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    A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022)
    (2024-03-08) Freitas, Emmanuel Vitor Brito de Souza; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/1984180238291088
    O Festival Internacional de Artes Pão e Tinta acontece anualmente desde 2012 na Favela2 do Pina, em Recife, Pernambuco. O evento abre seleção pública todos os anos para receber grafiteiros(as), músicos(as) e voluntários(as) que atuam normalmente durante cinco dias em uma espécie de "carnaval das artes", onde ocorrem graffiti’s na rua, shows e ações sociais de cabeleireiros, trancistas, amarração de turbantes, entre outras. Sendo uma produção cultural independente foi idealizada como uma alternativa para a juventude do Pina, atuando na revitalização dos espaços públicos da comunidade, tornando-se assim nossa principal ferramenta de luta em defesa do nosso território, ameaçado pela especulação imobiliária. A arte surge de um dos lugares mais esquecidos pelo poder público do Recife e rompe as estatísticas como uma alternativa para que os jovens possam vislumbrar um futuro longe da violência, das drogas e da criminalidade. Com este artigo, buscamos construir um relato de experiência que problematize e questione a importância dessa atividade inserida em uma realidade de exclusividade da institucionalização pública de espaços artísticos/culturais apenas nas áreas elitizadas da Cidade do Recife, demonstrando que organizações periféricas já desempenham esse papel, suprindo esse déficit com poucos ou nenhum recurso.
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    A história e cultura afro-brasileira no componente curricular artes do ensino médio da Rede Pública Estadual da Bahia
    (2021-08-13) Ramos, André Luiz Barbosa; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8514398056741164
    Esta pesquisa reflete sobre a história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia instituída pela lei 10.639 (2003). Tem como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas de inclusão da história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia, a partir da verificação de como está organizado o currículo desse componente nessa etapa da educação básica, bem como a identificar a efetivação das orientações da lei 10.639 (2003) contidas nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Médio Regular na presente Rede. Além de propor atividades pedagógicas e artísticas de forma interdisciplinar envolvendo a temática história e cultura afro-brasileira nas aulas do Ensino de Arte. O referencial teórico contempla discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (2019), a valorização da cultura e história dos povos afro-brasileiros como destacado por Candau e Oliveira (2010), e Munanga (1988), aspectos artísticos defendido por Barbosa (2016;2017), bem como os documentos legislativos que regulamentam o tema na esfera nacional e estadual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em revisão de literatura, com realização da pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos evidenciam que o Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia trabalha a temática de forma interdisciplinar, envolvendo principalmente o componente de Artes, realizam projetos artísticos e culturais que destacam a diversidade étnica dos povos, alinhados com os pressupostos contidos nas leis 10.639 (2003) e LDB (1996), bem como a BNCC (2019) e as Diretrizes do Ensino Médio e das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) . Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a Rede fomenta a valorização da diversidade cultural na busca de exterminar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito racial.
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    Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife
    (2019-07-22) Silva, Gilmere Lopes da; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/8552453021644175
    O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.
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    Astronomia e arte: ação pedagógica de ensino da astronomia por meio da arte, utilizando softwares de edição de imagens
    (2022-06-15) Praxedes, Jamerson Lopes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343
    Esta pesquisa discute as relações entre Astronomia e Arte, realizando uma oficina que tem o intuito principal propagar o ensino da Astronomia por meio da Arte de forma lúdica e interativa, usando softwares de edição de imagens. Sendo o ensino da Astronomia ainda hoje pouco explorado nas instituições de ensino, nesse contexto, elaboramos uma ação pedagógica de ensino de Astronomia por meio da Arte, para ser aplicada de modo remoto. Por tanto esta pesquisa tem como questão investigativa: Como podemos ensinar Astronomia por meio da Arte? Com isso, nosso objetivo geral consiste em “Executar uma ação pedagógica de ensino da Astronomia por meio das Artes Visuais, utilizando softwares de edição de imagens”. Então realizamos estudos teóricos sobre o ensino de arte, ensino da Astronomia e software de edição de imagens. Além disso, identificamos temas como Exposição artística no auxílio de ensino.
