente do estudo, ou seja, uma amostra correspondente a 26,78% do quadro docente. Conforme os resultados do estudo, destacam-se como pontos positivos a satisfação dos docentes quanto ao orgulho de trabalhar e de desempenhar suas atividades na instituição. Como pontos negativos que precisam de mais atenção destacam-se os cursos e treinamentos fornecidos pela instituição que na opinião dos docentes não são suficientes para o exercício das suas atividades, os docentes também relataram que a pandemia afetou diretamente seu desempenho e o clima organizacional da instituição.
