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Navegando por Assunto "Aprendizagem baseada em projetos"

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    “Memórias de ferro”: o ensino baseado em projeto científico realizado com turmas do ensino médio, em escola privada de Camaragibe - PE (2024)
    (2024-12-19) Santos, Mateus de Souza; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
    Este artigo tem como objetivo relatar e refletir sobre o desenvolvimento do projeto científico "Memórias de Ferro: repressão, tortura e resiliência das mulheres durante a ditadura militar em Pernambuco (1964-1985)", realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em uma escola particular de Camaragibe-PE, em 2024. A partir deste relato de experiência, pretendemos analisar a aplicação de projetos científicos no ensino de História, visando trabalhar conteúdos históricos através de abordagens mais ativas e críticas, como defendido por Demo (2003) e Dewey (1916). Este projeto integrou teoria e prática, buscando promover o engajamento e a autonomia intelectual dos estudantes envolvidos.
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    Metodologia baseada em projetos para desenvolvimento de games em educação remota
    (2023-08-21) Santana, Gabriel Brito de; Monteiro, Lidiane de Souza; Costa, Diego Marcelo Rodrigues da; Nipo, Daniel Teixeira; Silva, Gabriel Candido da; Alexandre Filho, Paulo; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/7230692673382057
    Com o efeito da suspensão das atividades presenciais e a migração das mesmas para os ambientes de aprendizagem online devido a pandemia de COVID-19, um novo desafio surge, o de transição de um ensino remoto de emergência para uma verdadeira educação digital. Neste sentido, buscamos neste estudo validar uma metodologia de ensino baseada em projetos que foi aplicada em um curso de desenvolvimento de jogos em um contexto remoto. Para compreender o efeito da experiência de aplicação desta metodologia nos estudantes, foi aplicado um questionário com escala likert, que mapeia pontos centrais referentes às características da aprendizagem baseada em projetos e em seguida foram realizadas entrevistas para entender com mais detalhes as avaliações feitas pelos estudantes. A partir das informações coletadas, podemos entender que características relacionadas ao formato do curso, como o modo de acesso às aulas, a produção de projetos e a postura dos orientadores, foram consideradas pelos estudantes como muito positivas para o aprendizado, no entanto é perceptível um descontentamento com o trabalho em equipe proposto, sendo esse um ponto a ser melhor trabalhado, devido a falta de experiência e às dificuldades de interação e cooperação que naturalmente surgem neste contexto de ensino remoto.
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    Um relato de experiência sobre conceitos de robótica com Arduino: analisando uma abordagem apoiada na aprendizagem baseada em projetos
    (2025-07-01) Silva, Luiz Felipe Lopes da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/0036798912172902
    Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.
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    Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
    (2023-11-23) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169
    No contexto do Ensino Médio, a literatura ainda parece ser abordada com foco em metodologias e estratégias didáticas anacrônicas que não conseguem dialogar com o dinamismo da cultura digital. Muitos desafios são enfrentados pelos docentes diante da desmotivação dos estudantes quanto às práticas de leituras literárias, as quais precisam ser redimensionadas em face das demandas de aprendizagem diante das potencialidades da cultura digital e das metodologias ativas. Considerando os desafios enfrentados pelos docentes quanto ao ensino de literatura para a formação de leitores no campo artístico-literário, o objetivo geral deste estudo é investigar estratégias didático-pedagógicas para a utilização de videopoemas na formação de leitores no Ensino Médio, considerando a Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. Quanto ao aporte teórico, a investigação fundamenta-se nos trabalhos de Cosson (2021), Colomer (2007), Zilberman (2010) e Silva (2005, 2019, 2022), sobre letramento literário e ensino de literatura, Candido (1995), com as reflexões sobre o direito à literatura, além das abordagens sobre metodologias ativas, Bender (2014) e Machado (2020) a respeito de Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. As discussões de Ferreira (2003) e Aguiar (2008) são revisitadas sobre o gênero videopoema. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, modalidade a distância, em sintonia com as vivências no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE - UAEADTec. A pesquisa foi realizada a partir de avaliação diagnóstica, planejamento didático para realização de oficina literária, articulações com a ABP e avaliação das ações pedagógicas realizadas. Os resultados indicam que 94,3% dos estudantes não demonstraram conhecimentos sobre o que seria um videopoema. No entanto, os jovens que revelam conhecimento do gênero demonstraram compreensão das características do videopoema e interesse em experiências de leituras no campo artístico-literário. Em síntese, os videopoemas têm potencial na formação de leitores no Ensino Médio, especialmente em articulação com Metodologias Ativas, como a ABP.
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