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    A Participação Social dentro da Gestão Pública: Um estudo com os coordenadores dos CRAS e CREAS do município de Pesqueira-PE
    (2022-09-13) Sousa, Étima Feitosa de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/4630284618899635
    Este estudo tem como objetivo compreender de que maneira a inserção da participação social pode contribuir na construção de uma gestão pública efetiva e democrática, a partir da análise do conceito de participação social, das descrições das práticas, da avaliação dos mecanismos e sua aplicabilidade e da investigação dos desafios enfrentados na ótica dos gestores que atuam como coordenadores nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Pesqueira-PE. O referencial teórico contemplou discussões acerca de participação social na gestão pública e nas unidades públicas estatais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): CRAS e CREAS. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa bibliográfica, com abordagem exploratória de natureza qualitativa e realização de entrevistas com as coordenadoras dos equipamentos sócio assistenciais CRAS e CREAS de Pesqueira-PE. Os dados obtidos indicam que a participação social pode influenciar os atos de uma gestão, ampliando suas possibilidades de acessos aos serviços públicos, contribuindo para uma efetiva execução dos programas, serviços, projetos e benefícios sociais. Com base nos resultados e discussões, considera-se a compreensão da participação social como processo de vivência e construção inserida intrinsecamente no cotidiano, e uma ferramenta da população para que se alcance eficiência e qualidade dentro da gestão pública. Dessa maneira, o CREAS e os CRAS atuam como a presença do Estado em espaços públicos com participação da sociedade civil, facilitando o acesso dos cidadãos à política pública de assistência social, visando a constante estimulação de protagonismo dos usuários, das suas potencialidades, com foco no empoderamento dos seus direitos.
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    Análise da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife de 2020 a 2024
    (2024-08-31) Nascimento, Janaina Martins do; Jeremias Júnior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/2728879765511280
    O estudo analisa a aplicação e o impacto das políticas públicas da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife entre 2020 e 2024, focando em indicadores de desempenho e resultados. Os objetivos incluem avaliar os programas Bolsa Família e Capacitação Profissional, identificar desafios como restrição orçamentária e capacitação de servidores, e comparar com dados anteriores. O período foi desafiador devido à pandemia de Covid-19, que exigia respostas rápidas. Com cerca de 50% das famílias em Recife vivendo em pobreza, a necessidade de políticas públicas eficazes é clara. O Programa Bolsa Família, regido pela Lei n° 14.601 de 2023, foi crucial durante a pandemia, embora o número de beneficiários tenha caído para 145.281 em julho de 2024, devido a mudanças nos critérios de elegibilidade e melhorias econômicas. A análise dos benefícios do programa mostra esforços para adaptar o suporte, enquanto iniciativas como o Gás de Cozinha e o Projeto Qualifica nas Comunidades ampliam as estratégias de apoio. O estudo enfrenta limitações, como inconsistência de dados e o impacto da pandemia. Futuras pesquisas devem avaliar o impacto longitudinal, critérios de elegibilidade, eficácia administrativa e participação comunitária, visando aprimorar as políticas públicas de assistência social.
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    Assistência social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC): analisando as condições dos beneficiários
    (2021-12-16) Aquino, Eric Leon Miranda de; Xavier, Maria Gilca Pinto; http://lattes.cnpq.br/6470044940848558; http://lattes.cnpq.br/9072586613566701
    A presente pesquisa objetiva analisar as condições de vida de 05 (cinco) usuários do Benefício de Prestação Continuada no município de Ribeirão/PE. O benefício foi previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Esta benesse previdenciária consiste no repasse de um salário mínimo vigente às pessoas idosas e com deficiência, cujas famílias se enquadram nos critérios estabelecidos legalmente. Através do estudo qualitativo, buscou-se compreender e examinar criticamente a realidade da vida dos seus beneficiários. Para tanto, fez-se necessário esquadrinhar o perfil dos usuários, bem assim sua caracterização socioeconômica, identificando os resultados da política social, averiguando a percepção (renda, consumo, entre outros) dos beneficiários quanto ao Benefício de Prestação Continuada. O presente estudo se desenvolveu, preponderantemente, mediante exame bibliográfico, com prevalência do raciocínio dedutivo. Compreendeu, igualmente, a análise de 05 (cinco) casos, a qual foi emoldurada como qualitativa documental com vistas a examinar aspectos da subjetividade dos sujeitos participantes, a presente pesquisa valeu-se de igual forma da coleta de dados em entrevistas, a fim de facilitar a compreensão detalhada das crenças, sentimentos, atitudes e valores dos destinatários do Benefício de Prestação Continuada. Os resultados obtidos revelam as precárias condições de vida destes e apresentam a forma como tais destinatários enxergam esta política pública de assistência social existente no país
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    Desenvolvimento e validação do módulo de gestão de usuários do SysAPAE
    (2019) Andrade, Vinícius de Oliveira; Albuquerque, Hidelberg Oliveira; Souza, Ellen Polliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/6593918610781356; http://lattes.cnpq.br/0955255065576989; http://lattes.cnpq.br/1580359132681549
    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Para atender às necessidades dos usuários, a associação é organizada em quatro principais áreas: a área de saúde, assistência social, financeira e pedagógica. Com isto, uma grande quantidade de informação é gerada a todo momento e muitas destas informações são compartilhadas entre essas áreas da associação. Em entrevistas realizadas com os colaboradores e voluntários da APAE, percebeu-se que o gerenciamento atual das informações dos usuários, na sua grande maioria feita manualmente, dificulta o manuseio e compartilhamento de dados essenciais entre os setores da APAE. Além disso, para fazer buscas por características específicas do usuário ou para saber qual usuário já foi atendido, ou está agendado o atendimento é inviável, já que para isto teria que verificar manualmente todas as fichas dos usuários. Tendo em vista o problema enfrentado pela associação, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um módulo para automatizar os processos de gerenciamento da área da assistência social da APAE de Serra Talhada-PE. O desenvolvimento da solução, batizada de SysAPAE, está dividida em três etapas. A primeira etapa consiste na definição do problema, onde se fez necessário realizar uma entrevistar semiestruturada com os colaboradores sobre os processos que exercem na APAE. A validação destes processos foi feita através da elaboração e validação de um diagrama dos processos da organização. A segunda etapa consiste no desenvolvimento da solução, a definição dos requisitos, validação dos requisitos, através da elaboração e validação de diagramas, assim como a implementação e implantação do sistema. Já a última etapa consiste na avaliação da solução quanto a sua usabilidade e satisfação, com o objetivo de identifica as melhorias que o sistema trouxe a gestão e descobri o que aperfeiçoar no sistema. Com a validação do sistema foi visto que o sistema foi aprovado quanto ao teste de usabilidade e satisfação. A equipe da assistência social comprovou que o sistema viabiliza o trabalho com as informações dos usuários da APAE, assim como, permitir um ambiente de cooperação entre as áreas da organização e que o sistema melhora a eficiência dos processos.
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    Motivação e Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: Um estudo no Centro de Referência de Assistência Social em Bom Jardim -PE
    (2019) Moreira, Diego de Andrade; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432
    Esse artigo analisa os fatores que influenciam a motivaçãodos servidores no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na cidade de Bom Jardim -PE, compreendendo como necessária uma análise sobre como a motivação interfere na atuação dos servidores em vista do público alvo atendido. Os objetivos específicos são: analisar o perfil dos servidores que atuam no órgão e verificar os aspectos motivacionais, do ambiente de trabalho, que os influenciam conforme a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.Noreferencial teórico foram abordadas as teorias administrativas sobre motivação humana e a pirâmide de Maslow, o conceito de CRAS, entre outros aspectos. Na metodologia explanou-se a coleta de dados através de aplicação de questionário. Os resultados demonstram que 90% dos servidores possuem nível superior ou pós-graduação e 60% estão no CRAS há no máximo 3 anos. Quanto às necessidades,conforme Maslow,os resultados foram: fisiológicas, 30% dos servidores não estão satisfeitos com sua remuneração; segurança: 30% aparentam indiferença a estabilidade; sociais: 50% consideram que a integração da equipe é fator determinante para desempenhar suas funções; estima: 20% não se sentem reconhecidos pelo trabalho desempenhado e autorrealização: 20% sentem que as atividades desenvolvidas não colaboram para seu crescimento profissional
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    Os desafios e facilitadores do gestor público no âmbito da Assistência Social : uma análise a partir do Município de Limoeiro-PE
    (2024-08-31) Silva, Cyntia Priscilla do Nascimento; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/8320410560088962
    O presente trabalho foi estruturado dando ênfase à trajetória de carreira do gestor e de sua influência na sua vida profissional, com foco na atuação para as unidades de Assistência Social. Busca-se relacionar percepção de limites e perspectivas que o gestor enfrenta com sua trajetória dentro do espaço em que ele está inserido. A pesquisa tem como principal objetivo relacionar a trajetória de carreira do gestor e sua percepção diante os desafios e facilitadores que estão presentes em seu cotidiano, retratando sua realidade através do núcleo de Assistência Social do Município de Limoeiro-PE. A pesquisa inicialmente explora dados bibliográficos sobre gestão, se caracteriza por ser descritiva e qualitativa, com abordagem exploratória, tendo inicialmente a observação como perspectiva de análise de dados trazendo através de entrevista semiestruturada utilizando a estratégia de pesquisa de história de vida, captando a realidade sob a ótica do gestor, e assim trazer avaliações baseadas nas informações expressa por ele, correlacionadas com autores que trazem relevância com o tema. O resgate histórico foi de importante análise para entender a trajetória de um gestor e de como sua atuação se delineia sob os dias atuais, assim se fez entender como as inserções das políticas públicas e das redes de apoio em articulação junto à equipe de profissionais procuram alcançar seu objetivo, com reforço e efetivação, para alcançar pontos positivos.
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    Políticas de assistência estudantil como instrumentos para evitar a evasão escolar
    (2024-08-17) Pires, Natália Raquel de Souza; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/3541667656083929
    A evasão escolar é um tema importante dentro das políticas de educação porque tem relação direta com o nível de escolaridade dos indivíduos, o que, por sua vez, está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano e sustentável dos territórios. No Brasil, diferentes políticas de assistência estudantil estão ativas visando diminuir os níveis de evasão nas escolas. Tais políticas tem recortes de viabilidade por grupos sociodemográficos historicamente vulnerabilizados, a exemplo de raça, territórios, gênero e classe econômica. Neste artigo, em formato de ensaio, faz-se um apanhado dos principais motivos para evasão escolar encontrados na literatura e das principais políticas de assistência social que contribuem com a manutenção dos estudantes na escola. Em seguida, é discutido para onde podemos caminhar com as políticas de assistência estudantil para minimizar as causas evitáveis de evasão escolar e, consequentemente, melhorar os níveis de escolaridade e as condições de vida da população.
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