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Navegando por Assunto "Biomas"

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    Kit educacional como facilitador do processo de ensino aprendizagem na construção do conceito de biomas brasileiros
    (2023-04-19) Silva, Ana Carolina Soares; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/4797438152053136
    A metodologia ativa é uma ferramenta que busca as melhores maneiras de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerado algo completamente diferente daquilo que encontramos hoje em dia nas instituições de ensino. Sendo assim, o currículo deve ser organizado para permitir que a escola desempenhe com êxito sua função na formação dos estudantes e para alcançar seu objetivo. O uso dessas metodologias podem favorecer a autonomia do discente, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática igualitária. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições de um kit educacional para a construção de conceitos sobre Biomas, na perspectiva de uma abordagem ativa. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, com estudantes do terceirou ano do ensino médio em uma Escola Técnica Estadual em Gravatá. A intervenção teve por base o Ciclo de Experiência de Kelly - CEK, que destrincha a intervenção em 5 etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva. Ademais, antes do CEK, foi aplicado o Questionário de Verificação Anterior a Ação (QVA) e ao concluir o CEK que foi aplicado o Questionário de Verificação Posterior a Ação (QVP), sendo estes questionários os documentos analisados na presente pesquisa. A partir dos resultados, observamos avanços em relação à construção dos conceitos, não apenas sobre biomas, como também conceitos sobre estufa e espécies endêmicas. Portanto, o uso de kits educacionais voltados ao estudo dos biomas contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
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    Restauração florestal de ambientes degradados do bioma Caatinga por meio de banco de sementes do solo
    (2018) Saraiva, Maria Monique Tavares; Silva, Luzia Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/6320449537171549; http://lattes.cnpq.br/7157708100841122
    Este estudo analisou a ocorrência de restauração em duas áreas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada(UFRPE/UAST)com banco de sementes do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP)por meio de técnicas nucleadoras e avaliou o seu potencial quando submetido às condições controladas.O trabalho está organizado em dois capítulos. O primeiro refere-se a um estudo desenvolvido em campo em duas áreas degradadas da UFRPE/UAST e foram avaliados os bancos de sementes da serapilheira e do solo e serapilheira de dois ambientes do PEMP, nos anos de 2016/2017 e 2017/2018, respectivamente.No primeiro ano foram coletadas vinte amostras de serapilheira numa profundidade de 5 cm e área de 1m², constituídas dez em cada zona de ambiente natural (Serra Branca e Pimenteira) do PEMP e transplantados para dez parcelas em duas áreas. No segundo ano coletou-se cinco amostras de solo mais serapilheira numa camada de 10 cm,distribuídas para dez unidades experimentais em cada área degradada. O delineamento utilizado em ambos experimentos foi em blocos ao acaso,no modelo fatorial 2 x 2 com dois ambientes de banco de sementes e duas áreas degradadas com cinco repetições cada. Foram obtidos no experimento da serapilheira49 indivíduos, distribuídos em 12 famílias e 25 espécies e,no experimento solo e serapilheira, 144 indivíduos distribuídos em 37 espécies e 18 famílias, com nove espécies em comum. Houve predominância de herbácea se maior diversidade florística no material proveniente da zona de ambiente natural dois, do parque. O segundo capítulo consistiu na avaliação do banco de sementes contido em quatro pontos do PEMP, dois em cada zona de ambiente natural (Serra Branca e Pimenteira),submetido a irrigação e condicionado em dois ambientes diferentes de luminosidade(sombreamento e pleno sol), além disso realizou-se ensaios de distinção dos solos dos pontos estudados, por meio de testes de infiltração e determinação da densidade e porosidade.Verificou-se 114 indivíduos distribuídos em 31 espécies e 21 famílias botânicas, com predominância de emergência nas parcelas do material proveniente da zona de ambiente natural dois e em condições de sombreamento. A transposição de serapilheira e solo apresentou maior viabilidade na restauração ecológica, com melhores resultados quando associados com técnicas de manejo de conservação do solo;e,em condições controladas,o banco de sementes do ponto próximo ao curso d’água na Pimenteira apresentou melhor potencial restaurador,otimizado pelo sombreamento de 70%.
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    Uso de microhabitat e atividade de forrageio de escorpiões da Caatinga, em função da luminosidade lunar
    (2018) Barros, Ana Maria Tavares de; Almeida, Cauê Guion de; http://lattes.cnpq.br/2072654463873094; http://lattes.cnpq.br/9772502563268635
    O bioma Caatinga é uma das grandes regiões naturais do Brasil e possui uma rica biodiversidade. No entanto, o conhecimento acerca dessa biodiversidade é insuficiente e, no caso dos escorpiões, os estudos são ainda mais escassos. O objetivo deste trabalho foi investigaras estratégias de forrageio das espécies de escorpiões Jaguajir rochae(Borelli, 1910), Bothriurus asper Pocock, 1893, e Bothriurus rochaiMello-Leitão, 1932, em uma área de Caatinga, analisar a ocorrência de possível sobreposição de microhabitat durante o forrageio das três espécies de acordo com a luminosidade luna reverificar se a atividade de forrageio dos escorpiões Bothriurus aspere Bothriurus rocha é afetada pela abundância de Jaguajir rochae. A coleta dos dados foi realizada no período noturno, entre os meses de março a setembro2017, na Trilha dos Polinizadores, no município de Serra Talhada, Pernambuco. Os escorpiões foram localizados com o auxílio de luz UVe foram anotadas as datas das coletas, espécie, sexo, exposição, microhabitat e atividade. As análises estatísticas foram realizadas no programa PAST, versão 3.06.Foram encontrados262 espécimes durante 102 horas de atividade no campo, sendo 101 machos,127 fêmeas e 34 jovens com sexo indeterminado. Não houve correlação da luminosidade lunar com a abundância dos escorpiões, inexistiu relação significativa entre a sobreposição de microhabitat e a luminosidade lunar e não houve correlação entrea abundância de bothriurídeos e Jaguajir rochae.
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