Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Artes marciais"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade
    (2021-07-15) Bacelar, Camila do Nascimento; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/3319233622504076
    As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O kickboxing como ferramenta de desenvolvimento comportamental de crianças no ensino fundamental
    (2022-05-26) Bezerra Júnior, José Janilson; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/7664387685476674
    As artes marciais podem ser ferramentas de grande valia para os professores de Educação Física, tendo como objetivo evitar atitudes agressivas e desleais, pois aprende-se aspectos importantes para a formação do aluno como: disciplina e respeito. Ainda que muitos professores possam enxergar as Artes Marciais como atividades que estimulam a violência, as mesmas auxiliam no controle das emoções. É possível notar que a prática das artes marciais traz grandes benefícios e ensinamentos em todas as esferas que formam o ser o humano como, por exemplo: o físico, o motor, o social, o psicoafetivo e o cognitivo. O trabalho tem como objetivo investigar a influência do kickboxing no comportamento dos alunos de 6 a 13 anos que estão cursando o Ensino Fundamental. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa/quantitativa de campo, através da aplicação de um questionário aberto, os sujeitos foram treze pais de alunos em dois Centros de Treinamento (Dojos) nos municípios de Ilha de Itamaracá e Igarassu. Com a análise das respostas, apresentação e discussão dos dados é possível afirmar que o kickboxing contribui e muito no desenvolvimento comportamental das crianças. Na percepção dos pais a arte marcial consegue promover melhorias em aspectos cognitivos (concentração, responsabilidade e atenção) e nos aspectos sócio afetivo (autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e tranquilidade)
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso das artes marciais como ferramenta terapêutica através da psicomotricidade para crianças autistas
    (2023-09-13) Silva, Sérgio José Ribeiro da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O atual estudo tem como objetivo a observação, através de pesquisas bibliográficas como metodologia, em análise de artigos embasados em ciência, de como as artes marciais podem ser utilizadas como ferramenta terapêutica para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, através da ótica da psicomotricidade, suas habilidades psicomotoras, cognitivas e condicionantes. As artes marciais geralmente sofrem preconceito em ambientes escolares e em ambientes onde o público alvo são as crianças, assim como também as crianças autistas geralmente sofrem preconceito através de tratamentos capacitistas. As artes marciais têm se tornado uma forte ferramenta terapêutica para contribuição do tratamento terapêutico das crianças autistas, que contam com suporte de acordo com suas particularidades no desenvolvimento neurológico, tendo vindo à tona os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista que a psicomotricidade trabalha simultaneamente os âmbitos psicomotor, afetivo e social, e consequentemente, a possibilidade das artes marciais serem utilizadas para tais fins, já que também trabalham tais âmbitos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão