Navegando por Assunto "Avaliação de desempenho"
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Item Análise de performance de algoritmos estocásticos aplicados ao problema do caixeiro viajante(2024-10-09) Lima, Lucas Gabriel Oliveira Sales; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/7636465842833021Algoritmos de otimização são ferramentas cada vez mais relevantes nas empresas modernas por serem capazes de otimizar processos e recursos, garantindo resultados mais eficientes e com processamento em tempo hábil para tomada de decisão. A comparação destes algoritmos é o processo comum durante seus estudos de adoção. Entretanto, a utilização de metodologias complexas muitas vezes pode levar à escolha de um algoritmo impreciso, pois seu resultado pode não refletir a realidade de uma empresa que busca implementar aplicações com recursos limitados. Tendo em vista esta problemática, surge a necessidade de avaliar estes algoritmos sob uma nova ótica. O objetivo principal deste trabalho é propor uma reflexão acerca da forma que experimentos em algoritmos são conduzidos. O presente estudo realizou experimentos com algoritmos de otimização utilizando recursos computacionais semelhantes àqueles encontrados na maioria das empresas, comparando com um outro trabalho no qual foram utilizados otimizações e tunings nesses mesmos algoritmos. Para o experimento, foi utilizado o problema do caixeiro viajante, através de 15 benchmarking dividido em 3 categorias, de acordo com o tamanho de cada artigo. Ao final foram obtidas métricas estatísticas do desempenho de cada algoritmo que, comparadas com o artigo de referência, obtiveram tempos de execução menores, sem comprometer a precisão dos resultados. Algoritmos probabilísticos possuem grande importância financeira para empresas com necessidades de gerir recursos rapidamente, tais como aeroportos e estaleiros. Sendo assim, a escolha adequada de parâmetros fornece uma visão mais acurada da realidade.Item Análise descritiva do desempenho dos cursos de graduação em Ciências Econômicas do Brasil e de Pernambuco, nos anos 2013 e 2017(2019) Silva, Ítalo Victor da; Freitas, Priscila Michelle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3255381700202901Este trabalho busca avaliar o comportamento da oferta dos cursos presenciais em Ciências Econômicas nos anos de 2013 e 2017, bem como o desempenho do indicador Taxa de Sucesso na Graduação. Para isso, foi utilizada a base de dados do Censo da Educação Superior do Inep. Através de análises gráficas foi permitida a comparação dos dois anos citados e uma avaliação de comportamento da oferta do curso. Dentro os resultados apresentados, podemos destacar: uma redução no número de cursos no país nesses anos; a crise econômica enfrentada pelo pais afetou principalmente as instituições privadas; e a região Nordeste foi a única com cenário contrário no que diz respeito ao número de cursos ofertados.Item Avaliação da performabilidade do sistema ferroviário da região do Recife(2024-03-08) Santos Júnior, Rodemarck Melo dos; Callou, Gustavo Rau de Almeida; http://lattes.cnpq.br/3146558967986940; http://lattes.cnpq.br/5274177344296463O sistema ferroviário da região do Recife possui capacidade para transportar aproximadamente 400 mil passageiros diariamente. Falhas diminuem drasticamente sua capacidade de transporte. Um exemplo de falha que ocorre frequentemente é a denominada falha de falsa ocupação. Falhas de falsa ocupação ocorrem quando o mecanismo de detecção de trens de parte do percurso apresenta defeito, obrigando o maquinista a assumir o controle manual, aumentando os riscos de acidentes. Uma das soluções é aumentar a capilaridade do sistema ferroviário a partir da adição de rotas alternativas. Nesse contexto, este trabalho propõe um conjunto de modelos para avaliação de desempenho e disponibilidade de sistemas ferroviários. Um estudo de caso utilizando o sistema ferroviário de Recife foi utilizado para mostrar a aplicabilidade dos modelos propostos, onde foi possível aumentar a disponibilidade do sistema em praticamente 50% com a adição de rotas alternativas, melhorando também as métricas de desempenho.Item Avaliação de desempenho de plataforma de provisionamento de contêineres de virtualização para computação em nuvem(2019-07-12) Oliveira, Felipe Dias de; Araujo, Jean Carlos Teixeira de; http://lattes.cnpq.br/2498961747789618; http://lattes.cnpq.br/5171703682108065Sistemas com arquiteturas baseadas em computação em nuvem (cloud computing) tem crescido nos últimos anos, principalmente porque constituem uma plataforma escalável de serviço robusto e de baixo custo. A tecnologia chave para a computação em nuvem é a virtualização, que permitiu a criação de ambientes virtuais de hardware simulando servidores físicos. Os sistemas de virtualização, possibilitam que a infraestrutura dos servidores seja melhor aproveitada, reduzindo custos e facilitando a manutenção de servidores. Virtualizadores, como