Navegando por Assunto "Céu"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Do cinema para a astronomia: roteiro de curta-metragem documental, sobre observação do céu noturno para a formação docente do ensino da astronomia e ciências afins, O Céu Noturno de Itacuruba - Pernambuco, 2022(2022-06-18) Pereira, Íris Samandhi Costa; Rodrigues, Teresinha de Jesus Alvarenga; Lima, Rafael Pereira; http://lattes.cnpq.br/0447358942103110; http://lattes.cnpq.br/8579309443127499Este trabalho propõe a realização de um roteiro de curta-metragem como produto educacional sobre a observação do céu noturno e poluição luminosa, incluindo entrevistas e depoimentos dos responsáveis pela operação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica – OASI. Utilizando uma narrativa expositiva e poética do cinema, espera-se contribuir para a formação docente continuada do Ensino da Astronomia e Ciências Afins. O roteiro do filme vem com o título “O céu noturno de Itacuruba – Pernambuco, 2022", que será gravado em Itacuruba, município de São Francisco Pernambucano, Microrregião de Itaparica, no Estado de Pernambuco. A metodologia utilizada neste trabalho envolve a pesquisa bibliográfica sobre a arte do cinema como instrumento de formação e motivação para a atividade docente e uma pesquisa de campo onde buscamos validar as técnicas de reprodução visual para formação docente. Os resultados mostram que cerca de 97% dos entrevistados, que foram os professores estudantes do curso de Especialização em Ensino da Astronomia e Ciências Afins, da UFRPE, afirmaram a importância de um curta-metragem sobre a observação do céu noturno entre outros temas da Astronomia e suas relevâncias para o ensino. Para alcance do objetivo proposto neste trabalho – de produção de um vídeo documentário de 22 minutos – ainda foram realizados: gravação de vídeos com profissionais responsáveis pela operação do OASI através de questionários estruturados e elaboração de um roteiro de cinema, expositivo e poético, sobre “O céu de Itacuruba” com suas etapas de: pré-produção, produção, finalização, edição e montagem.Item Poluição luminosa: conscientização sobre os seus impactos através do ensino de astronomia e ciências afins(2022-06-18) Gonçalves, Érica Diniz Abrantes; Santos, Maria Lucivânia Souza dos; Dominici, Tânia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0202840339575079; http://lattes.cnpq.br/0559225106640337; http://lattes.cnpq.br/3530135265961814A poluição luminosa e seus impactos negativos nos mais diversos âmbitos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas e pouco discutido na literatura acadêmica. Isso é um problema uma vez que, a maneira como convivemos com a iluminação artificial hoje é insustentável, sendo necessária a conscientização urgente sobre tal problemática. Pensando nisso, buscamos nesta pesquisa discutir a problemática da poluição luminosa, propondo atividades de conscientização sobre os impactos da mesma para serem desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio. Também construímos um guia didático para educadores de Astronomia e áreas afins, com informações, sugestões de atividades, experimentos e ações sobre a temática da poluição luminosa. A pesquisa aqui apresentada se enquadra no campo da pesquisa qualitativa, uma vez que buscamos analisar que efeitos a conscientização sobre os impactos da poluição luminosa pode causar em ambientes de educação formal e não-formal. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário inicial, diário de campo e materiais construídos para utilização em palestras, oficinas e encontros que ocorreram no decorrer da pesquisa de campo. A análise dos dados coletados a partir desses instrumentos demostrou que a poluição luminosa e seus impactos ainda é um tema desconhecido pela maioria das pessoas, sendo necessário a ampliação das discussões sobre a temática, especialmente nos espaços educativos, de forma a estimular a conscientização sobre os seus impactos negativos e mostrar de que maneiras podemos contribuir para minimizar o problema.
