Navegando por Assunto "Arte e literatura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A linguagem simbólica: ut pictura poesis no sermão de Nossa Senhora da Conceição pelo jesuíta Antônio de Sá (1658)(2025-01-27) Silva, Victória Lorrany Almeida; Leite, Bruno Martins Boto; http://lattes.cnpq.br/3005775363936476; http://lattes.cnpq.br/9358403978156323Este artigo detém como finalidade refletir sobre a literatura e a cultura imagética a partir do princípio estruturante da prática do artista/escritor, presente desde a Antiguidade até o século XVIII, denominado ut pictura poesis, empregando para tal o discurso do pregador Antônio de Sá, recorrendo ao seu sermão de Nossa Senhora da Conceição, pregado na Igreja Matriz de Recife (1658), para extrair as imagens narradas e criar um debate sobre as intersecções com as representações visuais por intermédio da temática similar nas duas artes. Com este objetivo, os métodos utilizados foram a análise estrutural e literária do sermão do orador, em que encontrou-se o sermão base para o artigo, assim como a pesquisa bibliográfica, que colaborou no englobar das temáticas sobre Companhia de Jesus, literatura sermonística, o barroco seiscentista e teorias de análise de obras de arte. Logo, propõe-se, através da extração de seus temas e imagens narradas, contextualizá-lo através da concepção de mundo do período e de representações visuais que dialoguem com as imagens proferidas, com intento de conceber o sentido dado a tais representações. Essa ligação colabora a levar os estilos pictórico e escultórico a serem encarados como estilos que igualmente provém do intelecto e das ideias.Item Poesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literatura(2022-12-06) Gomes, Flavio Emanuel Primo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9598227428237969Arte, literatura e poesia são palavras que estão sempre interligadas, de modo que a arte expressa um ideal estético representativo e, através da literatura temos a transformação na linguagem e na poesia como forma de manifestação artística cultural do gênero „‟lírico‟‟. Atualmente, a abordagem didática acerca do estudo da arte tem sido lecionada aos alunos de instituições educativas de forma insatisfatória diante apenas de conceitos e dados históricos sobre o tema. Todavia, é possível que haja melhor abordagem didática sobre estudo da arte que vise o aprendizado do estudante de maneira lúdica e reflexiva nas escolas? Para isso, esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino interdisciplinar entre arte e literatura, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da educação básica de forma lúdica e reflexiva. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi fundamentada em artigos, livros e pesquisas de campo. A investigação incluiu uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública em Timbaúba-PE, para avaliar a satisfação dos alunos com o ensino de artes. Os resultados sugerem que uma metodologia que integra arte visual e poesia pode aumentar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda da literatura e da autorreflexão.
