Navegando por Assunto "Bullying"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor(2019-01-24) Vanderley, Sara Rocha; Cortez, Marcia Félix da Silva; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5348723524079681Este trabalho tem como objetivo observar a recorrência do tratamento do bullying na obra infantojuvenil Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell, considerando a relação entre este e o primeiro amor estabelecida por alguns leitores a respeito da obra analisada. Nela, Rowell apresenta questões sobre as diversas mudanças que os adolescentes vivenciam e como encaram o desenvolvimento de suas características físicas, além de sua reação ao se apaixonar pela primeira vez e do bullying sofrido por ser diferente e não se enquadrar no meio entre os colegas, dessa forma retratando, como foco principal, a relação entre Eleanor e Park. Para que se pudesse estabelecer tal relação entre leitores e obra e a temática abordada por ela com os requisitos apresentados, foi-se necessária a utilização de pesquisas efetuadas pela rede social para leitores brasileiros, Skoob. Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo definido, utilizou-se das pesquisas de Bandeira e Hutz (2012), Pesce, Assis e Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), entre outros estudiosos a respeito do Bullying e Agressividade, da Literatura infantil/juvenil e das questões sobre o amor na adolescência. A análise é feita comparando as respostas das entrevistas com as relações entre bullying e amor na adolescência, levando em consideração como os leitores se identificam com a obra.Item Bullying gordofóbico na escola: questões de enfrentamento, questões de negligência(2019-12-10) Ramos, Ellayne Pereira; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/0045483921122793Aqui serão apresentadas teorias e práticas acerca do fenômeno do bullying gordofóbico. Tal fenômeno ocorre nos ambientes educativos. Tratasse de uma pesquisa de cunho etnográfico que foi realizada numa escola municipal da rede do Jaboatão dos Guararapes - PE. Durante os anos de 2018 a 2019. No estudo, buscou-se identificar quais os mecanismos de enfrentamento que a escola tem utilizado para combater o bullying gordofóbico nesses espaços, ou se a escola simplesmente não faz uso de suas ferramentas e acaba por corroborar com negligência em tais espaços.Item Bullying no ambiente escolar: estudo numa escola municipal de João Pessoa – Paraíba (Brasil)(2019) Albuquerque, Naisa Barbosa de; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595Este artigo aborda o tema bullying escolar a partir de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em João Pessoa, Paraíba. Assim, o objeto de estudo, ou seja, o público alvo da pesquisa, foi de alunos do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, de ambos os sexos, dos turnos manhã e tarde, com alunos presentes na sala de aula no momento da coleta de dados. Quanto ao instrumento, utilizou-se um questionário constituído de 14 perguntas objetivas de múltipla escolha, que abordaram as situações das possíveis ocorrências de bullying no ambiente escolar. Diante do exposto no decorrer deste trabalho, pôde-se evidenciar que o bullying é um problema encontrado na escola estudada a partir de vários tipos de violências sofridas pelos alunos, sendo a violência verbal a de maior frequência. De acordo com as respostas dos professores e dos alunos, percebeu-se que a escola não tem cumprido as ações previstas na lei municipal de João Pessoa para combater o bullying. Desse modo, a escola parece não estar promovendo ações que informem, conscientizem, previnam e erradiquem o referido problema no ambiente escolar.Item Bullying no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica em artes visuais(2019) Santos, Anderson Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O Bullying se tornou um dos fenômenos de repercussões mundiais, um problema sem solução aparente e que tem levado caos as escolas,quer pública, quer particular, além disso, ocorrem em todo o eixo de contato humano. Neste trabalho, iremos focar no bullyingno ambiente escolar e em como os professores de artes podem intervir neste problema trazendo soluções sociais eficazes. No Brasil, existem muitas pesquisas que trazem ideias com motivos em que um aluno comete bullying com outro e como a vítima reage a este fenômeno. Na atualidade, envolvendo notícias de ataques e mortes, a mídia vem trazendo esse assunto cada vez mais aos telespectadores. Por fim, este trabalho visa trazer soluções ideais para coibir a prática do bullying como pecado mundial no contexto escolar.