o Xen e o KVM, são utilizados na virtualização de recursos computacionais, mas também são conhecidos por penalizarem a infraestrutura de nuvem com overheads. Em contrapartida, os virtualizadores baseados em contêineres, como LXC e Docker, mostram-se promissores para serem utilizados como base para o provimento de serviços na nuvem, pois utilizam menos recursos para simular ambientes isolados. Diversos trabalhos avaliaram o impacto causado pela camada de virtualização em serviços hospedados dentro da infraestrutura virtualizada, sendo importante para que se conheça como diferentes aplicações sofrem interferência das técnicas de virtualização. Este trabalho propõe uma avaliação de desempenho de uma plataforma de virtualização baseada em contêineres, o Docker, para caracterizar a utilização de recursos em cenários de computação em nuvem. Diferentes cargas de trabalho foram aplicadas considerando diferentes modelos de serviços. Os resultados evidenciam a boa gestão de recursos do Docker em modo simples.Item Exposição à violência e desempenho escolar: um estudo sobre os estudantes do ensino fundamental na rede pública no Recife(2018) Rocha Júnior, Luciano Gomes da; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/5275206790185119O Índice Global da Paz ordena segundo o critério de pacificidade os países do mundo. Em sua edição 2018, dos países avaliados, a Islândia ocupa o primeiro lugar como mais pacífico, a Síria vem em último lugar na 163ª posição. O Brasil ocupa a 106ª posição, atrás de países como Lesoto e Uzbequistão. Já Recife, segundo oAtlas Mundial 2017 ocupa o 22º lugar como cidade mais violenta do mundo com taxa de 54,96 homicídios por 100 mil habitantes.A preocupação com a violência leva a debates, esforços por parte de diferentes setores, mas também leva a perguntas tais como: como são afetados os indivíduos que residem em lugares violentos? Este trabalho busca saber como adolescentes da cidade do Recife são afetados em seu desempenho escolar ao serem testemunha da violência onde vivem e estudam.A metodologia utilizada é uma análise de mínimos quadrados ordinários com dados da Fundação Joaquim Nabuco, também de Recife, sobre a educação nas escolas públicas.Item Feedback: ferramenta de suporte à gestão do desempenho no ambiente organizacional(2023-04-26) Müller, Gleiciany Maria Leandro Silva; Amorim, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2951129655100886; http://lattes.cnpq.br/3587219030452061O presente artigo tem como objetivo analisar o que é feedback no ambiente organizacional, seus tipos e benefícios, e analisar esta prática com base na percepção dos funcionários de uma multinacional brasileira do ramo de energia. O estudo se inicia em uma revisão bibliográfica sobre a temática e também na aplicação de uma pesquisa, a qual aborda o tema do feedback que é fornecido aos funcionários, destacando a frequência em que ocorre e a qualidade dos mesmos. Foi realizada a escolha de um público alvo para a pesquisa, sabido que o core business da rede de distribuição própria do grupo empresarial estudado é a área de vendas e o alvo era todos os 604 vendedores, distribuídos nos 27 estados brasileiros, que estavam ativos na empresa em janeiro de 2021, para participar da pesquisa. As avaliações de desempenho que se desdobram nos feedbacks formais desta empresa são anuais, porém, existe o estímulo para que ocorram feedbacks rotineiros constantes. A pesquisa buscou identificar se de fato estes feedbacks são comuns e se contribuem positivamente para quem os recebe. Ao final do estudo, pôde-se identificar que uma conversa, orientação, elogio e até mesmo crítica construtiva, no dia a dia, podem ser considerados uma opção de feedback e apoiar de forma ágil e pontual a gestão do desempenho dos colaboradores, sem que necessariamente seja preciso aguardar uma avaliação formal, anual e estruturada, sendo portanto um apoio positivo no desempenho dos colaboradores de forma continuada e ágil.Item Índice de desenvolvimento da educação básica: como Pernambuco se tornou o melhor do Brasil?(2019) Rocha, Múcio Arruda; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934Tomou-se por base as políticas públicas de educação no Brasil, com o objetivo de situar suas configurações e reconfigurações nos contextos da qualidade educacional, de responsabilidades e instrumentos da ação pública federativa no setor, e de políticas da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. O eixo da análise é o processo da educação básica e sua qualidade, no bojo da concepção de políticas públicas comofluxos de decisões e ações em que se interpõe a autoridade do Estado, para o setor educação, analisando a configuração institucional do Estado e da organização da educação. Como as políticas públicas envolvem a alocação autorizada de valores para toda a sociedade, com os governos escolhendo o que querem fazer ou não fazer, na área da educação foram criadas 186.968 escolas de