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    Caminhos e veredas na Agroecologia: um fio pelos aprendizados, memórias e ancestralidade
    (2023-04-04) Santos, Samara Santana dos; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/7792007870490897
    Este trabalho tem o propósito de relatar algumas memórias e reflexões que vivenciei no curso Bacharelado em Agroecologia e aspectos singulares de sua dinâmica que diferencia de outras graduações. Apresento retalhos de minha história que antecederam a jornada acadêmica que estão diretamente relacionados com a escolha pela Agroecologia, revelando as influências e experiências que moldaram meu interesse por essa área de estudo e prática. Relato a experiência do grupo Bordando pelo Cuidado e a importância da utilização do bordado como uma ferramenta arte-educativa que transcende a prática manual, promovendo a expressão criativa, o cuidado afetivo e a reflexão sobre questões sociais, ambientais e políticas. Concluo com aprendizados sobre relações étnico-raciais, campesinato e educação popular de modo articulado a vivências particulares, históricas e comunitárias, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e os conhecimentos tradicionais que surgem a partir da experiência cotidiana.
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    Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.
    (2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092
    Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.
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    Desafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visual
    (2019-07-15) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974
    Esta monografia objetivou compreender, através do discurso de dois estudantes com deficiência visual (um cego e outro com baixa visão), o que gera bem-estar e o mal-estar nesses sujeitos no contexto escolar, principalmente na sala de aula na disciplina de arte e vem elencar como o docente de Artes Visuais leciona para a pessoa com deficiência visual. Para construção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada individualmente, no ambiente escolar. A análise foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação, de base sócio - histórica. Os resultados revelaram que os estudantes sentem bem-estar na escola por se sentirem acolhidos devido ao relacionamento positivo que estabelecem com colegas, professores e demais profissionais da educação, bem como por poderem interferir nas mudanças da escola. Já o mal-estar está relacionado com a falta de autonomia, motivada pelas barreiras arquitetônica e atitudinal, esta última caracterizada pela falta de respeito dos colegas, enquanto o docente da disciplina de arte na sala de aula interage com todos os estudantes e principalmente com o de deficiência visual, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades.
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    Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes
    (2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251
    O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.
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    O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia
    (2023-04-24) Gouveia, Francisco de Assis; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/2383171598386051
    O presente trabalho procura refletir sobre a experiência com o ensino de arte realizado no primeiro semestre de 2021 durante a pandemia com o projeto intitulado: O Componente de Arte no Festival Takorama, realizado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, com professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, relatar-se-á a vivência com projeto supracitado e analisar os impactos dessa ação com atenção aos princípios sócio filosóficos da compreensão de arte como conhecimento; do ponto de vista didático metodológico com abordagem triangular para o ensino de arte; e por fim, mensurar-se-á a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em arte com aulas remotas na avaliação do projeto supracitado realizado. A partir do método da autoetnografia foi possível analisar a experiência desenvolvida, transcendendo as possibilidades diante o cenário conflituoso, para uma vivência exitosa que gerou objetivos alcançados e aprendizagens.
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    Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea
    (2021-09-27) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.
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    Percepções docentes acerca de projetos e atividade de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica
    (2021-08-27) Santos, Fábio Dênis dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca de projetos e atividades de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica, a partir da discussão de aspectos relacionados a projetos e atividades de Produção Audiovisual e do desenvolvimento de um instrumento de avaliação de percepções docentes no contexto das aulas de artes na educação básica. O referencial teórico contemplou discussões acerca da realização de atividades e projetos audiovisuais nas aulas de artes, sendo destacadas a importância dos profissionais capacitados, os benefícios de projetos audiovisuais e produção e as competências docentes para execução de atividades e projetos escolares. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na elaboração de questionário e aplicação com 30 docentes de Artes da Educação Básica do estado de Pernambuco. Os dados obtidos indicam a necessidade de formação continuada na área de produção audiovisual. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a elaboração e projetos audiovisuais nas aulas de arte da educação básica.
