Navegando por Assunto "Botânica"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Caracterização Morfo-Anatômica de polens de espécies do gênero Caesalpina LAM.(Leguminosae)(1985) Silva, João Soares da; Coelho, Maria de Pompeia C. de AraújoItem Contribuição para o cálculo automático do balanço hídrico segundo Thornthwaite & Mather(1980) Cavalcanti, Antônio FaustinoItem Development of plant protection curriula in South America (Out-Line)(1980) Moura, Romero Marinho deItem Estudos Morfo-Anatômico em folha e caule de Didymopanax morototoni , DECNE(1980) Soares, Célia Marinho da Costa; Silva, Fernando Antônio Esteves de AraujoItem Flora do Nordeste do Brasil segundo Piso e Marcgrave: no século XVII(EDUFRPE, 2008) Pickel, D. Bento JoséArgus Vasconcelos de Almeida (Editor)Item II Contribuição ao estudo da anatomia foliar do gênero Vernonia - Compositae Vernonia Ligulaefolia MART(1985) Rocha, Solange Maria Fernandes daItem II Contribuição ao estudo da anatomia foliar do gênero: vernonia - compositae Vernonia ligulaefolia Mart(1984) Rocha, Solange Maria Fernandes daItem Item Impressões de viagem: África(1977) Lira, Mário de AndradeItem Nutrição mineral e reação de sorgo, Sorghum bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum graminicola(MARANHÃO, Eduardo Henrique de Albuquerque; MENEZES, Maria. Nutrição mineral e reação de sorgo, Sorghum bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum graminicola. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 77-91, 1986., 1986) Maranhão, Eduardo Henrique de Albuquerque; Menezes, MariaItem Ocorrência do CAM em Pernambuco(1978) Beltrão, José Darcy de AragãoItem Plantio de mudas como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica(2025-04-17) Nascimento, Aline Araújo do; Silva, Fernando Henrique Martins da; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663; http://lattes.cnpq.br/7546420767128001; http://lattes.cnpq.br/0098241586055656Atualmente os discentes possuem um perfil diferenciado e o modelo tradicional de ensino não atende mais às suas demandas de aprendizagem, sendo imperativo o uso de novas metodologias de ensino que visem a interatividade, reflexão, colaboração e autonomia, colocando o aluno como componente ativo da construção do seu próprio conhecimento. Para trabalhar conceitos, a utilização da metodologia ativa de plantio de mudas estimula a interação entre o que vai ser aprendido com o conteúdo abordado, tornando o educando protagonista de sua aprendizagem. Com base nisto, o objetivo da aplicação desta metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem é abordar um conteúdo de botânica, investigando a concepção dos alunos sobre plantas com base em seus conhecimentos prévios, afim de estimular a construção do conhecimento de forma dinâmica e reflexiva através do plantio de mudas. A prática pedagógica foi realizada primeiramente com uma visita a instituição de ensino para a realização do projeto, posteriormente foram ministradas aulas expositivas sobre o Reino Plantae, em seguida houve a divisão da turma em dois grupos para apresentações e finalizando com o plantio das plantas escolhidas pelos discentes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de modelos dinâmicos de ensino é extremamente satisfatória para incentivar a construção reflexiva do conhecimento, tendo em vista que a observação dos grupos durante a didática evidenciou o interesse e o esforço em buscar alternativas para cumprir a atividade proposta e o orgulho em expor os seus resultados em sala.Item Reitor Manuel Rodrigues Filho recebe o Diretor do Instituto Paranaense de Botânica, João Angely, em visita à UFRPE.(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1958) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia em preto e branco, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 17 cm x 11 cm, no formato horizontal, bordas com picotes no seu entorno. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações datilografadas e escritas a caneta no verso da fotografia; Não possui duplicata.