ensino básico até 2018 (INEP,2018). Nesse contexto, foi criado em 2007 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como indicador de qualidade educacional que reúne os resultados de dois conceitos: o Fluxo Escolar e as Médias de Desempenho nas Avaliações. É calculado a partir da Taxa de Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e abandono) e Médias de Desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados sobre aprovação escolar são obtidos no Censo Escolar,realizado anualmente. As médias de desempenho nos municípios advêm da Prova Brasil e, nos Estados, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Esse modo de olhar esteve presente no planejamento do estudo bibliográfico e documental realizado, assim como está presente ao longo do texto. Expõe os cenários que influenciam ou alicerçam as policies da educação e sua qualidade: elementos de contexto, indicadores de escolarização da população; e instrumentos de governo na educação, com ênfase na qualidade. Compusemos um quadro descritivo de políticas públicas recentes de abrangência estadual e de escopo das ações da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco, agrupando-as em vetores da ação pública na educação, relativos às seguintes garantias: acesso e permanência, além das condições de qualidade. Ressaltamos ainda desafios da intervenção pública na educação.Item O processo de avaliação de desempenho na UFPE sob a ótica dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências da Saúde(2020-10-07) Santos, Jennifer Guedes de Lira; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/8156733591789996Este trabalho teve o intuito de analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) sobre o processo de avaliação de desempenho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, ressalta a importância em discutir o formato utilizado pela instituição, descrevendo o processo de avaliação de desempenho, com o propósito de elucidar práticas que tornem o serviço público mais eficiente, através de melhores práticas na área de gestão de pessoas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva e a abordagem da pesquisa, dos tipos quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos que compõem o CCS. Os resultados apontam que a maior parte dos servidores não receberam orientações ou treinamentos sobre o processo de avaliação de desempenho da UFPE e de como realizá-lo, assim como, na maioria das vezes, não recebem feedback das suas avaliações. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.Item Resíduos Sólidos: impactos socioeconômicos e ambientais(EDUFRPE, 2018) Santos, João Paulo de Oliveira; Silva, João Paulo de Oliveira; Mello, João Paulo de Oliveira; El-Deir, Soraya GiovanettiItem Uma metodologia para a avaliação de desempenho e custos do treinamento de redes neurais em ambientes de nuvem(2024-03-07) Moura Filho, Cláudio Márcio de Araújo; Sousa, Erica Teixeira Gomes de; http://lattes.cnpq.br/9899077867723655; http://lattes.cnpq.br/8143173691280119Redes neurais profundas são soluções para problemas que envolvem reconhecimento de padrões e diversos trabalhos tentam encontrar maneiras de otimizar o desempenho dessas redes. Essa otimização necessita de hardware adequado para ser implementada, hardware esse que pode ser muito custoso para pequenas e médias organizações. O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho e custo do treinamento de redes neurais, considerando os fatores mais impactantes no tempo de treinamento e avaliar o custo financeiro total do ambiente para essa tarefa. Nesse sentido, observou-se que fatores como o tamanho da imagem de entrada e a arquitetura da rede tem grande impacto na métrica de tempo de treinamento e por consequência no custo total.Item Vinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussão(2021-11-18) Oliveira, Pamella Letícia Silva de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/8863320225621574Dada a popularidade crescente da educação a distância, é importante entender como a interação social ocorre nos fóruns de discussão comumente usados nas plataformas que dão suporte a esses cursos - os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Uma vez que interação e engajamento são dois fenômenos entrelaçados na aprendizagem online, e ambos influenciam o desempenho acadêmico. Neste trabalho, aplicamos a Análise de Redes Sociais (SNA) e a análise de agrupamento aos dados de fóruns de discussão para identificar grupos de alunos com diferentes perfis de engajamento. Identificamos quatro perfis e, ao analisarmos as particularidades de cada um e relacioná-los às notas dos alunos, encontramos uma ligação entre os perfis de engajamento e o desempenho acadêmico. Portanto, as características de cada perfil de engajamento identificado em nosso trabalho podem auxiliar professores e gestores na definição de estratégias para aumentar a interação dos alunos no ambiente virtual e, assim, prevenir o abandono.