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    Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE
    (2019-07-06) Barbosa, Joselita Coelho da Silva; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/7559155278569732
    Este trabalho tem como objetivo analisar a prática de professores que lecionam a disciplina de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase nos procedimentos metodológicos adotados em suas práticas docentes a partir de tática que verifique a formação docente de professores que atuam no ensino de Artes e, que auxilie na identificação de como são planejadas e executadas as aulas de Artes atrelando as aproximações e distanciamento entre as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de artes e a prática docente de professores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de formação inicial, prática docente e procedimentos metodológicos, tendo como base os seguintes autores: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 2009), (TARDIF, 2010), (PCNs, 1997). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de pesquisa de campo no colégio municipal de Paudalho, para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, questionário e observações de aulas, os sujeitos foram professores e alunos. Como análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os dados obtidos indicam que não há professores com formação em Artes na escola pesquisada. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a gestão educacional de Paudalho tem uma falta de compromisso com seus professores, pela falta de investimentos em capacitações, e com seus alunos, por terem professores sem formação ou capacitação. Deixando uma lacuna para o aprimoramento do ensino da artes.
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    “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco
    (2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627
    Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.
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    Reciclar, recriar e criar
    (2021-08-26) Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793
    Esta pesquisa tem como objetivo colocar em evidência as discussões que perpassam o pensamento e a prática educacional do ensino de Artes, voltada para criação de obras de arte com materiais recicláveis, trazendo assim também a conscientização acerca da sustentabilidade ambiental. O referencial teórico contempla discussões sobre o consumo exagerado de bens materiais que é o responsável por boa parte dos impactos ambientais, e, a alta geração de lixo, trazendo também a reflexão de como a Arte pode contribuir para melhorar tal situação. Para as discussões teóricas citadas, o aporte teórico será à luz de Barbosa, (1991; 1998), Cavinatto, (1997), Marodin e Morais (2004), Valle (1995) e Zuben (1998), dentre outros autores. Ao mesmo tempo, cita alguns artistas que utilizam a materialidade do lixo em suas obras de arte como, por exemplo, Vick Muniz, Jota Azevedo, Veronika Rickterová. O procedimento metodológico adotado consiste em uma entrevista semiestruturada com os professores de Arte da instituição escolar onde foi realizada a pesquisa, a fim de obter dados sobre as metodologias utilizadas. Sendo assim, os resultados obtidos e as discussões propostas, contribuam para uma conscientização e mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente, despertando a criatividade e o olhar aguçado do discente para e com as Artes Visuais.
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    Um olhar sobre o feminino nas artes visuais contemporâneas
    (2019-07-06) Brito, Ana Nery Francelino de; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/3286893681257974
    O universo da comunicação vem sofrendo mudanças radicais desde a invenção da fotografia, e das novas mídias. O Instagram vem impulsionando novas formas de fotografar, e nos possibilita a uma nova conversação imagética, e novos sentidos. Esta pesquisa teve como objetivo, realizar uma análise sobre as mudanças da narrativa do corpo feminino nas artes visuais ao longo da história, e de como nosso corpo pode ser utilizado enquanto expressão artística. Para isso, comparamos as nuances acerca das mudanças da narrativa visual na utilização do corpo feminino como sujeito na arte do século XX, realizando um recorte em forma digital, passeando sobre a pintura e fotografia. Além disso, exploramos o uso das novas mídias para expressar e produzir imagens, como o uso do aplicativo Instagram. Dessa forma, foram analisadas duas imagens que expressam o corpo feminino; sendo a primeira imagem analisada, a da artista mexicana Frida Khalo, com o seu autorretrato com cabelos cortados, produzido no ano de 1940. A segunda imagem é um autorretrato em fotografia da artista norte-americana Cindy Sherman, intitulada de Untitled Film Still # 6; uma obra do ano de 1977.A análise dos dados mostrou que este dispositivo pode ser utilizado como desencadeador para a construção de sentido na produção de imagens dessa mulher contemporânea, dispensando o uso de palavras para o compartilhamento desses registros efêmeros através do uso do aplicativo na internet.
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