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Navegando por Assunto "Aprendizagem cognitiva"

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    Atividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidiano
    (2019-02-05) Cordeiro, Thais do Nascimento; Oliveira, Robson Santos de; http://lattes.cnpq.br/4215662836134397; http://lattes.cnpq.br/9604232469811580
    Este trabalho teve como objetivo geral relatar experiências satisfatórias com atividades lúdicas desenvolvidas em uma turma de Educação Infantil, em uma creche no município de Garanhuns-PE. Procurou-se demonstrar a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Foi realizada a análise de algumas atividades lúdicas que foram desenvolvidas pela docente com as crianças, análise de como acontece à avaliação na Educação Infantil nesta turma, e também foi analisado o espaço físico da creche onde foi desenvolvida a pesquisa. Para isso nos embasamos em estudiosos da área de educação infantil e ludicidade como: Froerbeel, Piaget, Arce, e documentos oficiais LDB/96, BNCC, Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, entre outros. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo etnográfica, pois compreender os fenômenos em seu cotidiano, para essa pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação, registro fotográfico e o questionário. Ficou evidente que as atividades lúdicas desenvolvidas na turma tem uma contribuição significativa para o aprendizado das crianças, contribuindo assim como uma das estratégias de ensino utilizada pela docente no processo de ensino-aprendizagem.
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    Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos
    (2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091
    Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.
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