Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "COVID-19 Pandemia de 2020 2023"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de trabalho das mulheres
    (2023-05-05) Leandro, Larissa dos Santos Souza; Santos, Loraine Menêses dos; http://lattes.cnpq.br/4166590770317390; http://lattes.cnpq.br/0842782534274352
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar os efeitos causados pela pandemia da COVID-19 no mercado de trabalho das mulheres, através dos indicadores do mercado de trabalho disponibilizados pela PNAD Contínua. As análises tiveram como metodologia a análise descritiva dos dados secundários da PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e abordam o comportamento e evolução dos indicadores como: população em idade ativa, taxa de participação da força de trabalho, nível de ocupação, média de horas efetivamente trabalhadas na semana de referência no trabalho principal, distribuição percentual de pessoas desocupadas, taxa composta de subutilização da força de trabalho, taxa combinada de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas, e taxa combinada de desocupação e força de trabalho potencial nos períodos que vai desde o primeiro trimestre de 2018 ao quarto trimestre de 2021, possibilitando uma comparação mais precisa desses indicadores no período anterior e o auge do isolamento social da pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que a pandemia afetou ambos os sexos no mercado de trabalho, porém de forma desigual entre os gêneros, evidenciando em todos os trimestres analisados antes e durante a pandemia a baixa representatividade das mulheres na força de trabalho e nível de ocupação, e alta representatividade nos demais indicadores que revelam a situação de vulnerabilidade e precariedade no mercado de trabalho.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas pedagógicas : propondo uma sequência didática de Língua Portuguesa no período considerado pós-pandêmico fazendo uso de TICs
    (2025-01-02) Silva, Alexsandro Rafael da; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9379641967819191
    A atividade que apresentamos como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da pós-graduação em Estudos da Linguagem e Formação Docente, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, foi fruto de sequência didática relacionada à disciplina de estágio curricular do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Uniasselvi. Tendo como objetivo geral realizar intervenções em duas turmas da Educação Básica visando a contribuição de práticas pedagógicas para docentes de LP no período considerado pós-pandêmico por meio do uso de TICs. Aplicamos duas sequências didáticas: uma em turma de 6º Ano e uma em turma do 1° Ano - Médio. Em ambas, grupos foram formados para se trabalhar trechos de obras de quatro escritores/as da literatura brasileira, bem como resumo biográfico desses/as, culminando com a produção de jogo on-line (6° Ano), por meio do Wordwall, e a produção de textos (literários e/ou não literários) e criação de blog (1° Ano) usando o Blogger. Muito embora boa parte dos/as discentes das turmas tenham mostrado desconhecimento dessas ferramentas, eles/as se mostraram bem interessados/as nas atividades propostas. Isso reforça o quão significativo pode ser o uso de tecnologias digitais no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Interessante que as TICs que são usadas nas escolas, possam receber cada vez mais atenção, de modo que o seu uso não seja algo pontual, mas possa ser visto como um leque de possibilidades dentro das perspectivas de práticas pedagógicas, favorecendo o processo educacional de cada estudante.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639
    As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão