Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cães - Comportamento"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da domesticação na adaptação comportamental em cães
    (2025-03-14T03:00:00Z) Miranda, Laura Moura Arruda de; Lima, Tayara Soares de; http://lattes.cnpq.br/3100045021780173
    A domesticação dos cães desempenhou um papel significativo na adaptação comportamental destes animais no convívio com os seres humanos. Contemporaneamente, a seleção artificial influenciou tanto a morfologia quanto os comportamentos sociais e cognitivos dos cães, tornando-os mais aptos a interagir e compreender os humanos. Esta revisão discute sobre a evolução comportamental dos cães, enfatizando as mudanças geradas pelo processo seletivo e a necessidade da socialização para o bem-estar e o convívio dos cães. A pesquisa também explora a variação comportamental entre raças, evidenciando como as diferenças genéticas e ambientais influenciam as interações dos cães com humanos e outros animais. A compreensão desses aspectos é essencial para aprimorar a relação entre tutores e cães, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos animais, promovendo uma convivência mais harmônica e saudável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do comportamento social de cães que frequentam o “ParCão” do Parque Dona Lindu na Zona Sul do Recife-PE
    (2018-08-23) Lira, Patricia Monteiro de; Nascimento, Júlio Cézar dos Santos; Fonseca Filho, Lucilo Bioni da; http://lattes.cnpq.br/5884365993751599; http://lattes.cnpq.br/4343017315156292
    Desde a sua domesticação, os cães têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade. Estes animais contribuem de forma direta na qualidade de vida do seu proprietário, quer seja desempenhando funções de caráter humanitário ou como animal de companhia. Essa proximidade do homem com o cão deve-se, em sua maioria, ao crescimento das cidades e desenvolvimento da civilização moderna, que têm diminuído o espaço físico entre essas espécies e isolado os seres humanos uns dos outros. Como resultado, esses animais passaram a ser considerados membros da família, ocasionando uma nova configuração social na relação entre ambos. No entanto, uma interação inapropriada entre humanos e cães pode desencadear uma série de distúrbios comportamentais, como a agressão e a ansiedade de separação. Deste modo, objetivou-se a realização de uma pesquisa no “ParCão” localizado no Parque Dona Lindu, situado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde na ocasião foram feitas entrevistas com os proprietários de cães a fim de se caracterizar o comportamento dos cães e a relação da interação homem-animal. Foram utilizados questionários estruturados, aplicados de forma aleatória a 60 tutores de cães que frequentam o “ParCão”, contendo perguntas referentes à finalidade da criação, frequência de passeios e a ocorrência de comportamentos anormais. Os dados foram tabulados e analisados de forma descritiva utilizando o software Microsoft Office Excel® 2016, onde pôde-se concluir que a regularidade dos passeios tem reduzido de forma significativa os graus de agressividade e ansiedade nesses animais, promovendo a socialização adequada e, consequentemente, o bem-estar de ambas as espécies.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Seleção e adestramento de cães policiais
    (2019-07-15T03:00:00Z) Lopes, Maria Luana Soares; Lucena, Jorge Eduardo Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/5117398890386927; http://lattes.cnpq.br/3253155713504510
    De origem incerta até o momento, desde a sua domesticação, o Canis familiares ganhou ampla variedade de aplicações, como o emprego no policiamento que é de extrema importância à sociedade em geral e que consiste em um ofício que explora principalmente as habilidades naturais do espécime, sobre as quais há muita pesquisa publicada. Todavia, são escassos os trabalhos que reúnem essas informações para discutir especificamente o emprego do cão em ações policiais. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento bibliográfico a respeito da utilização do cão doméstico no policiamento, os fatores inerentes a esse serviço e, principalmente, reunir informações para explicar como ocorre a seleção e preparação de um K-9 - como é denominado o canino adestrado exclusivamente ao emprego policial. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória previamente planejada para responder o problema em questão. Realizou-se uma investigação literária que reuniu 50 bibliografias de diferentes tipos textuais, de idioma nacional e estrangeiro, datados de 1988 a 2018. Ao final se sucedeu a discussão das informações mediante a construção de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. Findada a pesquisa, concluiu-se que o cão policial é empregado nas modalidades de patrulha e detecção em que são exploradas suas habilidades físicas e psicológicas. O animal é previamente selecionado em vista de fatores genéticos e de desempenho e em seguida é submetido a sessões de adestramentos que trabalham a obediência e seus impulsos congênitos. Depois disso, antes de ser oficializado K-9, o canídeo passa por testes que avaliam a viabilidade de sua atuação.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão